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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    Titatium, o que sei de um amigo que é engenheiro de motores na Renault, aqui no Paraná, é que aumenta a vazão e/ou pressão da bomba, variando do que exatamente, se um ou ambos, para a finalidade. Soube disto a uns anos atrás, quando estava restaurando um Opala 69 e iria turbinar o motor, e para durar iria retrabalhar uma bomba zero km, fazendo as duas coisas

    Detalhe interessante deste motor, foi inteiro trabalhado por ele para rodar com turbo, usando gasolina, e quando desisti do projeto, acabei vendendo o carro para SC, a turbina pela olx e o motor para este amigo engenheiro, que repassou para um amigo em conjunto, que colocou em um Diplomata 88. O carro com mais alguns ajustes de ponto e carburador, fazia espantosos 9km/l de gasolina na CIDADE!!! Eu tive um Diplo 89, mesmo motor, mas original GM, não passava de 6,5 com sorte.

    Enfim, não sei SE o retrabalho do cidadão deu resultado, pq o carro foi vendido e não tive mais notícias. Mas imagino que aumentar a pressão de uma bomba não deve ser difícil, mas a vazão deve ser outros 500, ou estou errado?
    Bacana a história do opalão, Digaum!

    Aumentar a pressão deve ser fácil... aumentar a vazão talvez seja mais delicado por que isso depende da capacidade de escoamento da tubulação no bloco. E talvez esse seja o problema do TDV6...

    O ponto é que esse motor quebra por falha na lubrificação das bronzinas de mancal... não sei se por entupimento (aí talvez o óleo sintético esteja dando borra e acumulando nas tubulações finas) ou se por insuficiência de vazão.

    Poxa.. bem que você poderia buscar informações do seu opala para repassar para a turma heim!? rsrsrs


    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Bacana a história do opalão, Digaum!

    Aumentar a pressão deve ser fácil... aumentar a vazão talvez seja mais delicado por que isso depende da capacidade de escoamento da tubulação no bloco. E talvez esse seja o problema do TDV6...

    O ponto é que esse motor quebra por falha na lubrificação das bronzinas de mancal... não sei se por entupimento (aí talvez o óleo sintético esteja dando borra e acumulando nas tubulações finas) ou se por insuficiência de vazão.

    Poxa.. bem que você poderia buscar informações do seu opala para repassar para a turma heim!? rsrsrs


    Abraço!
    Vou atrás, tenho contato ainda, com quem fez e quem usava.
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Lumac,

    Essa frase "O carro sempre foi trocado o óleo na data correta e o recomendado pelo fabricante" é um perigo.
    A montadora recomenda a troca de óleo a cada 15 ou 20 mil km, mas ela esquece de alertar que essa troca só pode ser feita nesse intervalo SE:
    1 - O carro for utilizado apenas em estradas;
    2 - O carro utilizar apenas diesel com baixíssimo teor de enxofre (que aqui no Brasil, em tese, seria o S-10... mas duvido que ele seja da mesma qualidade do diesel europeu, visto que aqui se utiliza mistura de biodiesel);
    3 - A troca de filtros de óleo devem ser feitas uma troca sim, outra não.
    4 - O óleo tem que ser exatamente o da especificação de fábrica.

    Ou seja, se você utilizada o carro no dia-a-dia (trânsito, anda-pára, liga e desliga depois de poucos km, etc) e/ou em passeios/trilhas, esse óleo deveria ser trocado na metade do Período/KM especificado pela fábrica.
    E para piorar, se você utilizava diesel comum (S50, S500, S5000), aí deveria dividir pela metade o período de troca.

    Soma-se a isso o problema crônico de lubrificação do motor, o efeito é quebras com pouco tempo de uso.

    Vi uma D3 anunciada em Brasília, no OLX, onde o cara disse ter feito o motor em Goiânia e ter "repotencializado" a bomba de óleo... não tenho a mínima ideia de como isso foi feito, mas é algo a se verificar.

    Outra coisa.. muita gente lá fora tem utilizado aditivos tipo MILITEC (e um outro grafitado) e tem obtido bons resultados.

    Recomendo comprar as peças na Turner Engineering:
    Land Rover Engine Parts

    E também na DLS-UK: www.dls-uk.co.uk/

    Na Turner Engineering, manda e-mail para a Frida.
    Na DLS, manda e-mail para o Paul.

    Diz que faz parte do Discovery Clube Brasil (inclusive tem um grupo de facebook com esse nome, procura lá a turma e pede mais orientação) e pede uma ajuda no barateamento nos custos.

    Eles irão te indicar peças Aftermarket (palalelas de baixa qualidade), OEM (paralela de boa qualidade) e Genuínas (original land rover).
    Aí você escolhe conforme seu bolso e a qualidade que deseja.


    Procura o Evandro no grupo do facebook. Além de entusiasta, tem oficina e entende muito de Disco.


    Dá uma lida nos materiais dos fóruns britânicos e australianos para ver como o pessoal tem resolvido definitivamente esse problema do tdv6.



    Abraço e sorte na empreita.

    PS: vai postando as fotos do motor aí para a turma acompanhar.
    Titanium, muito coerente seu comentário.
    Amigo meu teve problema também com a Discovery diesel.
    Estava com 17.000 Km´s e dentro da garantia.
    A Land Rover trocou o motor e disponibilizou o serviço de despachante para alteração de característica no DETRAN.
    Apesar de satisfeito com a assistência dada, vendeu!

