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  • #1
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
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    Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua




    Olá Pessoal

    O caso já está resolvido, mas vale a narração para conhecimento dos Landeiros amigos.

    Sábado passado, depois de andar aproximadamente 70 km, parado num semáforo, senti um leve barulho na região do motor (eu estava com as aletas abaixo do parabrisa abertas) e logo a luz do alternador acendeu no painel.

    Como eu estava a poucas quadras do meu destino, segui o caminho. Logo a luz do painel se apagou e não percebi qualquer alteração no motor. Achei mesmo que o barulho não tinha vindo do carro.

    Assim que cheguei ao destino, fui manobrar para estacionar a viatura, quando percebi que a direção ficou dura, como se a correia do hidráulico estivesse patinando.

    Abri o capuz do motor e fui procurar algum indício do problema. Olhei correia, terminais de direção, algum vazamento de óleo e ... nada.

    Resolvi andar para ver se eu conseguia detectar algum problema quando, no mesmo ponto da rua onde eu ouvi o barulho, encontro no chão a peça que havia se soltado: o rolete do esticador.

    Esta peça aqui, mas a encontrei sei o rolamento central.
    Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua-300tditensioner-008.jpg

    Olhei novamente o motor e vi que a capa da peça havia se soltado, ficando no lugar apenas o rolamento que estava "esticando" a correia de forma até aceitável. Isso não afetou muito o funcionamento do motor, somente quando se virava mais a direção é que a correia realmente "patinava".

    A posição do esticador pode ser visto nesta foto:
    Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua-med_gallery_2_67_618243.jpg

    Com muito cuidado, rodei os 70 km de volta para casa e não houve problemas ou danos. Andei com baixa rotação e parei algumas vezes para verificar se a correia estava no lugar e se estava rodando normalmente. Estava.

    Hoje eu levei na oficina para trocar o esticador e também a correia por garantia.

    Abraços

    Antônio C Ribeiro

    ps.: as fotos não são da minha Defender, mas encontrei na internet para ilustrar a informação.
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
    Atual - Discovery 3 HSE TDV6 2006 - Black (a procura de um nome)

  • #2
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Antônio,

    Estou revisando exatamente essa parte da minha Defender, quando comprar a correia escolha uma marca boa. Faz 20.000KM que eu troquei as correias do ar-condicionado e alternador, e já estão em um estado lastimável! A do alternador está toda trincada por dentro e a do ar-condicionado já falta até alguns pedaços!

    Achei baixo KM para o estado das correias.

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #3
    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Antônio,

    Estou revisando exatamente essa parte da minha Defender, quando comprar a correia escolha uma marca boa. Faz 20.000KM que eu troquei as correias do ar-condicionado e alternador, e já estão em um estado lastimável! A do alternador está toda trincada por dentro e a do ar-condicionado já falta até alguns pedaços!

    Achei baixo KM para o estado das correias.

    Abraços,
    Roberto qual a marca de correia você colocou???
    Realmente 20 mil Km é pouco para essas correias, principalmente ar-condicionado que não é ligado em 100% das vezes que usamos a viatura, pelo menos no meu caso.
    Um abraço.
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #4
    Usuário Avatar de petcho
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    Citação Postado originalmente por Antonio C Ribeiro Ver Post
    Olá Pessoal

    O caso já está resolvido, mas vale a narração para conhecimento dos Landeiros amigos.

    Sábado passado, depois de andar aproximadamente 70 km, parado num semáforo, senti um leve barulho na região do motor (eu estava com as aletas abaixo do parabrisa abertas) e logo a luz do alternador acendeu no painel.

    Como eu estava a poucas quadras do meu destino, segui o caminho. Logo a luz do painel se apagou e não percebi qualquer alteração no motor. Achei mesmo que o barulho não tinha vindo do carro.

    Assim que cheguei ao destino, fui manobrar para estacionar a viatura, quando percebi que a direção ficou dura, como se a correia do hidráulico estivesse patinando.

    Abri o capuz do motor e fui procurar algum indício do problema. Olhei correia, terminais de direção, algum vazamento de óleo e ... nada.

