Bem , se soubesse que seria tão fácil , não teria iniciado o tópico , então para não passar em branco vou deixar aqui o procedimento , caso alguém queira dar uma verificada ou mesmo engraxar os cubos , lembrando que não sou mecânico , e qualquer comentário será bem vindo , mesmo que seja pra corrigir alguma coisa que eu tenha dito .
O problema começou com vazamento de graxa nas rodas , tendo como causa dois retentores estragados.
- levantei o carro e tirei a roda
- tirei a calota do freio (no meu caso freio a tambor)
- soltei o parafusos da tulipa e puxei pra fora junto com o semi-eixo
- soltei a porca central , tirei a arruela e soltei a outra porca .
- pronto o cubo esta solto , sendo possível verificar o estado dos rolamentos e retentores internos e externos .
- identifiquem os retentores pois são bem parecidos , mas cada um tem o seu lugar (interno e externo)
- separem uns panos e pasta pra tirar graxa da mão e boa sorte !
Até mais...