Pessoal como todos sabem as barras de direção das Defenders nao tem exatamente a resistência característica desse lendário off-road.
Uma solução comumente encontrada e a troca das mesmas por Barras de Direcao HD, mais nao podemos dizer que essa e uma solução muito acessível. (recentemente recebi uma cotação de R$1400,00 reais e 60 dias para a entrega).
Analisando essas barras de direção HD fiquei me perguntando o por que elas sao tao caras! já que elas nao tem nada de especial.
Fiquei entao com vontade de fazer um DIY e fabricar uma por aqui mesmo. (creio eu que com no máximo 1/3 do valor seja possível fabricar as 2 barras)
Eis a minha idéia:
__________________________________________________ ________________________________________
1 -Encomendar os terminais com graxeira (3 ao total).
Barra de Direção em frente ao eixo (encaixa no braço pitman)
Terminal RH _____________ RTC5869
Barra de direção traseira (vai de roda a roda)
Terminal RH ______________ RTC5869
Terminal LH ______________ RTC5870
__________________________________________________ __________________________________________________ ___
2 - Comprar barras maciças de aço, opções:
Aço 1018, 1020 ou 1045.
Barras terfiladas ou laminadas.
__________________________________________________ __________________________________________________ ___
3 - Levar as barras e os terminais para um torneiro e pedir para usina-las para o tamanho necessário fazendo também as roscas na extremidade de cada barra.
* Alguém sabe a espessura das barras HD vendidas pela Bearmach ou qualquer outra marca?
* Alguém sabe com certa precisão o peso das mesmas? (sabendo a espessura e peso podemos chegar na liga de aço utilizada)
* Será que alem de serem barras maciças elas também sao temperadas, o que melhora as propriedades da liga em questao ?
* Algum entendido em processos industriais mecânicos sabe me dizer qual a melhor barra, terfilada ou laminada?
Creio que esse seja um assunto de interesse de muitos, entao caso venhamos a conseguir equacionar uma boa barra DIY penso que essas barras poderão se tornar um up-grade muito comum entre nos landeiros.