
Postado originalmente por
titanium
Lumac,
Essa frase "O carro sempre foi trocado o óleo na data correta e o recomendado pelo fabricante" é um perigo.
A montadora recomenda a troca de óleo a cada 15 ou 20 mil km, mas ela esquece de alertar que essa troca só pode ser feita nesse intervalo SE:
1 - O carro for utilizado apenas em estradas;
2 - O carro utilizar apenas diesel com baixíssimo teor de enxofre (que aqui no Brasil, em tese, seria o S-10... mas duvido que ele seja da mesma qualidade do diesel europeu, visto que aqui se utiliza mistura de biodiesel);
3 - A troca de filtros de óleo devem ser feitas uma troca sim, outra não.
4 - O óleo tem que ser exatamente o da especificação de fábrica.
Ou seja, se você utilizada o carro no dia-a-dia (trânsito, anda-pára, liga e desliga depois de poucos km, etc) e/ou em passeios/trilhas, esse óleo deveria ser trocado na metade do Período/KM especificado pela fábrica.
E para piorar, se você utilizava diesel comum (S50, S500, S5000), aí deveria dividir pela metade o período de troca.
Soma-se a isso o problema crônico de lubrificação do motor, o efeito é quebras com pouco tempo de uso.
Vi uma D3 anunciada em Brasília, no OLX, onde o cara disse ter feito o motor em Goiânia e ter "repotencializado" a bomba de óleo... não tenho a mínima ideia de como isso foi feito, mas é algo a se verificar.
Outra coisa.. muita gente lá fora tem utilizado aditivos tipo MILITEC (e um outro grafitado) e tem obtido bons resultados.
Recomendo comprar as peças na Turner Engineering:
Land Rover Engine Parts
E também na DLS-UK:
www.dls-uk.co.uk/
Na Turner Engineering, manda e-mail para a Frida.
Na DLS, manda e-mail para o Paul.
Diz que faz parte do Discovery Clube Brasil (inclusive tem um grupo de facebook com esse nome, procura lá a turma e pede mais orientação) e pede uma ajuda no barateamento nos custos.
Eles irão te indicar peças Aftermarket (palalelas de baixa qualidade), OEM (paralela de boa qualidade) e Genuínas (original land rover).
Aí você escolhe conforme seu bolso e a qualidade que deseja.
Procura o Evandro no grupo do facebook. Além de entusiasta, tem oficina e entende muito de Disco.
Dá uma lida nos materiais dos fóruns britânicos e australianos para ver como o pessoal tem resolvido definitivamente esse problema do tdv6.
Abraço e sorte na empreita.
PS: vai postando as fotos do motor aí para a turma acompanhar.