x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Agradecimentos: 0

Radio PX ou PY para Defender

Galera,

qdo comprei minha 90tinha, ela veio com um radio PX Voyager VR94m plus, igual esse que está a venda no ML (Px Voyager Vr94m Plus - R$ 449,99 no MercadoLivre). Como achei ele meio grande (ele estava preso no cubby box não dava pra eu apoiar o braço lá confortavelmente), eu retirei o mesmo.

Agora estou prestes a minha primeira viagem mais longa (mini-expedição) para a Chapada Diamantina e achei prudente (ainda mais com todos os "Pepinos" que vem acontecendo com a minha VTR) ter um rádio no carro.

Minha dúvida agora recai em qual tipo comprar. PX ou PY?

Já li algumas coisas no forum a respeito, mas não consegui me decidir. Talvez os que possuem radios em suas VTR possa me ajudar na escolha.

A minha idéia de ter rádio é mais para pedir "socorro" em locais onde não há sinal de telefonia celular do que me comunicar com outras VTR. Mesmo pq vou sozinho com minha namorada nessa mini-expedição.

Achei no ML esse modelo aqui barato: Radio Yaesu Vhf Ft-1900 Homologado - Pronta Entrega - Novo - R$ 479,99 no MercadoLivre

O vendedor me informou que os PX funcionam a uma distância de até 30km ou mais de 2000km e que entre 30 a 2000km, a melhor opção seria o PY mesmo.

Confere isso?

Outra coisa que me "preocupa" e que li é que para ter um PY, tem que fazer um exame na ANATEL e pagar uma taxa anual.

É isso mesmo?

Aguardo sugestões, opiniões, criticas, etc...

Abs

Wald

Ps. eu devo ser doido! Minha VTR com problemas de superaquecimento e eu pensando em equipá-la mais...rsrs

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Wald, realmente os PY são melhores em alcance e qualidade que os PX... muito melhores! O 1900 é um ótimo rádio, mas lembre-se que tudo depende da antena também. O problema realmente é a licença da Anatel para operar esse rádio.
    Ele pode sintonizar as frequencias restritas... Policia, bombeiros, etc... por isso para seu uso tem que ser bem cauteloso. Alguns vem desbloqueados inclusive para transmitir nas frequencias reservadas. Legalmente podemos ouvir as frequencias da policia, por exemplo, mas não podemos transmitir. Mesmo assim precisa da licença de radio amador e se não me engano mais uma, que não sei ao certo. Esse assunto é bem controverso... alguns falam em mais de uma licença, outros não.... alguns falam que dá até cadeia operar sem licença, que a policia pega no pé, carro apreendido, etc....
    Por outro lado, atualmente os jipeiros só usam PY em função de todas as suas vantagens.
    Abs

Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Montes Claros/MG
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Wald, realmente os PY são melhores em alcance e qualidade que os PX... muito melhores! O 1900 é um ótimo rádio, mas lembre-se que tudo depende da antena também. O problema realmente é a licença da Anatel para operar esse rádio.
    Ele pode sintonizar as frequencias restritas... Policia, bombeiros, etc... por isso para seu uso tem que ser bem cauteloso. Alguns vem desbloqueados inclusive para transmitir nas frequencias reservadas. Legalmente podemos ouvir as frequencias da policia, por exemplo, mas não podemos transmitir. Mesmo assim precisa da licença de radio amador e se não me engano mais uma, que não sei ao certo. Esse assunto é bem controverso... alguns falam em mais de uma licença, outros não.... alguns falam que dá até cadeia operar sem licença, que a policia pega no pé, carro apreendido, etc....
    Por outro lado, atualmente os jipeiros só usam PY em função de todas as suas vantagens.
    Abs
    Pois é Sergio, eu li aqui no forum (acho que na parte de radiocomunicação) que para PY tem que fazer um exame (que tem que estudar uma apostila) pra conseguir a licença.

Minha antena é aquela "maria-mole" e deve ter uns 2,70 a 3 metros de comprimento.

Outra coisa que li é que os PY são bons pra comunicação entre VTRs e os PX são bons pra conversar com caminhoneiros e saber condições de estrada, acidentes e tals. Nesse aspecto, os PX parecem melhores se vc for viajar sozinho não?

Pior que não sei nada de radioamador e acho que vou ficar todo confuso pra conversar com alguém...mesmo que pra pedir ajuda...rsrs

Abs

Wald

Usuário
    Entrada
    07/08/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Bom dia colegas,

Ambos os tipos de serviços, PX (Rádio do Cidadão) ou PY (Radioamador), necessitam de autorização da Anatel. No caso dos PX, o procedimento de autorização é simplificado. A principal diferença técnica entre os serviços é a faixa de frequência utilizada.

Outra questão importante é a necessidade de utilização de equipamentos certificados/homologados pela Anatel.

Atenção: é crime desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicação (Lei Geral de Telecomunicações):
    "Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
    Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00.
    Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime."

