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  • #1
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
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    Limpeza nos freios logo após a lama




    Qual o procedimento correto nos freios após sujeitar o LR ao barro?
    Para limpar pastilhas e disco, um jato d'agua bem aplicado em abundância, é o suficiente após uma trilha rápida no barro?
    É que moro numa região tentadora para um "Land Ralo" (as estradas de terra estão a 300 metros daqui!!) e minha 90tinha teima em ir para lá toda vez que a ligo, em vez de ir para a cidade..... e com essa chuva que não para.....
    Falando sério, estou fazendo certo só lavando-a ou tenho que aplicar/verificar/completar algo mais?

  • #2
    As defender tem freios a disco nas 4 rodas. Portanto são "autolimpantes", por força centrífuga e/ou pela própria ação das pinças. Nenhum cuidado especial tem que ser tomado, além dos cuidados básicos pós-trilha: dar uma boa esguichada nas rodas, por fora e por dentro (principalmente se tiver aqueles calombões de barro que, depois de secos, podem desbalancear as rodas; é só tirar); aproveite para esguichar as pinças dos freios para retirar o excesso de barro, as cruzetas, etc. Não se esqueça de, de tempos em tempos, lavar de verdade (principalmente a parte de baixo do carro todo e LUBRIFICAR o que tiver que ser lubrificado, com maior freqüência quando o carro é usado em condições mais severas.

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
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    Valeu Xavier

    OK, Xavier, valeu a dica. Estava em dúvida se estava procedendo corretamente.

  • #4
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    Thumbs up

    Lembre também de colocar uma graxa de vez em quando nos seis pontos das cruzetas e cardan!

  • #5
    Bem, pessoalmente não faço trilhas, mas quando anda em regiões com lama / charcos procedo da seguinte maneira:

    -logo após a trilha passo um jato de água rápido por toda a região inferior, especialmente nos pontos já comentados (pinças, discos, cardãs, terminais, etc.)

    - na mesma semana deixo a viatura no posto para uma lavada caprichada... demora cerca de 04 horas para limpar a viatura toda!!! Não é só o freio que sofre... borrachas e especialmente o chassis também são prejudicados se permanecerem sujos muito tempo!!!

    - após a saída do posto lubrifico todas as graxeiras

    - ao chegar em casa verifico o nível/estado do óleo dos diferenciais e caixas

    Dessa maneira não tenho notado desgaste excessivo nas pastilhas de freio... agora basta umas freadas com lama e água que a mistura funciona como uma lixa e acaba com pastilhas e discos rapidinho...

    Abraço,

    PS: Nem todas Defenders têm freio a disco as 04 rodas...

    Grande abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

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