Powered by vBulletin

Retificar ou não retificar o motor que já está fora?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/04/2013, 19:36
    CGAUER
    Pensando bem faria o que o lucar propôs. Verifique a compressão, atentando para a correção de acordo com a altitude. O motor deve estar quente e a bateria e arranque devem estar 100%.

Para fazer a troca de pistões não é necessário remover o motor, logo pode fazer depois.

Abs

Clemente

Citação:

Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Grande Clemente, vc é o cara que eu sonhava em me responder!:palmas:
    Eu já havia comprado a correia dentada original nova e os tensionadores para trocar. Mas valeu pela dica.
    Na verdade, como se trata de uma reforma total, nem sei se posso considerar preciosismo a "retifica".
    Aliás, a única coisa que não comprei foi o kit de pistões, assim como bielas e casquilhos, ou seja, o coração do motor.
    A MO está garantida: Tenho amigo que tem oficina mecânica e o DIY está garantido! Claro que com ajuda.
    Minha dúvida é a de que já que o motor está fora, estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo, esse trato no motor seria a "azeitona da empada".
    O motor não queima nem baixa óleo, portanto antes de tudo, iria verificar a necessidade de tal troca e não trocaria nada à toa (verificar estado dos pistões, cilindro, bielas, comando de válvulas e afins). Sabemos que é mais fácil agora do que montado no carro, não? Se for necessário faria o que precisasse. Depois era só montar tudo novinho!
    Abs.

• 08/04/2013, 20:51
    lucar
    Então a diferença de um mecânico de "confiança" e um mexânico é exatamente isso. O cara que entende, vai fazer todos os testes seguindo a risca o manual de mecânica do motor/veiculo/avião/barco etc... antes de sair abrindo tudo sem motivo aparente. Nunca vi um manual que mandasse abrir o motor para simples conferência com "X" mil kilometros....
    Com testes simples, para quem tem o equipamento de aferição apropriado, até se consegue saber muito do estado geral do motor e a necessidade de troca de alguma peça. Eu acho que - de 300.000 mil KM deve ser feito aquilo que o manual manda. Nenhum manual manda ABRIR o motor para ver se esta ruim. Se atente a isso.
    Por exemplo o teste de compressão te mostra o estado dos cilindros/pistão e anéis.... não tem que abrir nada
    Teste de pressão do óleo indica desde falha ou fadiga da bomba até mesmo se as bronzinas estão gastas/riscadas....não abre nada
    Caso indique pressão de óleo baixa, confere a bomba, estando nos padrões, pode abrir o carter e olhar as bronzinas de biela... somente retira o carter (uma junta que se usa...)

Eu não acho necessário, minha opinião, abrir o motor sem ter um motivo comprovado. O principal voce esta fazendo "estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo,". Muitas vezes a retifica não fica como o esperado. Motor já amaciado é motor que você pode confiar..... já esta tudo casado! Retificado por melhor que seja, nunca vai ser como saiu de fabrica ainda mais um 200TDI com pedigree inglês!
  • 08/04/2013, 21:04
    GLMedina
    Citação:

Postado originalmente por lucar Ver Post
    Então a diferença de um mecânico de "confiança" e um mexânico é exatamente isso. O cara que entende, vai fazer todos os testes seguindo a risca o manual de mecânica do motor/veiculo/avião/barco etc... antes de sair abrindo tudo sem motivo aparente. Nunca vi um manual que mandasse abrir o motor para simples conferência com "X" mil kilometros....
    Com testes simples, para quem tem o equipamento de aferição apropriado, até se consegue saber muito do estado geral do motor e a necessidade de troca de alguma peça. Eu acho que - de 300.000 mil KM deve ser feito aquilo que o manual manda. Nenhum manual manda ABRIR o motor para ver se esta ruim. Se atente a isso.
    Por exemplo o teste de compressão te mostra o estado dos cilindros/pistão e anéis.... não tem que abrir nada
    Teste de pressão do óleo indica desde falha ou fadiga da bomba até mesmo se as bronzinas estão gastas/riscadas....não abre nada
    Caso indique pressão de óleo baixa, confere a bomba, estando nos padrões, pode abrir o carter e olhar as bronzinas de biela... somente retira o carter (uma junta que se usa...)

Eu não acho necessário, minha opinião, abrir o motor sem ter um motivo comprovado. O principal voce esta fazendo "estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo,". Muitas vezes a retifica não fica como o esperado. Motor já amaciado é motor que você pode confiar..... já esta tudo casado! Retificado por melhor que seja, nunca vai ser como saiu de fabrica ainda mais um 200TDI com pedigree inglês!

Hj cedo pensei nisso. Não vou mexer no que está bom!
    Não baixa óleo nem queima, então, deixa quieto!
    Mas, como disse o lucar, coisa de "mexânico"!:roll:
    É que depois que a gente faz o curso de mecânica diesel, desmontando e montando um motor OM306 inteiro, fica com vontade de desmontar tudo!:drool:
  • 08/04/2013, 21:24
    lucar
    Aproveita o que aprendeu, baixa o manual de mecânica e de serviço do motor, imprime ele e usa a oficina do seu amigo para fazer todos os testes que o manual manda. Faça uma planilha e compare todos os resultados com os limites de tolerância descritos nestes manuais. Tenho certeza que vai confirmar que seu motor esta "jovem ainda"(kkkkk), ou melhor com as aferições dentro do tolerável e ainda com sobra para rodar o dobro.

Eu também sou um "mexânico nato" desde pequeno concerto desde meu primeiro tico tico até as bicicletas, mobiletes, motos, carros, jeeps.... claro que nem tudo sai como imaginamos..kkkk mas é ai que esta a graça! Vivendo e aprendendo.

