Caros,
Já fui chamado de mentiroso aqui no fórum quando disse que costumo fazer 10 km/l na estrada com o Discovery 3 V8. Na época, estava meio sem tempo de debater sobre isso, mas vejo que é um assunto recorrente no fórum e estou seguindo a sugestão do Glaicon e postando um vídeo pra mostrar as informações direto do computador de bordo. Pela experiência, o carro marca entre 0,2 e 0,5 km/l a mais do que a realidade da bomba de combustível.
No vídeo, mostro a quilometragem típica de um trecho que faço aos finais de semana, do início da estrada até a garagem (128 km), o consumo médio (9,7 km/h) e a velocidade média que estava caindo porque o carro estava ligado e parado dentro da garagem (dá pra ver ela diminuindo), mas que fica em torno de 90 km/h por conta do alto tráfego (volta do feriado).
Só abasteço com gasolina Pódium, neste dia, precisei colocar 33 litros de comum (Petrobrás) por falta do combustível no posto que confio (sim, está começando a faltar Pódium no mercado !!!!

A viagem foi feita com 4 adultos, suas respectivas bagagens e meu cão de guarda, um Chihuahua (pequeno, porém cruel, desumano e mortífero) e foi gravado no domingo dia 24, volta do feriado, com trânsito moderado.
Espero que sirva de referência para os colegas.
Neilson