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  • #1
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    Dúvidas sobre erro do sistema de Resposta ao Terreno na Discovery 3




    Aos amigos foristas gostaria de ajuda para esclarecer uma dúvida:

    Estou de olho em uma Discovery 3 S TD (2007). Na semana passada dei umas voltas com a viatura e realmente achei FANTÁSTICA! Selecionei os diversos programas de Resposta ao Terreno e eles estavam funcionando normalmente. Hoje o dono disse que após dar uma lavada (bem de leve, sem incluir motor...) o sistema ao fazer a leitura inicial após a partida detectou uma impossibilidade de se selecionar os programas (" transmission range change not available"). O dono disse que isso já ocorreu com ele anteriormente após uma lavagem de motor e que foi solucionado com o uso de um scaner. Ele disse que vai esperar uns dias e que se não normalizar ele levará ao mecânico para uma checagem. Isso já ocorreu com alguém aqui no fórum? Procurei nos tópicos e não encontrei nada a respeito...
    Defender 90 - 2001 / Discovery 3 Diesel / ex- Samurai Pokėmon

  • #2
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    Mausja

    boa noite...

    sem rodeios: o modulo de transmissão desse carro molhou e tá bixando ou já bixou.

    minha historia: no dia 01/11/2013 (isso mesmo, há menos de 60 dias), apos uma viagem de ida e volta SC-SP, meu motor voltou podre de lama.

    aí resolvi lavar no patio da minha empresa. ficou lindo, porem após bater a ignição, já deu essa mesma mensagem no painel.

    imaginei que quando o motor secasse, no proprio caminho de casa, iria voltar tudo ao lugar.

    ledo engano.

    o carro dormiu e quando acordou, engatou a reduzida e entrou em um modo chamado "modo de segurança", onde o carro não passa de 60 por hora, nao passa da 3a marcha, nao engata freio de estacionamento, nao funciona o terrain response nem o comendo da suspensao pneumatica.

    depois do desespero, corri no meu mecanico e ele zerou a memoria do carro, sem nenhum sucesso e me recomendou ir a land rover.

    chegando lá, conversei com os caras que me atendem e o chefe da mecanica apontou para outra v8 que tava no patio e disse: teu problema é igual daquele carro: modulo de suspensao "afogado" em água.

    total da brincadeira (modulo novo + mao de obra + software) = 2900,00.

    para minha sorte, minha irma foi a disney e eu comprei via internet o modulo e mandei a FEDEX entregar no hotel que ela tava. o modulo no brasil custa 1900 reais e la custou 500 reais.

    ou seja, so paguei a mao de obra de empurrar o software pra dentro (a peça vem sem software, porque o mesmo modulo serva na v6 gasolina, v6 diesel e v8 gasolina, porem cada uma com parametro diferente.

    OBS: nao adianta ir atras em ferro velho (eu fiz isso), pois a peça vem com chassi gravado na memoria e nao funciona.

    OBS2: eu tenho formação basica em eletronica: abri o modulo, limpei com alcool isopropilico e com limpa contato eletrico, porem vários componentes da minha tinham explodido com o curto. se essa tua tá intermitente, vale a pena abrir e tentar limpeza.

    OBS3: acabei de pegar uma discovery 2006 a diesel. 1a coisa que fiz no carro: arranquei a bateria, arranquei esse modulo desgraçado e FORREI de silicone de forma que ele NUNCA vai ver agua na vida. aproveitei também e blindei os cabos que interligam no modulo de silicone tambem, tamanha foi minha incomodacao e correria com essa peça filha da p*%ta.

    OBS4: as carenagens da bateria e do sistema de fusivel parecem que protegem alguma coisa na discovery. nao se impressione com a aparencia. é so aparencia. a land rover recomenda desde o inicio de 2000 a nao se lavar o motor sob risco de perda de garantia e obvio, danos em componentes eletro-mecanicos.

    boa sorte aí na limpeza ! e depois SELA o miserável com silicone.

    abc
    Jorge Seif Junior
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por seifjr Ver Post
    Mausja

    boa noite...

    sem rodeios: o modulo de transmissão desse carro molhou e tá bixando ou já bixou.

    minha historia: no dia 01/11/2013 (isso mesmo, há menos de 60 dias), apos uma viagem de ida e volta SC-SP, meu motor voltou podre de lama.

    aí resolvi lavar no patio da minha empresa. ficou lindo, porem após bater a ignição, já deu essa mesma mensagem no painel.

    imaginei que quando o motor secasse, no proprio caminho de casa, iria voltar tudo ao lugar.

    ledo engano.

    o carro dormiu e quando acordou, engatou a reduzida e entrou em um modo chamado "modo de segurança", onde o carro não passa de 60 por hora, nao passa da 3a marcha, nao engata freio de estacionamento, nao funciona o terrain response nem o comendo da suspensao pneumatica.

    depois do desespero, corri no meu mecanico e ele zerou a memoria do carro, sem nenhum sucesso e me recomendou ir a land rover.

    chegando lá, conversei com os caras que me atendem e o chefe da mecanica apontou para outra v8 que tava no patio e disse: teu problema é igual daquele carro: modulo de suspensao "afogado" em água.

    total da brincadeira (modulo novo + mao de obra + software) = 2900,00.

    para minha sorte, minha irma foi a disney e eu comprei via internet o modulo e mandei a FEDEX entregar no hotel que ela tava. o modulo no brasil custa 1900 reais e la custou 500 reais.

    ou seja, so paguei a mao de obra de empurrar o software pra dentro (a peça vem sem software, porque o mesmo modulo serva na v6 gasolina, v6 diesel e v8 gasolina, porem cada uma com parametro diferente.

