x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0

    Temperatura ideal de trabalho: Como consegui-la?




    Olá a todos.
    Depois da reforma, comecei a rodar com o carro em trajetos próximos (não mais de 100 km) e pela cidade, a fim de testar a viatura. Na estrada ficou sensacional, dando 95 à 100 km/h sem esforço. Não tem chimbre nas rodas, apenas a folga na direção que vou arrumar ainda. A nova suspensão é sacanagem!
    Tem uma ronqueira enjoada, normalmente quando se usa o freio motor, vindo de baixo do carro, que não sei se é normal, pois não comparei com qualquer outra ainda. Todos os fluidos das caixas de marcha, de transferência e dos diferenciais foram trocados pelos especificados.
    O "clank" mencionado em outro tópico ainda não sumiu!
    Mas, vamos ao que interessa no tópico postado:
    Tudo foi trocado: colmeia do radiador nova, troca de todas as mangueiras, substituição do acoplamento viscoso (coloquei original), bomba d'água nova, substituição de todos os fluídos, especialmente de arrefecimento (quase 12 litros 50% x 50% de água desmineralizada e etileno glicol), novo sensor de temperatura (original), nova válvula termostática (genuína), todos os tubos de passagem de água para o aquecimento e respectivas mangueiras.
    Só que a temperatura trabalha "estranha". O ponteiro sempre marca entre o meio e o vermelho, mas a água dentro do vaso de expansão permanece fria (ou melhor, "morninha"), assim como as mangueiras.
    Notei, ainda, um pequeno vazamento que parece vir da junta da bomba d'água, que me obriga a manter uma garrafa com a mistura dentro do carro para manter o nível de água correto.
    O que pode estar ocorrendo?
    Li que a temperatura deve estar no meio do ponteiro (aliás, estou pensando seriamente em instalar um novo, por precaução). Não aguento a po&%$ do Watchdog apitando o tempo todo!
    Alguém tem uma ideia do que pode ser?
    Abs.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    GLMedina,

    vc ajustou o Watchdog direito? Pelo o que vc falou no outro post parece que não...

    Agora uma dúvida. Como vc sabe que a água do vazo está "morninha"? Depois que chega o ponteiro entre o meio e o vermelho vc abre o vaso de expansão!?

    Pelo visto vc tá trabalhando na temperatura ideal (pelo marcador), mas não está confiando na marcação...é isso!?

    Tenta por a mão em cima daquela parte de ferro (esqueci o nome) onde fica aquele bujão/fusível. Vc consegue segurar ali? Se conseguir é pq realmente a temperatura está abaixo do ideal...ou vc é um homem de aço...rsrs

    Abs

    Wald

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    GLMedina,

    vc ajustou o Watchdog direito? Pelo o que vc falou no outro post parece que não...

    Agora uma dúvida. Como vc sabe que a água do vazo está "morninha"? Depois que chega o ponteiro entre o meio e o vermelho vc abre o vaso de expansão!?

    Pelo visto vc tá trabalhando na temperatura ideal (pelo marcador), mas não está confiando na marcação...é isso!?

    Tenta por a mão em cima daquela parte de ferro (esqueci o nome) onde fica aquele bujão/fusível. Vc consegue segurar ali? Se conseguir é pq realmente a temperatura está abaixo do ideal...ou vc é um homem de aço...rsrs

    Abs

    Wald
    Blz Wald!
    Ainda não ajustei o Watchdog mesmo! Lerdeza pura!
    Sim, não há pressão por superaquecimento no vaso de expansão, podendo ser aberto tranquilamente.
    Tenho que saber que parte de ferro é essa, pois nossos motores são diferentes.
    Li que a temperatura de trabalho é de 88º (conforme manuais Land Rover). Para ferver, é um pulo!
    Não estou é confiando no marcador mesmo!
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #4
    Usuário Avatar de KnuppBH
    Entrada
    14/09/2009
    Local
    BSB/DF - BH/MG
    Idade
    43
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Olá Medina,


    Primeiramente, parabéns pela restauração do 110. Acompanhei seu outro tópico e achei muito bacana o trabalho feito.


    Não sei se influencia na temperatura, mas acho que a primeira coisa seria sanar o vazamento da bomba dágua. Mas tenho certeza que isso vc já está planejando..


    Que tal arrumar um termômetro e medir a temperatura da água?


    Como vc trocou tudo dentro dos conformes, pode ser que esteja havendo um erro na medição da temperatura.


    Aí já dá pra ter um ponto de partida mais certo.
    Ou a àgua não está na temperatura correta ou o medidor está marcando errado.


    abraço,
    Pedro Knupp
    LR Defender 110 98

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por KnuppBH Ver Post
    Olá Medina,


    Primeiramente, parabéns pela restauração do 110. Acompanhei seu outro tópico e achei muito bacana o trabalho feito.


    Não sei se influencia na temperatura, mas acho que a primeira coisa seria sanar o vazamento da bomba dágua. Mas tenho certeza que isso vc já está planejando..


