Amigos, como todos sabem, a rusticidade de nossas viaturas, com pouca ou nenhuma eletrônica nos fascina.
No entanto, quando o que resta de elétrica começa a dar problema, pode ser um pé no saco!

Os projetistas/engenheiros ingleses, quando criaram o chicote e a caixa de fusíveis deviam ter acabado de voltar de um "pub" (

Pois bem. Teresópolis é um lugar que chove sempre, independente da época. Portanto o uso do limpador é constante. Só que, percebi que, ao tentar usar o bendito limpador em um dia chuvoso qualquer, o mesmo não ligava.
Que diabo acontecia?
Depois de tudo olhar, resolvi partir para o mais óbvio: a caixa de fusíveis. Verifiquei que um mísero fusível havia queimado (de 15A). Troquei, o limpador funcionou. Mas, quando fui sair no dia seguinte, o limpador não funcionava de novo. Mas que porra!!!!
Isso se repetiu por umas dez vezes. Haja fusível reserva!
Resolvi olhar mais a fundo e percebi que o mesmo era conjugado com a luz de ré! Isso mesmo, com a ré!

Para quê, pergunto eu na minha inocente ignorância? Tá lá no verso da capa da caixa de fusíveis. Depois de desmontar o limpador umas 500 vezes, parti para a outra ponta do problema: O interruptor da ré. Era velho, meio gambiarrado, colocado em um lugar de fácil, mas trabalhoso acesso (tem que tirar o cubby box, onde o som está ligado).
Bom, encomendei um novo (marca Lucas, cruz credo), pela numeração do Microcat e troquei. Tudo funcionando novamente. Porém, ao engatar a marcha a ré, um "flash" sai da caixa de fusíveis: o car$&*#@ do fusível queimou de novo!!!! PQP!!!!!!!!

Agora vem a pergunta de 1 milhão de dólares: o que, pelos santos e orixás, pode estar acontecendo?
Toda a elétrica foi refeita (o chicote é novo). Não dá para ficar trocando fusível toda hora (se for fazer uma expedição, 25% da mala vai ter que ser ocupada por fusíveis de 15A). Alguém já passou por isso? Minha caixa é a LT77, não sei se a R380 é da mesma forma.