    OBS: nao adianta ir atras em ferro velho (eu fiz isso), pois a peça vem com chassi gravado na memoria e nao funciona.

    OBS2: eu tenho formação basica em eletronica: abri o modulo, limpei com alcool isopropilico e com limpa contato eletrico, porem vários componentes da minha tinham explodido com o curto. se essa tua tá intermitente, vale a pena abrir e tentar limpeza.

    OBS3: acabei de pegar uma discovery 2006 a diesel. 1a coisa que fiz no carro: arranquei a bateria, arranquei esse modulo desgraçado e FORREI de silicone de forma que ele NUNCA vai ver agua na vida. aproveitei também e blindei os cabos que interligam no modulo de silicone tambem, tamanha foi minha incomodacao e correria com essa peça filha da p*%ta.

    OBS4: as carenagens da bateria e do sistema de fusivel parecem que protegem alguma coisa na discovery. nao se impressione com a aparencia. é so aparencia. a land rover recomenda desde o inicio de 2000 a nao se lavar o motor sob risco de perda de garantia e obvio, danos em componentes eletro-mecanicos.

    boa sorte aí na limpeza ! e depois SELA o miserável com silicone.

    abc
    Valeu! No meu caso ela está funcionando normal...suspensão pneumática, freios,andando normal, só realmente não é possível colocar nas opções de resposta ao terreno. Espero que seja de simples solução, pois eu pretendo ficar com o carro e se possível viajar no reveillon com ele. Abs!
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  • #4
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    Mausja

    Nao tenho duvida que é esse modulo. fica atrás da bateria, escondido sob uma pequena tampa plastica de encaixe. ele comanda basicamente os diferenciais, cambio e todos os sistemas que envolvam a parte inteligente do carro no que se refere a tracao (inclusive terrain response).

    retire a peça e leve em alguma auto-eletrica e peça para os caras limparem (alcool isopropilico + limpa contato eletrico + escovinha de dente para retirar as oxidaçoes)... ou se ainda nao comprou o carro, pede pro atual dono fazer isso e te entregar o carro pronto.

    te digo com certeza e conviccao especialmente pelo teu historico de ter lavado o motor. certamente com 0% de chance de ser outra coisa.

    boa sorte e a disposicao!
    Jorge Seif Junior
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  • #5
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    ah só pra constar: depois que achei o problema (consultei varios foruns gringos e tu ve esse mesmo problema as dezenas) e desmontei o modulo para limpeza, fiquei INDIGNADO com a land rover ter colocado uma peca de tanta importancia sem uma borracha de vedacao

    eu nao estou falando que a vedacao é fragil. estou afirmando que é palhaçada um modulo desse que comanda o carro todo nao tem uma misera borrachinha ao seu redor.

    e mais absurdo ainda: a peça é fabricada por uma grande empresa que sempre admirei: bosch.

    ou seja, indignacao tripla: 1 - essa peça receber água com facilidade (sem vedacao nenhuma - ZERINHO DE PROTECAO) 2 - a peça nao ser devidamente protegida em seu habitaculo (vide quantidade de casos como o nosso), 3 - a peça ser pertencente a uma familia de carros com vocacao total off road - LAND ROVER (anda em rios, pedras, barro, lama, neve, areia...) e ser fabricada por uma gigante alema como a Bosch....

    amigos, sem querer ser zeloso ao extremo, mas aprendendo com meu erro: gastem 1 horinha de voces + 7 reais em um tubinho de silicone e selem o Transfer Case Switch Box de voces. é de facil acesso e so precisa retirar a bateria para realizar o procedimento.

    quem avisa amigo é....

    abc
    Jorge Seif Junior
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por seifjr Ver Post
    ah só pra constar: depois que achei o problema (consultei varios foruns gringos e tu ve esse mesmo problema as dezenas) e desmontei o modulo para limpeza, fiquei INDIGNADO com a land rover ter colocado uma peca de tanta importancia sem uma borracha de vedacao

    eu nao estou falando que a vedacao é fragil. estou afirmando que é palhaçada um modulo desse que comanda o carro todo nao tem uma misera borrachinha ao seu redor.

    e mais absurdo ainda: a peça é fabricada por uma grande empresa que sempre admirei: bosch.

    ou seja, indignacao tripla: 1 - essa peça receber água com facilidade (sem vedacao nenhuma - ZERINHO DE PROTECAO) 2 - a peça nao ser devidamente protegida em seu habitaculo (vide quantidade de casos como o nosso), 3 - a peça ser pertencente a uma familia de carros com vocacao total off road - LAND ROVER (anda em rios, pedras, barro, lama, neve, areia...) e ser fabricada por uma gigante alema como a Bosch....

    amigos, sem querer ser zeloso ao extremo, mas aprendendo com meu erro: gastem 1 horinha de voces + 7 reais em um tubinho de silicone e selem o Transfer Case Switch Box de voces. é de facil acesso e so precisa retirar a bateria para realizar o procedimento.

    quem avisa amigo é....

    abc
    Jorge, mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Realmente esta situação causa indignação e insegurança...jamais aconteceu algo parecido com meus outros carros normais e muito menos nos Off-road que eu possuo (Defender e Pajero Full).
    Defender 90 - 2001 / Discovery 3 Diesel / ex- Samurai Pokėmon

  • #7
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    Bela dica, vou providenciar com urgência, embora o meu nunca tenha dado problema (nunca lavei o motor). Abraços.

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