    Que tal arrumar um termômetro e medir a temperatura da água?


    Como vc trocou tudo dentro dos conformes, pode ser que esteja havendo um erro na medição da temperatura.


    Aí já dá pra ter um ponto de partida mais certo.
    Ou a àgua não está na temperatura correta ou o medidor está marcando errado.


    abraço,
    Vlw Pedro!
    Acho que é o marcador mesmo. O termômetro que usei foi o dedo mesmo! A temperatura dentro do vaso é ideal para um banho morno em dias frios!
    Por isso ando "bolado" com o marcador de temperatura!
    Abs.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Medina, to praticamente no mesmo barco que você.
    Quanto a sua. Eu já tive essa vazamento pela junta da bomba d'agua, fica entre a bomba e o bloco correto ? é uma junta que chamam de "junta revolver" pelo seu formato. Ali pingava um pouquinho mas o nível mal baixava e não alterava em nada a temperatura, funciona tudo certinho, sempre no meio.

    Com a nova 110 já testei o marcador e ele funciona perfeitamente, inclusive além do teste de aterrá-lo eu coloquei na outra viatura e ele funciona.
    Troquei o sensor de temperatura por um novo e testei o velho ambos funcionam. Meu problema é o contrário do seu, sempre marca no azul e dali não sai. Me disseram pra tirar a válvula termostática e verificar se não furaram ela pro carro ficar mais frio. Esse é meu último passo. Se não der certo vou esquecer disso. Vou tirar o bujão de cima, mandar furar e colocar um sensor de temperatura ali assim como fiz com a outra e ai tenho certeza que vai funcionar 100%.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre Tietsche Ver Post
    Medina, to praticamente no mesmo barco que você.
    Quanto a sua. Eu já tive essa vazamento pela junta da bomba d'agua, fica entre a bomba e o bloco correto ? é uma junta que chamam de "junta revolver" pelo seu formato. Ali pingava um pouquinho mas o nível mal baixava e não alterava em nada a temperatura, funciona tudo certinho, sempre no meio.

    Com a nova 110 já testei o marcador e ele funciona perfeitamente, inclusive além do teste de aterrá-lo eu coloquei na outra viatura e ele funciona.
    Troquei o sensor de temperatura por um novo e testei o velho ambos funcionam. Meu problema é o contrário do seu, sempre marca no azul e dali não sai. Me disseram pra tirar a válvula termostática e verificar se não furaram ela pro carro ficar mais frio. Esse é meu último passo. Se não der certo vou esquecer disso. Vou tirar o bujão de cima, mandar furar e colocar um sensor de temperatura ali assim como fiz com a outra e ai tenho certeza que vai funcionar 100%.
    Alexandre, só benzendo as danadas!
    Engraçado que com o sensor antigo, ela marcava mais para o meio. Com o novo resolveu dar alteração!
    Mas me mande esse esquema que vc vai fazer para colocar o sensor.
    Abs.
    De repente, "aresorvi"!
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
    Entrada
    22/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro/São Paulo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    é simples Medina.
    Saca o bujão de cima e manda no torneiro junto com o sensor de temperatura e manda ele furar na medida do sensor, pode ser qualquer sensor.
    Feito isso é só puxar o fio e um novo marcador no painel. Eu tenho 2 marcadores, um original e outro da Cronomac no MuPod.
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #9
    Usuário Avatar de scadufax
    Entrada
    30/01/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    382
    Agradecimento: 1
    Putz.. temperatura entre meio e vermelho dá até arrepio.
    Ok, pode ser o mafcador, mas recomendo parar e averiguar.
    Perder um cabeçote dá muito preju.
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Viu a válvula termostática.

    Abs
    Sergio

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/09/2012
    Local
    Teresópolis/RJ
    Idade
    53
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bello Ver Post
    Viu a válvula termostática.

    Abs
    Sergio
    É nova. Genuína. Eu acho que é o marcador mesmo. Tb achei um vazamento na mangueira do ar quente. A abraçadeira esta frouxa. Eu apertei e quero ver se a água vai baixar.
    Vou acertando aos poucos. Amanhã vou tomar coragem e acertar o Watchdog.
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #12
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Engraçado que com o sensor antigo, ela marcava mais para o meio
    Cadê o sensor antigo? Testa com ele.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Temperatura de trabalho do motor 14B
      Por mecamaniaco no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 6
      Última resposta: 13/07/2019, 19:00
    2. Temperatura ideal - Pajero GLS-B 3.5 V6
      Por joaoluiswf no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/06/2011, 15:52
    3. Temperatura ideal do Ford 4.9i
      Por Renato Romera no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 21/09/2009, 21:40
    4. Temperatura ideal motor e como medir
      Por jdutra no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/10/2007, 21:14
    5. Motor Falcon 3.6 de F1.000: temperatura de trabalho
      Por Ricardo Bambhoo no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/08/2006, 16:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade