Olá,
Tenho uma Defender 110 2002 com o motor 300 tdi. Na frente do radiador tem uma ventoinha elétrica auxiliar para o ar condicionado que raramente liga. Outro dia quando estava revisando o ar, comentei que achava que ela estava com defeito. O técnico ligou um fio do arranque no sensor e ela ligou. Em seguida aumentou a pressão do gás e ela ligou. Me explicou que estava funcionando e achava que era acionada por um sensor que mede temperatura e pressão do gás do ar condicionado. Imaginei se não poderia ligar um fio de alimentação com um botão do painel diretamente neste comando e em um dia muito quente, em uma subida de serra carregado, mesmo com o ar condicionado desligado, poderia acionar esta ventoinha para melhorar a refrigeração do motor. Perguntei ao técnico qual a diferença na ventilação com está ventoinha ligada e ele não soube responder. Pergunto aos amigos do forum, o quanto ajudaria da refrigeração do motor eu acionar manualmente a ventoinha elétrica do ar condicionado mesmo com ar condicionado desligado ? Valeria a pena está modificação de ligar uma alimentação diretamente na ventoinha acionada por um botão no painel ? Algum inconveniente ou problema secundário que poderia aparecer se eu fizer isto ?