Postado originalmente por
Leandro Neves
Boa Noite F,
Esses dias estava lendo uma revista do Arthur Casas, dizendo sobre o seu conceito de arquitetura estar mudando, levando seus projetos para uma linha mais simplista " minimalista ". Disse que as pessoas, com o tempo, começam a priorizar apenas o necessário.
Concluindo: Possuir e guardar poucas coisas, apenas o essencial em um espaço racional.
Vc compraria uma casa de 400 mts de construção, com piscina, lindo jardim, 8 banheiros e 3 cachorros grandes?
É o sonho de 99% das pessoas. Mas quanto custa para manter isso? Vc realmente precisa disso? Tem condições de manter tudo em ordem?
As Land são +- uma sintese de tudo isso!
A maioria das pessoas não irão usar a maioria dos recursos deste carro, mas estão dispostas a pagar pelos custos que ele gera.
Assim como uma casa enorme!
Semana passada precisava transportar um equipamento de um ponto A para um ponto B. 100 Kilos e +- 80x80 cm. Cotei com uma transportadora para ver se valia a pena e me cobraram, levando em conta o valor do equipamento, quase R$ 1.000,00.
Quinta-Feira passada.
Botei o equipamento na Disco e em 2 horas tinha resolvido e economizado MILÃO!
No mesmo dia, a tarde, fui com 4 funcionários para S.P, em uma feira de negócios.
Sexta-Feira 17:00, estava entrando na porteira do meu sitio com tudo que vc imagina, dentro do carro. Só faltou a Sogra e Sogro, que iriam no sábado para Aparecida do Norte.
Se vc for usar o carro. Vai fundo!
Tive problema com a Pajero e gastei quase R$ 10 mil no conserto não programado. Na aquisição da Disco já computei um gasto aproximado de uns R$ 15 mil, numa eventual surpresa. Afinal a Land tem "muitas coisinhas" sujeitas a defeito.
- bolsa de ar
- sistema de injeção
- freios de mão
- motor
- buchas
- sensores
- diferencial roncando
- cubos de roda
Mas até agora com 14 mil KM rodados e com 130 mil KM no odômetro.
Só tive surpresas boas e por enquanto todos os reparos foram feitos com produtos nacionais.
Pastilhas de freio, discos e mangueira do intercooler. Só a troca de óleo e fluidos levei em oficina especializada, para fazer amizade com o pessoal de lá. Caso futuramente precise de algum favor!
Nas rodas e pneus, achei que gastaria uns R$ 5 mil. Gastei R$ 3,5 mil
Nos freios fizeram um orçamento de quase R$ 3 mil. Gastei R$ 1 mil instalados.
Gastei na troca de todos os óleos, fluidos e filtros. R$ 1.300. Esse achei caro, mas tinha minhas razões.
Mangueira do intercooler, eu mesmo consertei. Menos de R$ 200,00. A mangueira na internet ficaria no minimo uns R$ 500,00.
Minhas dicas:
- pague barato
- compre de particular
- não financie
- não faça seguro
- troque as rodas por aro 17"
- faça amizade com um bom mecânico
- tenha tempo para pesquisar e dedicar a seu carro
- tenha outro carro de reserva
- pesquise muito na internet
- fuja das CCS ( ou vá para S.J.do Rio Preto na CCS do Renatão )
Na minha busca, muitos mecânicos relataram, que a Disco é mais barata de se manter que a Pajero.
Esse foi um dos motivos que encarei o desafio, depois de mais de 2 anos de indecisão e muita pesquisa.
Depois de muita cabeçada, vc acaba se acostumando com esses problemas e acaba descobrindo alguns caminhos alternativos.
Tem que estar disposto.
Esta semana chegou o purificador de Diesel da Purifilt, custou R$ 600,00 + instalação. Para prevenir problemas com o sistema de injeção.
Tenho instalado na Pajero e já havia computado esse investimento antes de comprar a Land.
Se tivesse um carro gasolina, não teria que me preocupar com isso!
Se não tivesse piscina, não teria de me preocupar com o quanto de cloro o piscineiro está usando.
Se não tivesse tantos banheiros, não teria de me preocupar com a quantidade de agua e produtos a faxineira esta usando.
Pelo menos na estrada ruim de acesso ao sitio, transportadoras e onibus fretados não preciso me preocupar mais!
E assim vai.