excelente tópico, vou marcar para acompanhar. Já estou pensando em por um na minha disco.
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excelente tópico, vou marcar para acompanhar. Já estou pensando em por um na minha disco.
Pessoal, demorei, mas atualizo as informações do final de semana.
Sabadão fui até Atibaia encontrar alguns amigos e aproveitamos pra subir na pedra grande.
Enchi o tanque ao sair de casa e rodei 234.1 KM até voltar ao mesmo posto (só abasteci na segunda-feira). No caminho, duas serras na ida e na volta, serra de Mairiporã e serra de Atibaia e a subida da pedra grande.
Em todos os momentos possíveis andava com o pé no talo do acelerador e turbina cheia. Não houve nenhuma alteração na temperatura do motor, notei apenas que nas retomadas apresentava um pouco mais de emissão de fumaça.
Sobre a performance, na ida a estrada estava bem cheia e não foi possível ter certeza, mas na subida da pedra grande, todo o tempo sem utilizar a reduzida, subiu numa boa.
Na volta a conversa foi outra... estrada vazia, logo podíamos andar um pouco mais tranquilos com a Defender... notei que a velocidade final foi a mesma de antes da troca e ajustes do pino, mas nas subidas senti que a perda de velocidade foi bem menor e em alguns trechos de serra teve ganho em quarta marcha e até consegui finalizar as subidas em quinta marcha.
Não consegui abastecer no próprio sábado devido ao horário de retorno, e na segunda-feira aproveitei para trabalhar com o carro, e abasteci no mesmo posto na volta do trabalho, foram 24.83 litros, a Defender fez 9.42 KM/L, levando em consideração que rodamos em estradas, trilhas e trânsito.
O ganho com o pino não é nenhum espanto, mas existe melhora na performance do motor.
Meu próximo teste será de rodar com os ajustes da LDA feitos para o pino de performance, porém com o pino original instalado.
Assim que testar conto o resultado!
Abraços,
Pessoal, boa noite.
Esse final de semana fiz novos testes na defender, resolvi retirar o pino que aumenta a performance e colocar o original, porém mantendo o ajuste indicado para o uso do pino de aumento de performance.
O motor com o pino original e com o ajuste na LDA continuou fraco, da mesma forma de antes do ajuste e da troca do pino.
Dessa forma confirmo que realmente o conjunto de regulagem da LDA + o pino de performance realmente melhoram o desempenho do motor.
Ontem, resolvi colocar de volta o pino de performance... hehehe
Amanhã volto pra estrada... vou para o litoral norte de SP, pegarei várias subidas até o destino final, será mais uma chance de medir performance e consumo.
Bom ano novo para todos....
Abraços,
Galera, Feliz Ano Novo!
Como havia comentado, fiz um pequena viagem no final do ano, fui para o litoral norte de SP.
Rodei 592.1 KM e gastei 62.9 litros de diesel, média de 9.41 KM/L. Não peguei muito trânsito, apenas nos deslocamentos das praias.
Nessa viagem tive a certeza de que o pino junto com o ajuste na coroa da LDA funcionam de verdade. Foi nítido o ganho de performance nas subidas longas na Rodovia dos Trabalhadores e na Rodovia Ayrton Senna, bem como as subidas na Rodovia dos Tamoios (inclusive na volta pra subir a serra).
Fiquei o tempo todo de olho na temperatura, e em nenhum momento notei diferença, tanto no painel, no watchdog e na pressão do óleo.
Já são aproximadamente 1.000 KM com o pino instalado, e estou muito satisfeito!
O consumo médio é de 9,5 KM/L, e essa era a média anterior do meu carro, portanto não houve alteração grande no consumo.
Espero ter ajudado aos interessados em importar e instalar o pino... A cobaia aqui não morreu... hehehehehe
Qualquer novidade vou atualizando o tópico.
Abraços,
Sergio, boa tarde.
Aumentou um pouco, mas bem pouco mesmo.... e só aparece quando enfia o pé no acelerador e com a turbina começando a encher... depois some.... Só que foi o que relatei no começo, minha Defender já apresentava um pouco de fumaça, está com 160.000 KM com bomba e bico originais... nunca foi feito nada!
Acho que não existe fórmula para aumentar a performance sem fumaça... mas creio que ficou num limite tolerável... O legal é que foi um ganho de performance com um mínimo de alteração, e sem romper nenhum lacre na bomba injetora!
Abraços,
Assinando.
Acompanhando...
Roberto, fugindo um pouco do tema. Vc citou que esta com o watchdog e queria sua opiniao. Tb tenho ele instalado e não consigo regular o alarme de disparo da temperatura do motor... Assim que ligo o bichinho ja dispara... fiz todo aquele procedimento sugerido pelo Sukys mas nao consegui nada ... Vc tem alguma dica ? Teve algum problema na instalacao ?? Abraço
Abel,
Eu mesmo fiz a instalação e foi super tranquila. A regulagem é um pouco chata, mas nada complicado de se fazer, tem que ter um pouco de paciência com aqueles micro parafusos.
O que é super importante de se ver é aonde foi feita a ligação do fio do sensor de temperatura no chicote da Defender. Na minha eu peguei antes da conexão que existe para retirar o painel, já na de uma amigo foi pego após a conexão e não sei por qual motivo não era possível regular o alarme.
Atente-se para ver aonde foi ligado, pois se estiver após a conexão, pode ser este o motivo na dificuldade na regulagem. Uma pena você estar no Rio, se estivesse em SP poderíamos marcar pra eu verificar e tentar regular!
Abraços,
haha...ja somos amigos parça... rs... muito legal suas fotos com a princesa na barraca!!! vamos nos falando!!