Postado originalmente por
seifjr
Mausja
boa noite...
sem rodeios: o modulo de transmissão desse carro molhou e tá bixando ou já bixou.
minha historia: no dia 01/11/2013 (isso mesmo, há menos de 60 dias), apos uma viagem de ida e volta SC-SP, meu motor voltou podre de lama.
aí resolvi lavar no patio da minha empresa. ficou lindo, porem após bater a ignição, já deu essa mesma mensagem no painel.
imaginei que quando o motor secasse, no proprio caminho de casa, iria voltar tudo ao lugar.
ledo engano.
o carro dormiu e quando acordou, engatou a reduzida e entrou em um modo chamado "modo de segurança", onde o carro não passa de 60 por hora, nao passa da 3a marcha, nao engata freio de estacionamento, nao funciona o terrain response nem o comendo da suspensao pneumatica.
depois do desespero, corri no meu mecanico e ele zerou a memoria do carro, sem nenhum sucesso e me recomendou ir a land rover.
chegando lá, conversei com os caras que me atendem e o chefe da mecanica apontou para outra v8 que tava no patio e disse: teu problema é igual daquele carro: modulo de suspensao "afogado" em água.
total da brincadeira (modulo novo + mao de obra + software) = 2900,00.
para minha sorte, minha irma foi a disney e eu comprei via internet o modulo e mandei a FEDEX entregar no hotel que ela tava. o modulo no brasil custa 1900 reais e la custou 500 reais.
ou seja, so paguei a mao de obra de empurrar o software pra dentro (a peça vem sem software, porque o mesmo modulo serva na v6 gasolina, v6 diesel e v8 gasolina, porem cada uma com parametro diferente.
OBS: nao adianta ir atras em ferro velho (eu fiz isso), pois a peça vem com chassi gravado na memoria e nao funciona.
OBS2: eu tenho formação basica em eletronica: abri o modulo, limpei com alcool isopropilico e com limpa contato eletrico, porem vários componentes da minha tinham explodido com o curto. se essa tua tá intermitente, vale a pena abrir e tentar limpeza.
OBS3: acabei de pegar uma discovery 2006 a diesel. 1a coisa que fiz no carro: arranquei a bateria, arranquei esse modulo desgraçado e FORREI de silicone de forma que ele NUNCA vai ver agua na vida. aproveitei também e blindei os cabos que interligam no modulo de silicone tambem, tamanha foi minha incomodacao e correria com essa peça filha da p*%ta.
OBS4: as carenagens da bateria e do sistema de fusivel parecem que protegem alguma coisa na discovery. nao se impressione com a aparencia. é so aparencia. a land rover recomenda desde o inicio de 2000 a nao se lavar o motor sob risco de perda de garantia e obvio, danos em componentes eletro-mecanicos.
boa sorte aí na limpeza ! e depois SELA o miserável com silicone.
abc