
Postado originalmente por
CGAUER
Regra nr 1:
Sempre bloquear ANTES de entrar no atoleiro. Deixar as rodas derraparem sem estar bloqueado, desgasta e pode danificar seriamente o diferencial central.
Assim como nos eixos, as engrenagens satélites do diferencial central são ajustadas com discos de latão (que é um metal mole). Forçou, eles se gastam e por fim permitem que os dentes das satélites trabalhem com maior folga e em suas extremidades, resultando na quebra de seus dentes ou no pino que as mantém unidas.
Andando numa reta com pneus de tamanho idêntico, o diferencial central não se movimenta. Nas curvas e lombadas ele atua apenas para corrigir esta mínima diferença de giro de cada deixo. Mas na lama, se um eixo patinar e outro não (desbloqueado), pronto o diferencial central terá que fazer um enorme serviço, comprometendo em muito sua vida útil. Por isso que os LR integrais deve sempre usar pneus de medidas iguais, aliás, qualquer 4x4.
Viu atoleiro bloqueie. Saiu do atoleiro desbloqueie. Jamais manobre o carro bloqueado, pode forçar os demais componentes do trem de força. Bloqueie para manobrar apenas se a situação exigir o seu uso, como muita lama ou coisa que o valha.
A operação do bloqueio pode ser feita a qualquer velocidade

Importante: diferente do bloqueio, o engate e desengate da reduzida deve ser feito com o carro parado ou com velocidade absolutamente mínima (0,5km/h), facilitando o engate.
Abraços