Postado originalmente por
titanium
Cleo,
De 38 a 60 mil reais você encontra Discovery 2.
Existem modelos 5 ocupantes, sem controle de inclinação lateral (estabilidade) e (ACHO) que também sem teto solar.
Essas são mais simples e mais baratas.
Existem modelos 7 ocupantes, com controle de inclinação lateral e com 2 tetos solares. Um luxo!
Naturalmente um pouco mais caras...
Existem alguns modelos que saíram com bloqueio na caixa de transferência.
A discovery 2 é concorrente direta da Toyota Land Cruiser PRADO, que também é um carro maravilhoso! Com exceção do motor que é o 1kzt-e.
Esse motor Toyota costuma dar problema nas Hiluxs SW4.
E apesar de ser Toyoteiro de coração, eu não pegaria uma Prado justamente por conta do Motor e de a Discovery ter mais opcionais de fábrica, como controle de tração, controle de descida.
A Discovery 2 saiu com duas motorizações: uma V8 e uma Diesel.
O motor diesel é o TD5, projeto Land Rover muito bem feito.
Motor robusto e muito durável SE A TROCA de óleo e filtro for feita da forma adequada.
- Se usar diesel comum e rodar na cidade (dia-a-dia), de 5 em 5 mil km.
- Se usar diesel S10 e rodar apenas em passeios (mais em estradas), de 20 em 20 mil km segundo o manual (mas como o diesel no Brasil não é lá essas "Brastemps", acho confiável trocar de 10 em 10 mil).
Se o regime de troca do dono anterior foi esse descrito acima, o motor tende a estar em ordem.
O problema das discoverys não são as discoverys... são os donos que elas tiveram...
São carros fantásticos, mas que exigem cuidados.
Ex: o sistema de controle de inclinação lateral (ACE) tem um filtro que praticamente nunca ninguém mandou trocar ele.
Ex 2: o filtro rotativo em certas localidades não se encontra facilmente. Aí simplesmente o proprietário não sabe que precisa trocar ou não troca por que não achou......
Ex 3: esse carro é MUITO sensível a diesel ruim... e tem gente que só abastece com diesel tranqueira.
Pequenos detalhes vão deteriorando qualquer carro... mas a Discovery 2 foi feita para rodar o mais dentro dos parâmetros originais possível.
Aí vem a pergunta: Então vale a pena comprar uma Disco 2???
Sim, vale!
Mas a sugestão é aquela: pegue a melhor possível, por mais que o preço esteja "elevado". Pois manutenção adequada é o diferencial do carro.
BTMHO!
É apenas o que constatei depois de meses pesquisando...
Aqui um link para o REPOSITÓRIO de Manuais Técnicos (de Oficina) e de Usuário.
Tem manuais do veículo, manuais do sistema de SOM, esquema elétrico, etc.
OBS: só lembrando que o Manual de Oficina da Discovery 2 com motor TD5, o que trata ESPECIFICAMENTE DO MOTOR TD5, está no workshop manual da Defender TD5.
Abraços!