Bom dia a todos!
Após o rebuild do câmbio automático da Discovery chumbinho (vide tópico dela na seção "Viaturas"), o carro passou a entrar em Modo de Segurança do câmbio (Limp Home mode).
Ao escanear a viatura com o NANOCON foi detectada a falha P0753 (foto anexa):
Código:
CODE P0753 SOLENOID VALVE 1 MONITORING (S/C TO GROUND OR O/C)
- Retorno das Solenoides do corpo de válvulas antigas (sim, todas foram substituídas por novas);
- Teste de continuidade entre ECU da Transmissão (EAT) e o plug que fica na carcaça do câmbio;
- Reforço de aterramento;
- Inspeção do sensor de temperatura do óleo do câmbio (sensor original, afixado no cooler do óleo, lado passageiro, abaixo intercooler, acesso pela grade frontal..). Estava desconectado ao chicote do carro, mas o erro persistia;
- Seletor XYZ (sensor de posição da alavanca do câmbio) aberto, limpo e instalado com boa regulagem;
Em tese tudo ok, mas o erro persistia.
Se insistisse em andar com o carro, depois de algum tempo, ele queimava o fusível 24, que tem ligação com a partida do veículo.
Com efeito, o carro girava o motor de arranque mas não pegava...
Buscando informações em um fórum gringo vi o pessoal recomendando recorrentemente 2 coisas:
- Trocar a bateria; e
- Verificar se a voltagem gerada pelo alternador estava correta (acima de 13,8v e abaixo de 14,5v).
Pelo nanocom vi que o carro estava gerando 13,6v.
Fui na loja da Heliar e fizeram alguns testes e garantiram que a bateria estava 100%.
Assim, resolvi convocar meu cunhado (especialista em elétrica, eletrônica e piadas) para me ajudar na empreita! (pensa num cara fundamental!! É ele!)
Iniciamos a empreita às 14h e concluímos por volta de 0h (meia-noite).
Depois de 11h de muito papo, lanches, coca-colas, "queimando fosfato" para tentar ver a melhor forma de retirar o alternador deli, concluímos o serviço.
Códigos das peças:
Placa retificadora IKRO IK3421
Regulador de Tensão IKRO IK5566
Porta Escova IK5312 (não achei em Brasília essa peça, mas usei a peça indicada abaixo e ficou 100%).
FOTOS:
Foto do erro verificado no scanner:

Foto do Porta Escovas:

Placa de diodos da IKRO:

Regulador de Tensão / Voltagem da IKRO:

Foto do alternador sacado. Ficou nessa posição durante todo o serviço:

Alternador ficou nessa posição por que não foi possível remover a mangueira da bomba de vácuo:

Retirada a placa metálica, fundo do alternador muito sujo:

Depois de muito WD40 e limpa contados, iniciada a montagem. Foi utilizada Graxa Cobreada (graxa de montagem) em alguns pontos:

Quase pronto:

Job done!
Alternador que estava gerando 13,6v voltou a gerar 14,3v, que é o adequado para o carro.

CONCLUSÕES:
Considero que o erro estava ocorrendo por que a BCU (Body Controle Unity, que se comunica com o câmbio e tem relação com a partida do veículo) não estava recebendo a quantidade correta de Volts para trabalhar adequadamente.
Com efeito, ela devia estar deixando algum circuito aberto para aterramento (consultando o RAVE verifiquei que a BCU é quem faz manda um aterramento ao relé que controla a partida do veículo).
Com a voltagem correta o erro não voltou a aparecer (até agora).
COMO RETIRAR O ALTERNADOR?
- Retirar a EGR e o tubo metálico que fica entre a EGR e o cooler da EGR. Tem que tirar também a mangueira do intercooler;
- desparafusar 3 parafusos do suporte do tensor (13mm) e 1 parafuso 10mm do aterramento (fazer deitado sob o veículo).
- Tem que soltar a mangueira de óleo que sai do bloco do motor e que vai lubrificar a bomba de vacuo. Prefira tirar a parte do bloco, em detrimento à que vai no alternador!
- por debaixo do carro, retirar a abraçadeira da mangueira de retorno do óleo para o bloco do motor (a capa da corrente)
Observações gerais:
Não retiramos a polia viscosa.
Não retiramos a mangueira de vacuo. Tivemos dificuldades e ela parecia estar colada. Para não estragar nada, optamos por deixar ela conectada.
É isso ae.
Registro para tentar facilitar a vida de alguém que queira encarar a empreita.
Complexidade: mediana (exige cuidado e tempo disponível)