  • #4
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Titanium, muito coerente seu comentário.
    Amigo meu teve problema também com a Discovery diesel.
    Estava com 17.000 Km´s e dentro da garantia.
    A Land Rover trocou o motor e disponibilizou o serviço de despachante para alteração de característica no DETRAN.
    Apesar de satisfeito com a assistência dada, vendeu!
    Pois é Glaicon... essa história do seu amigo tem o lado positivo e o negativo. Positivo pois a concessionária trocou o motor. Negativo pois perde-se a confiança no carro; e na marca.


    É em razão do "temperamento" desse motor que tem muita gente vendendo as D3 e, também, as D4 quando estas chegam próximo dos 150 mil km.
    Já o motor diesel utilizado na D2 é fantástico!!! Extremamente robusto!!


    Hoje em dia, Comprar uma D3 ou uma D4 diesel pode ser uma verdadeira loteria, pois nunca se sabe se o camarada tinha os devidos cuidados.
    E nesse caso, mesmo que ele diga ter levado apenas na Land Rover, fica a questão: a Land Rover não tem trocado o óleo de acordo com o regime de uso do carro. Ou seja, levar na Concessionária não resolve o problema de confiabilidade no motor pois eles também trocam na periodicidade errada, visto que trocam na data agendada (por km ou por data) e não levam em conta o regime de uso que cada proprietário faz do veículo.

    E isso é um detalhe importantíssimo que todas as montadoras deveriam orientar seus clientes de carro diesel, pois, por incrível que pareça, uso urbano com trânsito é uso severo!!! Adicione-se aí a questão da qualidade do diesel interferir na contaminação do óleo, consequentemente reduzindo a vida útil do óleo... esses carros aderentes às especificações Euro 2, Euro 3 e Euro 4 diesel deveriam prever trocas a cada 5 mil km para uso urbano com diesel com alto teor de enxofre, aqui no Brasil.

    Por via das dúvidas: quem tem motor diesel moderno, troque óleo a cada 5 mil km.

    T.M.H.O.


    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Titanium, muito coerente seu comentário.
    Amigo meu teve problema também com a Discovery diesel.
    Estava com 17.000 Km´s e dentro da garantia.
    A Land Rover trocou o motor e disponibilizou o serviço de despachante para alteração de característica no DETRAN.
    Apesar de satisfeito com a assistência dada, vendeu!
    Isso é inaceitável, inadmissível, ridículo....
    Só agradeço por ter me livrado da minha Range antes dela explodir pela segunda vez. Esse motor é uma bomba relógio, praticamente todo mundo conhece alguém que quebrou. Não acredito que seja má lubrificação não:
    Primeiro porque má lubrificação causaria desgaste das bronzinas/mancais, e não quebra de virabrequim.
    Segundo, com 17mil km NENHUM carro no mundo quebra o motor, mesmo que não seja feita nenhuma troca de óleo..Muitos carros saem com a primeira revisão aos 20mil km.
    A minha só rodava na estrada e quebrou.
    Acredito ser uma falha grave no projeto do motor...
    Frontier SEL 2008
    RAM NIGHT 2500 2024
    ex- G. CHEROKEE DIESEL 14/R. ROVER SPORT SE 11/Trailblazer 13/ RAM 12 / SW4 10...

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por ajcemin Ver Post
    Isso é inaceitável, inadmissível, ridículo....
    Só agradeço por ter me livrado da minha Range antes dela explodir pela segunda vez. Esse motor é uma bomba relógio, praticamente todo mundo conhece alguém que quebrou. Não acredito que seja má lubrificação não:
    Primeiro porque má lubrificação causaria desgaste das bronzinas/mancais, e não quebra de virabrequim.
    Segundo, com 17mil km NENHUM carro no mundo quebra o motor, mesmo que não seja feita nenhuma troca de óleo..Muitos carros saem com a primeira revisão aos 20mil km.
    A minha só rodava na estrada e quebrou.
    Acredito ser uma falha grave no projeto do motor...
    Realmente, é lamentável.
    Eles estavam em cinco pessoas no trajeto entre Florianópolis e Lages.
    Ao escutarem o motor fazer um barulho diferente pararam num posto de gasolina.
    O frentista chamou um senhor, dono de uma oficina daquelas bem fuleira, que ficava atrás do posto.
    O homem só escutou e disse: "o motor está batendo. Melhor não rodar mais e chamar o socorro".
    Enfim, era tão evidente o problema, que o cara condenou na hora.
    Vida que segue.

  • #7
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    17/01/2017
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    Obrigado meu amigo!!

  • #8
    Usuário Avatar de nicksalgado
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    23/08/2011
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    Só um pequeno comentário ....
    Salvo melhor juízo, o DIESEL especificado e usado como referencia para o projeto desses motores era o S 50 mesmo.

    Forte abraço.
    Nick Salgado
    Discovery4 SE 3.0

  • #9
    Usuário Avatar de rhuann
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    03/08/2008
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    Boa noite Lucmac, uma pena acontecer isso, creio o seu ser o motor 2.7, correto? esse motor tem acontecido esses problemas desde a Disco 3, eu no seu lugar não hesitaria em entrar na justiça. Principalmente se for o primeiro dono e tiver como comprovar as trocas de oleo atraves de notas e etc.
    É um claro caso de vício oculto, e apesar de estar fora da garantia, é inaceitavel a quebra com 100mkm principalmente com todas trocas de oleo em dia.
    Land Cruiser Prado 2008

  • #10

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