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Hybrid View

  • #1
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por andre.abreu Ver Post
    Reativando o tópico, minha Defender 110 está com algum curto no lado esquerdo que não deixa as lanternas, dianteira e traseira, ligarem! Quando eu troco o fusível ele fica até eu começar a andar ... quando eu começo a andar ele estoura! Sou da Ilha do Governador ... Já levei no Baiano e ele jogou a toalha ... também levei na Auto-Prev e eles também jogaram a toalha! Alguém me indica outra? Obrigado

    Se já foi observado a situação dos soquetes e o encaixe das lâmpadas das lanternas, então pela sua descrição do problema, isso me sugere bastante ser um curto circuito intermitente entre o chicote elétrico e a lataria (ou chassis).
    Isso pode ocorrer quando parte soltas do chicote ficam vibrando e esfregando na lataria ou chassis quando o veículo está em movimento ,e isso vai até que o isolamento do fio gaste pelo atrito e o fio (polo +) encoste no (polo -) que são as partes metálicas do veículo.
    O que ocorre é que existe uma minúscula brecha entre o fio que está descascado e a parte metálica onde fecha o curto circuito,por isso parado não dá problema e quando vc anda com o veículo , a vibração faz encostar e queimar o fusível.
    Por isso esse defeito é um dos mais chatos para se encontrar pois como o teste pelo eletricista de autos é feito com o veículo parado,fica tudo bem no teste e o problema não aparece , fazendo vários eletricistas jogarem a toalha mesmo (já testemunhei muito isso), mas quando vc retorna pra estrada ,circuiteia e queima o fusível de novo.
    Faça o seguinte teste:
    Com o veículo parado, ligue o sistema que está dando problema e com o cabo de uma chave de fenda (isolado) comece a acompanhar todo o chicote elétrico e vá dando umas batidinhas de leve com o cabo da chave de fenda em toda a extenção do chicote (batendo de 2 em 2 centímetros) e prestando atenção para conseguir enxergar uma pequena centelha no chicote (fio) onde ele está encostando na lataria ou chassis.
    Se conseguir encontrar , é só isolar novamente o fio e está resolvido o problema.
    Existe a possibilidade (muito pequena) também de estar ocorrendo um curto circuito entre fiação de polaridade igual (pois é...+ com +) ou seja,a fiação do chicote de um circuito com potência menor (15 amperes das lanternas pequenas) está encostando em um circuito de maior potência (30 a 40 amperes dos faróis, por exemplo) , e como o circuito e fusível menor não tem potência para alimentar os dois circuitos (lanternas e faróis) com o fusível pequeno (15 A.) o mesmo se rompe.
    Nesse caso o teste com o acompanhamento e batidinhas no chicote elétrico é o mesmo , mas vc dificilmente irá enxergar alguma centelha no chicote, mas irá perceber que algo que vc não ligou, irá piscar ou acender (como exemplifiquei com os faróis).
    Aí será mais fácil, se ter a ajuda de outra pessoa que deverão apenas observar (visualisar) outras partes do veículo que poderão piscar sem ter recebido o comando de ligar.
    4X4 Brasil

  • #2
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    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Se já foi observado a situação dos soquetes e o encaixe das lâmpadas das lanternas, então pela sua descrição do problema, isso me sugere bastante ser um curto circuito intermitente entre o chicote elétrico e a lataria (ou chassis).
    Isso pode ocorrer quando parte soltas do chicote ficam vibrando e esfregando na lataria ou chassis quando o veículo está em movimento ,e isso vai até que o isolamento do fio gaste pelo atrito e o fio (polo +) encoste no (polo -) que são as partes metálicas do veículo.
    O que ocorre é que existe uma minúscula brecha entre o fio que está descascado e a parte metálica onde fecha o curto circuito,por isso parado não dá problema e quando vc anda com o veículo , a vibração faz encostar e queimar o fusível.
    Por isso esse defeito é um dos mais chatos para se encontrar pois como o teste pelo eletricista de autos é feito com o veículo parado,fica tudo bem no teste e o problema não aparece , fazendo vários eletricistas jogarem a toalha mesmo (já testemunhei muito isso), mas quando vc retorna pra estrada ,circuiteia e queima o fusível de novo.
    Faça o seguinte teste:
    Com o veículo parado, ligue o sistema que está dando problema e com o cabo de uma chave de fenda (isolado) comece a acompanhar todo o chicote elétrico e vá dando umas batidinhas de leve com o cabo da chave de fenda em toda a extenção do chicote (batendo de 2 em 2 centímetros) e prestando atenção para conseguir enxergar uma pequena centelha no chicote (fio) onde ele está encostando na lataria ou chassis.
    Se conseguir encontrar , é só isolar novamente o fio e está resolvido o problema.
    Existe a possibilidade (muito pequena) também de estar ocorrendo um curto circuito entre fiação de polaridade igual (pois é...+ com +) ou seja,a fiação do chicote de um circuito com potência menor (15 amperes das lanternas pequenas) está encostando em um circuito de maior potência (30 a 40 amperes dos faróis, por exemplo) , e como o circuito e fusível menor não tem potência para alimentar os dois circuitos (lanternas e faróis) com o fusível pequeno (15 A.) o mesmo se rompe.
    Nesse caso o teste com o acompanhamento e batidinhas no chicote elétrico é o mesmo , mas vc dificilmente irá enxergar alguma centelha no chicote, mas irá perceber que algo que vc não ligou, irá piscar ou acender (como exemplifiquei com os faróis).
    Aí será mais fácil, se ter a ajuda de outra pessoa que deverão apenas observar (visualisar) outras partes do veículo que poderão piscar sem ter recebido o comando de ligar.
    Boa!!! ... Vou guardar esta dica! Isto pode acontecer em qualquer veículo. Obrigado e abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Boa!!! ... Vou guardar esta dica! Isto pode acontecer em qualquer veículo. Obrigado e abs.
    Com certeza que sim amigo enasor.