    Resolvi andar para ver se eu conseguia detectar algum problema quando, no mesmo ponto da rua onde eu ouvi o barulho, encontro no chão a peça que havia se soltado: o rolete do esticador.

    Esta peça aqui, mas a encontrei sei o rolamento central.
    Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua-300tditensioner-008.jpg

    Olhei novamente o motor e vi que a capa da peça havia se soltado, ficando no lugar apenas o rolamento que estava "esticando" a correia de forma até aceitável. Isso não afetou muito o funcionamento do motor, somente quando se virava mais a direção é que a correia realmente "patinava".

    A posição do esticador pode ser visto nesta foto:
    Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua-med_gallery_2_67_618243.jpg

    Com muito cuidado, rodei os 70 km de volta para casa e não houve problemas ou danos. Andei com baixa rotação e parei algumas vezes para verificar se a correia estava no lugar e se estava rodando normalmente. Estava.

    Hoje eu levei na oficina para trocar o esticador e também a correia por garantia.

    Abraços

    Antônio C Ribeiro

    ps.: as fotos não são da minha Defender, mas encontrei na internet para ilustrar a informação.
    Antonio, isso já aconteceu comigo, mas um pouco pior, estava voltando de uma viagem de +- 4000km pelo litoral da Bahia e a 200 km de casa o rolamento dessa polia do esticador se desintegrou deixando a polia solta e não tencionando a correia

    acabem tendo que pagar um guincho pra chegar em casa e tomei um belo prejuízo

    resumo: ando sempre com um rolamento reserva dentro do carro (é barato) não precisa trocar todo o esticador se ele estiver bom, apenas o rolamento da polia
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #5
    Esse rolamento é o 6203 não é isso Pedro???
    E ai como está a reforma da Viatura???
    Um abraço.

    Luciano.
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

  • #6
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    Citação Postado originalmente por petcho Ver Post
    Antonio, isso já aconteceu comigo, mas um pouco pior, estava voltando de uma viagem de +- 4000km pelo litoral da Bahia e a 200 km de casa o rolamento dessa polia do esticador se desintegrou deixando a polia solta e não tencionando a correia

    acabem tendo que pagar um guincho pra chegar em casa e tomei um belo prejuízo

    resumo: ando sempre com um rolamento reserva dentro do carro (é barato) não precisa trocar todo o esticador se ele estiver bom, apenas o rolamento da polia
    Hum...vivendo e aprendendo. Esse defeito "comum" eu desconhecia...bom pra ficar esperto e colocar mais esse item na minha caixa de "primeiros socorros da VTR". Aliás, minha caixa de "primeiros socorros da VTR" tem tanta coisa, que na viagem para a Chapada Diamantina, eu estava com três caixas e minha muié reclamou da falta de espaço ocupada pelas caixas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #7
    Usuário Avatar de petcho
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    Citação Postado originalmente por Luciano Valois Ver Post
    Esse rolamento é o 6203 não é isso Pedro???
    E ai como está a reforma da Viatura???
    Um abraço.

    Luciano.
    Esse mesmo Luciano!!!

    a reforma era pra ter terminado no fim do ano mas tive vários imprevistos com peças que demoraram pra chegar e com o lanterneiro que desamassou a lata onde precisava (não me arrisquei a tentar fazer isso em alumínio). anda meio parada esses últimos dias pois estou esperando o compressor de ar que comprei chegar para começar a pintura, só temos um de 25litros aqui em casa e não é suficiente

    nesse momento a viatura ja esta com a mecânica toda pronta e o novo 300tdi 2.8 funcionando redondinho!!! agora é pintar, montar a lataria e os acabamentos internos. não vejo a hora de rodar com ela

    Abraço!!
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #8
    Usuário Avatar de petcho
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Hum...vivendo e aprendendo. Esse defeito "comum" eu desconhecia...bom pra ficar esperto e colocar mais esse item na minha caixa de "primeiros socorros da VTR". Aliás, minha caixa de "primeiros socorros da VTR" tem tanta coisa, que na viagem para a Chapada Diamantina, eu estava com três caixas e minha muié reclamou da falta de espaço ocupada pelas caixas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abs