P.S. fugindo ao tópico, eu tenho aqui na fila para "MEXANIZAR" kkkkkk....reformar/restaurar (depende das peças originais que conseguir) uma CB 400II ano 83, outra é uma XL 250R japonesa ano 83 (só não acho um cabeçote para ela, já esta até jateada para pintura toda retificada), meu willys que sempre estou revisando e precisa de um pequeno reparo no chassis e suspensão, a Land que estou terminando a tapeçaria dela depois de isolar tudo com manta e instalar umas coisinhas ainda falta um monte de perfumes kkkk.... Tem até uma geladeira GE anos 50 que já coloquei para funcionar/gelar, porém falta funilaria (kkkk) pretendo personalizar com as cores de corrida da Harley Davidson (laranjão...e quadriculado com um belo logo) ou fazer original para vender.... Fora as 101 peças para os protótipos que tenho em mente, mas não sairão do papel ainda....kkkkk
  • 10/04/2013, 09:27
    Mad Bahia 4x4
    Ramires,
    Infelizmente não tenho nenhuma indicação para Freelander, se quiser consertar Defender indico Jorge q fica em Vilas do Atlântico ou Fábio (ex-GDK) q fica na Baixinha de São Gonçalo (Av. LEM).
    Abçs,
    Mad
  • 10/04/2013, 10:45
    GLMedina
    Citação:

Postado originalmente por lucar Ver Post
    Aproveita o que aprendeu, baixa o manual de mecânica e de serviço do motor, imprime ele e usa a oficina do seu amigo para fazer todos os testes que o manual manda. Faça uma planilha e compare todos os resultados com os limites de tolerância descritos nestes manuais. Tenho certeza que vai confirmar que seu motor esta "jovem ainda"(kkkkk), ou melhor com as aferições dentro do tolerável e ainda com sobra para rodar o dobro.

Eu também sou um "mexânico nato" desde pequeno concerto desde meu primeiro tico tico até as bicicletas, mobiletes, motos, carros, jeeps.... claro que nem tudo sai como imaginamos..kkkk mas é ai que esta a graça! Vivendo e aprendendo.

P.S. fugindo ao tópico, eu tenho aqui na fila para "MEXANIZAR" kkkkkk....reformar/restaurar (depende das peças originais que conseguir) uma CB 400II ano 83, outra é uma XL 250R japonesa ano 83 (só não acho um cabeçote para ela, já esta até jateada para pintura toda retificada), meu willys que sempre estou revisando e precisa de um pequeno reparo no chassis e suspensão, a Land que estou terminando a tapeçaria dela depois de isolar tudo com manta e instalar umas coisinhas ainda falta um monte de perfumes kkkk.... Tem até uma geladeira GE anos 50 que já coloquei para funcionar/gelar, porém falta funilaria (kkkk) pretendo personalizar com as cores de corrida da Harley Davidson (laranjão...e quadriculado com um belo logo) ou fazer original para vender.... Fora as 101 peças para os protótipos que tenho em mente, mas não sairão do papel ainda....kkkkk

Putz, tá que nem eu!:shock::confused:
    Além da 200, estou terminando a reforma de uma Suzuki DR 650 RE 95 (já tem mais de um ano). Acho que nesse fim de semana fica pronta.
    Isso parece doença! Mal curei de uma, e já estou pensando na próxima que vou fazer.
    Abs.
  • 04/07/2013, 03:17
    Leo Couto
    Citação:

Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Putz, tá que nem eu!:shock::confused:
    Além da 200, estou terminando a reforma de uma Suzuki DR 650 RE 95 (já tem mais de um ano). Acho que nesse fim de semana fica pronta.
    Isso parece doença! Mal curei de uma, e já estou pensando na próxima que vou fazer.
    Abs.

Então patrocina a minha Pajero. :lol:
  • 04/07/2013, 11:27
    Marado
    Citação:

Postado originalmente por Leo Couto Ver Post

Bem baiano isso... LOL
  • 04/07/2013, 12:35
    GLMedina
    Citação:

Postado originalmente por Leo Couto Ver Post

Grande companheiro Jalapenõ!
    Felizmente, quem tem filho com bigode é gato!
    Mas se quiser dicas, estamos aí, afinal, vai que rola um comboio em 2014 lá pro camping do Vicente!
  • 04/07/2013, 13:19
    Casa da transmissão4x4
    Pessoal só para deixar minha opinião: eu tive um problema foi com minha ranger 2.5 que e o mesmo motor da Land mais antigas, esse motor estava baixando oleo com cerca de 374000 km, logo quando desmontei ele ví que precisava de uma retifica, então ao invez de retificar e mater o 2.5 eu preferi passa-lo para 2.8, ficou outro carro para viagens e passeios...............Então se o motor não esta baixando oleo eu acho que não compensa, mas se for mexer passa logo para 2.8.

att.
    Danilo.
  • 04/07/2013, 15:53
    Moacirdias
    eu colocaria um motor mais forte, e commo esse esta funcionando ainda da p fazer um troco nele
  • 04/07/2013, 20:34
    Casa da transmissão4x4
    Citação:

Postado originalmente por Moacirdias Ver Post
    eu colocaria um motor mais forte, e commo esse esta funcionando ainda da p fazer um troco nele

Pois é, mas têm que colocar tudo na ponta do papel, passar para 2.8 não envolve nenhuma adaptação, trocar o motor já teria que fazer isso, então os custos ficam muito alto. E uma questão a ser bem pensada.
    Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:24.