Postado originalmente por
Tutu Barão
Caros amigos, felizes proprietários de Defender.
Desculpem, minha intenção aqui não é denegrir ou desvalorizar o fantástico veículo que possuem.
Como comentei anteriormente, também estou a procura de uma para a minha própria felicidade.
Apenas gostaria de deixar claro minha observação do mercado dessas maravilhas, que venho acompanhando a alguns meses pelos classificados e lojas.
Antes de tudo, gostaria de ressaltar que valor de mercado real, não é aquele que você acha que vale o seu bem, e sim, aquele em que o mercado esta disposto a pagar. É aquela história do cara que compra um terreno de periferia em bairro pobre e levanta uma casa de 3 andares, coloca piso de mármore, vidro blindex, piscina, torneira Deca e outros acabamentos de primeira. Para ele, a casa vale uma fortuna, por tudo que ele investiu e se dedicou, mas na hora de realmente vender, descobre que não é bem assim. Para vender rápido, tem que adequar o seu valor a realidade do bairro. Ou espera meses, ou até mesmo anos, até encontrar um louco que pague. Por favor, não estou querendo dizer que a Defender é um terreno de periferia em bairro pobre, é só um exemplo de valor desejado/real...
Outro ponto, é que estou comentando sobre os veículos no tempo de hoje, não o quanto eles valerão daqui a 5, 10 ou 15 anos quando uma grande maioria virar sucata e tivermos poucas unidades disponíveis. Estou procurando o carro agora. Torço para que eles se valorizem mesmo, ainda mais depois que comprar a minha... Rsrsrs...
Também não estou falando aqui de veículos de colecionadores, muito antigos ou com placa preta e etc., que se tornam verdadeiras raridades e não se encaixam mais em padrões de mercado, mas de veículos Defender com mais ou menos 10 anos de uso, uma idade totalmente normal para a frota de veículos brasileiros.
Sendo assim, volto a afirmar que o valor de mercado real que tenho observado nas negociações, é sim um pouco acima da tabela FIPE para veículos em bom estado, mas não chegam nem perto dos exemplos que citei anteriormente, verdadeiros pontos fora da curva... Desculpem as palavras, mas na minha opinião, atualmente quem comprar um desses veículo, deve ser louco, desinformado ou realmente esta rasgando dinheiro por ai... Como no momento, acredito que não me enquadro em nenhuma dessas alternativas, vou continuar minha busca por uma viatura em excelente estado, mas por um valor justo.