Pessoal, boa tarde.
Tenho uma Freelander 1 2003, e ultimamente ela tem apresentado um comportamento bem estranho. Começou a aquecer e sumir água. Pensei que fosse juntas do cabeçote ou do motor (parte de baixo), mas não há nenhum vazamento de óleo, a água não está misturando com o óleo (não está "espumando" o óleo), e não ferve direto. Simplesmente o motor está aquecendo mais que o normal.
Pensei em ineficiência de bomba d'água - em princípio, meu mecânico fez os testes e não deu nada na bomba.
Pensei em vazamentos nas mangueiras, naquelas "T"s de plástico que são um lixo, etc. Achei um pequeno vazamento em uma T, mandei fazer uma de alumínio, ficou excelente. Mas continua sumindo água.
Meu mecânico fez teste de pressão no sistema de água, aoparentemente, nada de vazamentos. Fizemos este teste umas cinco vezes, em meses diferentes.
De uns dois meses para cá, a ventoinha está ligando com uma constância enorme, na alta. Porém, com um comportamento muito estranho: fica uns oito segundos ligada na alta, desliga por dez segundos, liga de novo por oito, e continua assim.
Troquei o módulo da ventoinha, pensando que seria esse o problema. Testei quatro módulos semi-novos (inclusive um da Jaguar e um de BMW, que são idênticos), e o comportamento estranho continuou.
Meu mecânico então falou que teria que trocar o módulo, e então zerar a memória do módulo de controle geral do carro, que ele veria então o novo módulo, e começaria um comportamento do zero.
Fiz isso, e o comportamento da ventoinha continuou.
Então o mecânico falou que eu deveria trocar a ventoinha completa, motores, grade, defletor e módulo. Na Autostar, me pediram R$ 4.200,00!!!!
TROQUEI DE MECÂNICO rsrsrsrs
Sobrou uma outra alternativa: Leitura incorreta do sensor de temperatura do bloco do motor. Sensor código BMW1433076. Consegui encontrar em um amigo importador de peças para landRover aqui em SP, um zeradaço da LUCAS - excelente.
Troquei. Resultado.... Continua igual, ligando de 8 em 8 segundos a alta.
Por favor, alguém já teve algum problema desses? Podem por favor me ajudar de alguma forma, orientando o que pode ser?
Abraços
André