    Wald
    Wald,

    não sei se é um defeito "comum" das defender, ate pq só eu e o Antonio relatamos isso aqui no fórum pelo que eu saiba

    mas não custa nada andar com um desses na caixa, é uma caixinha do tamanha da de fósforo e é barato e pode te salvar de um grande aborrecimento e despesa no meio de uma viagem !!!

    esse vídeo mostra como se troca o rolamento
    Pedro Ribeiro
    LAND ROVER DEFENDER 90-2000

  • #9
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    Eu comprei o conjunto completo de polia + rolamento: polia do esticador para Ford Ranger Diesel motor HS 2.5
    A polia parece mais robusta que a original na parte que se prende ao rolamento; marca SKF.
    Custou pouco mais de R$ 50,00

    Mas cuidado ao comparar preços pois existe o tensor completo; a polia com rolamento ou só o rolamento.

  • #10
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Luciano,

    Comprei da marca AllMakes4x4, na próxima semana eu vou retirar as correias do motor e posto as fotos!

    O pior de tudo é que não consigo achar em São Paulo a corrreia do alternador (7PK-1575 ou 7PK-1580). Eu só consegui a do ar-condicionado (4PK-1325).

    Abraços,

    Citação Postado originalmente por Luciano Valois Ver Post
    Roberto qual a marca de correia você colocou???
    Realmente 20 mil Km é pouco para essas correias, principalmente ar-condicionado que não é ligado em 100% das vezes que usamos a viatura, pelo menos no meu caso.
    Um abraço.
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #11
    Usuário Avatar de Antonio C Ribeiro
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    29/04/2013
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    Olá Pessoal

    Acredito que não seja um problema comum, até porque eu pesquisei no fórum e não encontrei outros relatos. É uma peça muito simples e que tem apenas a função de esticar a correia, composta de um rolete e, no centro, um rolamento que é prensado e fechado com um grampo interno. Tudo muito simples.

    No meu caso, o rolete saiu do rolamento, mas a correia permaneceu esticada e foi possível andar 70 km sem qualquer problema. Acho que eu poderia andar mais ainda. O problema maior seria a quebra do rolamento que viesse a impedir o giro normal da correia, mas isso não aconteceu.

    Acabei de pegar a viatura. O mecânico trocou o conjunto rolete e rolamento, e também as correias a meu pedido. Total do conserto: R$ 380,00, peças + mão-de-obra. Não sei as marcas que ele utilizou, mas ele adquiriu as peças em revendedores confiáveis, como sempre faz.

    Vale o registro que algum tempo antes eu estava ouvindo um barulho estranho naquela região do motor. Era um barulho baixo, típico de rolamento com defeito. Num primeiro momento eu pensei que poderia ser bomba d'água ou rolamento do alternador. Adiei um pouco a visita à oficina e a própria viatura se encarregou de me esclarecer a causa do barulho (rsrsrsrs).

    Considero importante o proprietário conhecer bem o seu veículo, principalmente os barulhos de motor, suspensão, freios, etc., pois qualquer alteração é aviso de alguma coisa não está de acordo e pode antecipar uma manutenção ou verificação.

    Abraços

    Antônio C Ribeiro
    Ex-Defender 110 CSW 2001 - Grey (ficou sem nome)
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  • #12
    Citação Postado originalmente por roberto.cardoso@ig.com.br Ver Post
    Luciano,

    Comprei da marca AllMakes4x4, na próxima semana eu vou retirar as correias do motor e posto as fotos!

    O pior de tudo é que não consigo achar em São Paulo a corrreia do alternador (7PK-1575 ou 7PK-1580). Eu só consegui a do ar-condicionado (4PK-1325).

    Abraços,
    Roberto, ai em SP acho que você deve encontrar no Ror off road Tor off-road - Comércio e Serviços Ltda
    Pelo menos eles tem no site, marca goodyear, liga lá e pergunta a medida, uma vez eu comprei uma do alternador com eles, acho que foi 1580 a medida, é até melhor pois não força tanto o conjunto. Boa sorte, valeu.
    4X4 Brasil
    Defender 90 - Branca de Neve
    Ex. Defender 110 - Moana

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