Conforme o carro vai envelhecendo piora até o ponto que a troca dos sincronizadores do câmbio é necessária para evitar arranhões nas trocas. A minha dica é esticar um pouco mais a primeira e pacientemente colocar a segunda ou saltar diretamente para 3a marcha até que finalmente tudo está aquecido.
Em carros mais novos o efeito é menor.
Fato é, nosso câmbio é pesado e requer trocas de marcha bastante lentas para preservar os sincronizados, como fazem os motoristas de caminhão, como se estivessem engatando no tempo.
Abs
Clemente
Pois é...eu dirijo igual motorista de caminhão mesmo . Na hora da troca de marchas, eu passo pelo ponto morto, dou uma acelaradinha e deixo a marcha entrar suavemente (quase no automático...rsrs).
O problema é só na hora de sair da garagem mesmo. Tenho que sair de ré e na hora de engatar a primeira pra descer a rua é um suplício. Quase tenho que dar uma porradinha A segunda a mesma coisa...mas depois que viro a esquina e na próxima redução na outra esquina já está entrando macio de novo...
Tb estou com a minha na terceira, meio lerda... Acho que devo passar as marchas mais lentamente mesmo.. A primeira e segunda e quarta entra sem esforco, a terceira da uma paradinha no meio e entra mas sem barulho.... Devemos passar as marchas lentamente mesmo? É facil de eu mesmo checar o nivel de oleo da caixa??? Acabei d pegar a minha 110.... Abss
Pois é...eu dirijo igual motorista de caminhão mesmo . Na hora da troca de marchas, eu passo pelo ponto morto, dou uma acelaradinha e deixo a marcha entrar suavemente (quase no automático...rsrs).
O problema é só na hora de sair da garagem mesmo. Tenho que sair de ré e na hora de engatar a primeira pra descer a rua é um suplício. Quase tenho que dar uma porradinha A segunda a mesma coisa...mas depois que viro a esquina e na próxima redução na outra esquina já está entrando macio de novo...
Abs
Wald
Ufa. Pensei que era apenas eu que dirigia assim!
Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.