Abraço,

Henrique
    Toyota Land Cruiser Prado 2007

Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Agradecimento: 1
    Eu tenho um PX na viatura, não tenho licença e nem sei se tem homologação da ANATEL meu rádio... tenho ele a mais de 10 anos e já usei no Willys ... Sempre que uso é em trilha/passeio com mais jeeps que tem em faixa combinada previamente (geralmente canal 16 = 4x4)
    Também uso ele na estrada para escutar os "Macanudos" (caminhoneiros) sobre as condições da estrada e possíveis comandos policiais quando não conheço bem o trecho.
    Quanto a transmitir, a última vez que transmiti foi agora quando instalei o rádio na Defender... provavelmente quem copiou foi algum macanudo. Sempre com educação e pedindo licença para adentrar a conversa. Depois que testei a a recepção e o envio eu logo agradeci e expliquei o motivo de estar falando. Desde então só liguei para escuta. Ando com a antena recolhida (maria mole) o que impossibilita o uso... assim acredito que a policia não vai encanar, com ela baixada se transmitir e tiver em contato com a lata, voce queima a saída do rádio... pelo menos me disseram isso logo quando comprei o radio a 10 anos.
    Quanto ao alcance dele é limitado sim, porém existem repetidoras... eu mesmo uma em Espirito Santo do Pinhal, subi um morro que leva a uma antena num sei de que, fui pois estava molhado e um amigo de Javali CBT me levou com meu Willys... Lá en cima eu recebi conversas de pessoas no Rio Grande do Sul... mas não consigo enviar (a não ser repetindo). Tem quem diz que consegue falar com o mundo todo com o aparelho / antena certos atraves das repetidoras.

O PY é outra história...que conheço pouco pois é Radio Amador e Não Faxia do Cidadão... precisa sim fazer uma prova na Anatel e pagar uma taxa anual para manter seu prefixo nem é caro.
    Eu estou pensando em adquirir um PY porém é bem capaz de optar por um desse tipo como exemplo(Rádio Ht Th-22at Kenwood - Py - R$ 350,00 no MercadoLivre) não com base fixa no veiculo e antena. seria usado para transmitir no mesmo esquema só emergencia mesmo, a escuta é liberada.....até sair uma prova na anatel e eu conseguir a licença. Ai sim partir para uma base fixa na viatura e deixar o portátil com a mulher em casa...kkk
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    é melhor se "espertar"
    agora em fevereiro, indo para Ushuaya, a PRF me parou em Vacaria(RS) e perguntou se tinha autorização para usar radio.
    ainda bem que estava com "LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DE ESTAÇÃO MÓVEL" da Anatel e ainda a carteirinha de
    voluntário da Defesa Civil -Rede Estadual de Emergência de Rádio - REER.
    devia ter perguntado o que aconteceria se não tivesse nada.....mas esqueci
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Henrique, poderia nos ajudar e indicar o que é necessário para essa licença? Pelo que vi somente a de radio amador não é suficiente, certo? Quais os passos para podermos operar o PY?

Obrigado desde já.

Abs

Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    pode ser feito direto com a Anatel, mas aqui em Curitiba é mais fácil ligar na LABRE 32244996 à tarde.
    eles agendam a prova.
    são duas provas para classe "C" COM VINTE QUESTÕES CADA - legislação e técnia-ética.
    tem de acertar 50% em cada uma.
    todas as possíveis questões estão em py2gea apostilas
    abc
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    pode ser feito direto com a Anatel, mas aqui em Curitiba é mais fácil ligar na LABRE 32244996 à tarde.
    eles agendam a prova.
    são duas provas para classe "C" COM VINTE QUESTÕES CADA - legislação e técnia-ética.
    tem de acertar 50% em cada uma.
    todas as possíveis questões estão em py2gea apostilas
    abc

Valeu Henrique!!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

Usuário Avatar de Djalma Inoue
    Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Eu andei futucando aqui no 4x4 e encontrei no forum uma área que o pessoal fala muito de rádio e peguei la este endereço http://www.crarsul.com.br/?id=institu/teste para se fazer provas simuladas, é muito legal e vc aprende muito. Estou pensando em colocar um PX acredito que serve para o básico e estou estudando se vale o custo benefício, gostaria que vcs que usam o rádio dessem uma opinião, sei que rádio amador é igual landeiro é um virus e já estou até ficando com medo de me contaminar rsrsrs

Dá uma olhadinha no forum
    Comunicação via Rádio

Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Henrique, poderia nos ajudar e indicar o que é necessário para essa licença? Pelo que vi somente a de radio amador não é suficiente, certo? Quais os passos para podermos operar o PY?

Obrigado desde já.

Abs
    4X4 Brasil
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Alguem instalou maria mole na Defender?? Qual o melhor lugar???
    Tem outra antena que atende e fica melhor?
    Djalma Inoue
    Land Defender 110 - 2005

Entrada
    09/12/2010
    Local
    Maceió/AL
    Estava futucando na Anatel e é tão fácil tirar uma licença para o uso de PX que não vale a pena não legalizar e andar na clandetinidade extrai algumas informações que estão abaixo:

Os interessados em explorar o Serviço Rádio do Cidadão devem se dirigir a um dos escritórios regionais ou unidades operacionais da Anatel (para conhecer os endereços das representações estaduais da Agência, clique aqui), munidos de Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda, e preencher requerimento próprio padronizado. O requerimento pode ser impresso a partir do site da Anatel (para fazê-lo agora, clique aqui). Caso tenha domicílio fora de uma capital brasileira, o interessado poderá enviar pelo Correio o requerimento preenchido e assinado, acompanhado de cópia da documentação necessária, para a representação regional da Anatel na capital do estado de seu domicílio.

Para obter a autorização do Serviço Rádio do Cidadão é necessário o recolhimento de Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI), por meio de boleto bancário. Atualmente, a TFI equivale a R$ 26,83 para cada estação móvel e R$ 33,52 para cada estação fixa, além dos valores cobrados pelo direito de execução do serviço e pelo direito do uso das radiofreqüências (este último equivalente a R$ 10 por estação).
    Djalma Inoue
    Land Defender 110 - 2005

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Painel para rádio na Defender 110
      Por Alcides Freire no fórum Land Rover
      Respostas: 54
      Última resposta: 26/01/2015, 11:19
    2. Caixa do rádio Defender 2001
      Por mizo92 no fórum Land Rover
      Respostas: 12
      Última resposta: 09/02/2014, 08:21
    3. Antena para rádio px
      Por j.victorfc no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 35