Bom dia a todos! Definitivamente contagiado pelo mundo 4x4!
Decidi comprar meu primeiro off-road, uma CSW 90 2001 com 150.000km linda!
Otimo estado de conservação, com guincho 12000lbs e mais alguns acessórios.
Vou levá-la a um mecânico especializado em 4x4 na Segunda para o veredicto final de seu estado.
Dúvida: O ano e a quilometragem devem ser levados em conta? Ou apenas o estado de mecânica e conservação?
Deveria procurar por uma mais nova?
Esse é meu primeiro post, portanto peço desculpas pela falta de objetividade e agradeço desde já, a qualquer ajuda na minha dúvida.
Abraços a todos!
Amigo Andre, boa tarde. Sou do Espirito Santo. Tenho um defender 110 2001 com 230 mil km rodados. A quilometragem não deve ser levada tao a serio, ja que pode ser facilmente regredida. Peça para eles levantarem sua defender e olharem bem os eixos, observe se vaza óleo na caixa de transmissão e/ou no cardão. Tome cuidado também com as folgas que normalmente tem na direcao, reforço dar uma olhada também no braço pichman e na articulação da direcao. Com relação a motor é difícil saber se esta bom ou ruim a "olho nu". Digo constantemente que é muita sorte. Desculpe a pergunta, qual o valor e se possível mande imagens para eu poder te ajudar. Observe também as rodas, se vazam óleo ou não, observe se o freio faz barulho ao freiar ou nao. Se fizer pode ser pastilha, ou pequeno vazamento de óleo no disco. Isso pode ser um péssimo problema. Entao antes de comprar uma defender faca uma longa lista de perguntas e claro, leve em um mecânico de sua confiança! abraço !
Boa noite, amigo! Obrigado pela atenção da resposta é pelas excelentes dicas!
Vou levá-la a uma oficina especializada em 4x4 na Segunda. O estado de conservação por fora e no interior é excelente. Não tenho fotos dela pois não tive oportunidade de tirá-las. O dono pede R$ 70.000,00 e vai ficar com meu Civic 2013 exs no negócio. Levarei em conta todas as suas observações e confesso que estou rezando e tenho sonhado todas essas noites de que ela será minha! Espero realmente que eu nada encontre de ruim.
Grande abraço e ótimo final de semana!
André, a Defender não tem mistério na mecânica, já reformamos 3 em casa e é bem simples.
A quilometragem não quer dizer nada, o ano esta muito bom.
No motor, precisa ver se ta soprando, colocar o relógio da pressão de óleo, também precisa tirar a mangueira da turbina e ver se há folga e se há óleo dentro da tubulação, se tiver prepara para retificar com R$800,00 ou colocar uma nova por R$2.500,00. Veja se no cofre do motor tem todos os adesivos de fábrica, isso indica se o carro era muito lavado com produtos desengraxantes ou não, se for, possívelmente é de trilha, mas não quer dizer que não seja bom.
Na embreagem, engate todas as marchas com o carro ligado, não pode arranhar nenhuma, engate uma primeira e sem acelerar, tire o pé bem devagar da embreagem, ela é meio pesada, mas depois de meio pedal a mola ajuda a não forçar tanto, não pode trepidar nem dar socos, se trepidar ou der socos, o platô ja esta no fim da vida, o kit disco plato e rolamento se comprar por R$850,00 e já é bom trocar o garfo e as buchas, mais R$250,00 e fica tudo novo. Na caixa, se atende dos vazamentos, as vezes vaza entre a caixa de marchas e de tração, pode ser resolvido facilmente, mas tem o valor da mão de obra pra baixar e desacoplar as caixas, mais ou menos R$800,00, ande no asfalto e veja se não tem ruídos, engate a tração e a reduzida, com as rodas na reta engate o bloqueio e veja se acende a luz amarela com 4 pneus no painel, se não acender pode ser o sensor ou algum fio cortado.
Sobre os diferenciais, primeiro olhe se não tem trincas, arranhões forte, veja se não há barulhos de rolamentos e vazamentos nas flanges dos cardans, o 2001 o retentor já é de borracha, os anteriores é de couro e vaza as vezes.
O setor de direção não pode ter folgas nem vazamento, não é muito barato para arrumar, mas bem cuidado é dificil estragar, veja o braço pitman, este é normal ter folgas e custa R$220,00 mais ou menos, as peças são bem fáceis de achar.
Carroceria é um ponto caro, veja se não possui amassões e principalmente acabamentos, estes são caro na hora de trocar. A avaliação do Land Rover é como de outro carro à diesel qualquer, a mecânica é bem bruta, há grande diferença de conforto de um carro para ele, mas pra quem gosta não da bola. Eu ando num 90 ano 2001 todos os dias e viajo com ele, até hoje foi só alegrias. Vale a pena trocar todos os fluídos antes de começar a rodar, e os freios se não estiver segurando bem pode abrir e trocar os reparos das pinças e pastilhas, trocamos do meu e já rodou 13.000 km em perfeito estado.
Esqueci de dizer, se comprar o defender mande seu mecânico tirar o carter para limpeza, pois com o tempo fica uma "borra" no fundo que parece uma gelatina, e isso pode entupir a bomba de óleo. Outro item importante, é colocar o sensor de nível de água no reservatório do radiador, muito importante caso baixe água antes de ferver o motor.
Excelente respostas gabi10 e marcelo, estava com essa mesma duvida , inclusive postei no topico do mecano, vou fazzer uma compilação de cuidados basicos que devemos ter na hora da escolha
Excelente respostas gabi10 e marcelo, estava com essa mesma duvida , inclusive postei no topico do mecano, vou fazzer uma compilação de cuidados basicos que devemos ter na hora da escolha
valeu
Quando for avaliar um veículo, leve chave de fenda, philips média para tirar as mangueiras do motor e turbina, chaves tipo sextavada acho que 17mm para bujão de óleo e caixa, vale a pena uma avaliação com bastante cuidado para não ter problemas futuros.
Boa noite, amigos! Levei em dois mecânicos especializados em 4x4 é um deles em Land. Há alguns reparos para serem feitos, mas nada grave segundo eles. Portanto, feliz da vida a minha 90tinha já está nanando na minha garagem! Acho que vou dormir dentro dela essa noite...RSS
Amanhã cedo vai trocar pastilhas e verificar o burrinho que apresenta pequeno vazamento. Quinta já vai me levar a Ribeirão Preto!
Grande abraço a todos e muito, mas muito grato a todos pelas dicas! Ajudou muito!
Ela era de Mogi das Cruzes e está em Rio Preto com o último dono há 7meses. Agora está nanando na minha garagem!
Quinta passo por Catanduva em ida a Ribeirão! Gostaria muito de mostrá-la para ti, Birawc! Meu WhatsApp: (17)98137-0139
ET: mecânico disse que se eu não comprasse, ele comprava...😂😂😂
Não esqueça, antes de viajar troque todos os fluídos, filtro de ar, de diesel, lubrificante, o bom seria também drenar a água do radiador e com o tempo instalar o sensor de nível. Se atente aos relógios do painel, é um carro 2001 e sempre pode ter uma surpresa, deixe a elétrica 100% para que todos avisos funcionem, assim não vai incomodar nem se desgostar da viatura, fora isso é só alegria. Se tiver alguma pinça ruim, pode trocar o reparo, troquei do meu e ficou muito bom já com 13000 km. Qualquer dúvida estamos aqui.