Mas ele teve o problema tb e soldou..rs...
Versão Imprimível
Pois é, acho que folga no diferencial não é normal. O que é , digamos , comum é a folga na tulipa/semi-eixo nos 110 pelo desgaste do sitema após algumas dezenas de milhares de km. Dai você tem basicamente 3 alternativas: conviver com o tranco até o sistema se desgastar totalmente, trocar o conjunto de tempos em tempos (mas ai vai ter que conviver com o tranco em maior ou menor grau dependendo do tempo das trocas), ou soldar. Como estes trancos me irritam eu, após pesquisar bastante nas possíveis consequencias da solda, adotei esta opção. A Ashcroft transmission oferece uma quarta alternativa que é retrirar o retentor de óleo da ponta do semi eixo deixando o óleo banhar o estriado do semi-eixo mais tulipa (eles dizem que o desgaste se dá pela corrosão e faltad e lubrificação do sistema). Agora se funciona eu nunca vi alguem que testou para dizer.
Já os 90 nào apresentam este problema pois já são "soldados"de fabrica. Então os trancos devem estar nas folgas das engrenagens (diferencial, caixa de tranferência) gerando CLANKS mais metálicos, ou nas buchas ou ball joint da suspensão gerando CLUNKS mais abafados.
Abs
Sergio
hehe...bom pelo menos fico mais tranquilo, na minha com certeza, segundo nossas teorias sonoras, é nas buchas e ball joint, serviço que está na lista de "tarefas" futuras, menos mal que se fosse no diferencial...rs
Pois então companheiros...
Veja se podem me ajudar nessa minha situação:
Depois de ter feito um passeio bem leve com o Jipe neste final de semana, o carro começou a fazer um barulho de pancadas, do tipo de batendo a porta traseira quando passo em qualquer ondulação no asfalto. Coisa que antes não fazia.
A cerca de dois meses atrás troquei todas as buchas. Buchas do Tirante, Apanhard, amortecedores, Inferior, do Coxim e etc. Entretanto faltou as duas buchas da barra "A" e o pivô. Acredito que este seja o problema. Agora é foda né?! Por que o mecânico não viu isso e já não colocou no pacotão acima na época da primeira manutenção??? vai saber...
Ontem dei uma verificada nas "partes baixas" do 110 e além de concluir que o pivô e as buchas da barra "A" já estavam comprometidas, pude observar que há uma folga no diferencial dianteiro para o central, (girando com a mão aquela barra de ferro que esqueci o nome, que conecta os dois). Como é feito este ajuste?
Levei no mecânico e o mesmo me confirmou que vou ter que fazer os dois serviços. Troca de peças da Barra "A" (buchas e pivô) e ajustar a folga no diferencial que, segundo ele, não terá troca de peças e sim serviço de M.O.
Quanto a troca das buchas e pivô, vejo que eu não tenho condição de mexer nisso aqui em casa (pelo menos acredito), mas será que esse tal "ajuste" da folga eu consigo fazer? Quais ferramentas usar? Sou um pouco "estagiário" em DIY mas já fiz várias manutenções que se fosse levar pra oficina, com certeza seriam aquelas famosas facadinhas no lombo.... hehehehe
Abrasssssss
Carlos,
O cardã naturalmente tem uma certa folga, aproximadamente 1/4 de volta. Antes de mexer nos diferenciais, faça primeiro o serviço das buchas e do ball joint na barra A.
Ao fazer um serviço por vez fica mais fácil para você identificar os sintomas de desgaste que cada componente apresenta, facilitando assim, no futuro, os diagnósticos.
[]´s
Rafael
Oi Carlos,
Com certeza trocar as buchas e o pivô da barra A é mais fácil que desmontar o diferencial. Para fazer o serviço no diferencial você vai precisar de ferramentas que muitas vezes não temos em nossa caixa de ferramentas.
Também tenho essa folga na minha Defender 110 e pelo que já investiguei a maior culpa é das tulipas. Acho que vou acabar soldando elas para diminuir as folgas no sistema de transmissão.....porém acabar totalmente com essa "característica " da Defender é muito difícil.
Boa diversão com seu DIY!
Olá amigos, possuo a minha defender ha dois anos e ela sempre teve esse CLUNK, nao é a toa que ninguem poe a mao nela rsrsrsr
Estive conversando com o mecanico e ele me falou que isso é natural de Defender! e que pra sanar uns 90% desse problema, seria necessário a troca das tulipas, semi eixo traseiro... soldando acredito que seja a melhor opçao!!!
Porém, farei o serviço completo assim que nao tiver mais jeito rsrsrss e com certeza, vou morrer em uma grana forte!
Em relação ao diferencial, quando estou em lenta, escuto um pequeno barulho de folga tb.
Grande abraço a todos.
Oi Alexandre, o Bello te respondeu? Estou aqui no Rio e tb quero soldar, mas não conheço quem faça o serviço. Alguém sabe? grato