    Inclusive todas as vezes que tive que fazer esse teste, nenhuma vez foi no sistema elétrico de uma Land Rover.

    abç;
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  • #4
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    Se já foi observado a situação dos soquetes e o encaixe das lâmpadas das lanternas, então pela sua descrição do problema, isso me sugere bastante ser um curto circuito intermitente entre o chicote elétrico e a lataria (ou chassis).
    Isso pode ocorrer quando parte soltas do chicote ficam vibrando e esfregando na lataria ou chassis quando o veículo está em movimento ,e isso vai até que o isolamento do fio gaste pelo atrito e o fio (polo +) encoste no (polo -) que são as partes metálicas do veículo.
    O que ocorre é que existe uma minúscula brecha entre o fio que está descascado e a parte metálica onde fecha o curto circuito,por isso parado não dá problema e quando vc anda com o veículo , a vibração faz encostar e queimar o fusível.
    Por isso esse defeito é um dos mais chatos para se encontrar pois como o teste pelo eletricista de autos é feito com o veículo parado,fica tudo bem no teste e o problema não aparece , fazendo vários eletricistas jogarem a toalha mesmo (já testemunhei muito isso), mas quando vc retorna pra estrada ,circuiteia e queima o fusível de novo.
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    Com o veículo parado, ligue o sistema que está dando problema e com o cabo de uma chave de fenda (isolado) comece a acompanhar todo o chicote elétrico e vá dando umas batidinhas de leve com o cabo da chave de fenda em toda a extenção do chicote (batendo de 2 em 2 centímetros) e prestando atenção para conseguir enxergar uma pequena centelha no chicote (fio) onde ele está encostando na lataria ou chassis.
    Se conseguir encontrar , é só isolar novamente o fio e está resolvido o problema.
    Existe a possibilidade (muito pequena) também de estar ocorrendo um curto circuito entre fiação de polaridade igual (pois é...+ com +) ou seja,a fiação do chicote de um circuito com potência menor (15 amperes das lanternas pequenas) está encostando em um circuito de maior potência (30 a 40 amperes dos faróis, por exemplo) , e como o circuito e fusível menor não tem potência para alimentar os dois circuitos (lanternas e faróis) com o fusível pequeno (15 A.) o mesmo se rompe.
    Nesse caso o teste com o acompanhamento e batidinhas no chicote elétrico é o mesmo , mas vc dificilmente irá enxergar alguma centelha no chicote, mas irá perceber que algo que vc não ligou, irá piscar ou acender (como exemplifiquei com os faróis).
    Aí será mais fácil, se ter a ajuda de outra pessoa que deverão apenas observar (visualisar) outras partes do veículo que poderão piscar sem ter recebido o comando de ligar.
    Muito obrigado ... vou providenciar esse teste o quanto antes.
    Defender 110 '98 - Bolt
    Pajero TR4 2010 AUT - Hulk

  • #5
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    Pois é, meu caro Xibiu! ... essa dica foi pro meu caderninho ... juntamente com aquela da cera líquida de sapato no parabrisas!!! Rsrsrs. Quando tiver mais, vai passando!!!! ... Kkkkkk. A propósito, não deixo de ler as piadas que você posta de vez em quando ... mas o que mais me fez rir não foi piada não ... foi aquela troca de comentários entre você e o “bgtn” sobre Pintópolis, Ponta Grossa, etc., lembra-se?. Toda vez que me lembro daquilo, “morro” de dar risada de vocês dois ... Kkkkkk. Abs.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Pois é, meu caro Xibiu! ... essa dica foi pro meu caderninho ... juntamente com aquela da cera líquida de sapato no parabrisas!!! Rsrsrs. Quando tiver mais, vai passando!!!! ... Kkkkkk. A propósito, não deixo de ler as piadas que você posta de vez em quando ... mas o que mais me fez rir não foi piada não ... foi aquela troca de comentários entre você e o “bgtn” sobre Pintópolis, Ponta Grossa, etc., lembra-se?. Toda vez que me lembro daquilo, “morro” de dar risada de vocês dois ... Kkkkkk. Abs.
    Pois é meu amigo, nesse dia tirei o nome da minha cidade do meu perfil........he, he ,he!

    abç;

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