Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vcs um problema que enfrentei com minha FL2, que foi resolvido. Dirigindo pela Rov. Bandeirantes entre Jundiaí e SP, acendeu a luz da bateria. Minutos depois apareceu a mensagem "HDC Fault System Not Available" e o motor parou. Consegui encostar e tive que voltar para Paulínia de guincho. Tentei dar partida várias vezes, mas parecia com bateria pifada.
No dia seguinte meu mecânico levou a bateria para dar uma carga e voltou logo dizendo que a bateria estava em ordem. Liguei o carro e funcionou normal.

Algumas semanas depois, saindo para trabalhar pela manhã, acendeu a luz da bateria. Já imaginei que seria o mesmo problema.
Me programei para ir ao mecânico no final do dia pra dar mais uma olhada na bateria. Não deu tempo, voltando pra casa ocorreu o mesmo problema. Guincho novamente.

Tentando entender, meu mecânico notou que a conexão da mangueira de água do radiador entra no parte superior e no meio do motor, estava com uma crosta rosa. Adivinha o que fica bem embaixo do motor e exatamente na mesma direção desta conexão? O alternador.

Moral da estória, o fluído de refrigeração estava vazando e pingando no alternador e fazia com ele parasse a carregar a bateria. Depois de um tempo, secando, voltava tudo a funcionar.

Aprendi duas coisas: (1) Essa mangueira foi trocada e o problema foi resolvido. (2) O dono anterior colocou fluído de refrigeração praticamente puro no reservatório, quando deveria ser próximo a 50% com água destilada. Troquei o fluído e felizes para sempre.