Luciano,
os primeiros motores Diesel dos LRs tinham corrente no lugar do comando, herança dos modelos gasolina, como todo o resto do motor...
Infelizmente com o desgaste e a vibração, a bomba saía de ponto, foi um desastre, especialmente nos taxis (London taxi) que usavam naquele tempo o mesmo motor.
Uma leve variação de ponto é plenamente tolerável pelo comando, porém não pela bomba injetora. Agora com o common rail a corrente voltou, pois a bomba de alta pressão não é sincronizada. O mesmo é verdade para o Td5, que não tem bomba injetora, cada bico é uma bomba...
Um projeto bem feito de sincronização por correia dentada pode ser brilhante, como é o caso nos motores da Toyota.
Você já escutou algum caso de correria arrebentada em motores Toyota? Só se for erro de instalação. Aliás, no motor 1HZ dos Landcruiser serie 70 africanos, os donos sequer trocam a correia, deixam ela lá para sempre, dizem que dura no mínimo 600mil km...
No LR a coisa não é bem assim...
Abs
Clemente