Boa tarde amigos, após estranhamente minha defender ter passado uns dois anos se apresentar nenhum problema, ontem a bomba de direção hidraulica deu pane.
Acontece que esse defeito é recorrente:
a) em 2010, estava de viagem quando passando por Itapajé - CE a direção endureceu progressivamente e muita fumaça saiu do capô, eu já estava ouvindo uns piados de rolamento vindo do motor há alguns dias. Ao abrir o capô vi que a correia dos acessórios estava comida pela borda e a polia da BDH (bomba da direção hidraulica) folgada e muito óleo derramado pelas partes do motor. O que me tirou do prego foi a correia menor (6PK1425) que usei pra isolar a bomba. Em Itapajé comprei uma bomba nova da S-10 por uns 350 reais e eu mesmo instalei.
b) duas semanas depois, após a subida de uma serra a bomba que eu havia instalado estourou novamente, mas dessa vez foi por causa de uma das mangueiras da bomba que apresentava vazamento. Mais uma vez a correia menor me tirou do sufoco.
c) Em Natal, levei o carro a uma oficina especializada em DH que instalou uma bomba de Ranger. Notei que a direção ficou muito leve, leve mais que o normal e alguns dias depois apareceu um vazamento que o camarada da oficina consertou e disse que era um terminal mau conectado. Foi essa bomba que funcionou até ontem.
d) estava em deslocamento normal na cidade e de repente a fumaça tomou conta. O óleo derramava do eixo da bomba. Um dia antes havia verificado o nível de óleo da DH e estava normal. A correia menor mais uma vez salvou o dia - dia seguinte, pois ela estava em casa. A unica coisa que notei foi que a direção estava apresentando folga, mas uma folga que as vezes não aparecia (estranho... pra mim a direção ou tem folga ou não tem).
Agora eu pergunto aos senhores: quanto tempo dura uma bomba hidraulica? acho que a que foi instalada é DHB, a original é ZF. o mecânico que levei o carro pra consertar disse que "a bomba durou muito" mas no mercado local essa bomba está em falta. Pelo visto vou ter que comprer uma pela internet e a original está na faixa de 700 reais. Pergunto isso pra não investir em uma bomba nova (e cara) pra daqui a um tempo ter que trocar novamente.
abraços, Joaquim