
Postado originalmente por
Renato Fraga
Bom, andei um pouco ausente, mas posso tentar explicar melhor o que escrevi lá atrás.
Junta CV ou constant velocit joint, é um dispositivo permite articular o eixo cardã, sem que o mesmo sofra com vibrações. Na prática, funciona exatamente como uma junta homocinética, o que é inclusive utilizado no eixo cardã de alguns veículos, mas por se tratar de um dispositivo mais sensível, fica mais suscetível a apresentar problemas em veículos para uso mais severo.
Homocinéticas são encontradas nos cardãs dianteiros de Rangers e algumas Grand Cherokees. Juntas CV encontramos originalmente equipando Troller, Cherokee XJ, Wrangler, Toyota Hilux até 2004 entre outros.
Este dispositivo sempre é necessário quando existem ângulos desfavoráveis entre o pinhão do eixo e a saída da transmissão.
É fato que em ângulos acentuados, as juntas universais perdem eficiência, mas isso ocorre mais por dissipação de forças do que qualquer outra coisa. POrtanto, se em um eixo cardã convencional, os ângulos observados em suas duas extremidades forem iguais, não existe razão para o eixo cardã vibrar. Uma cruzeta trabalha oscilando enquanto redireciona a força que passa por ela. Essa oscilação está diretamente relacionada com o seu ângulo de trabalho. Quanto maior o ângulo, maior sua oscilação. Sendo assim, estando ambas as cruzetas trabalhando na mesma oscilação, mesma frequencia portanto, uma anula a vibração da outra. Se os ângulos estiverem diferentes, as oscilações serão diferentes, e a frequencia diferente, gerando o que o Clemente fez referência de vibração ressonância harmônica.
A homocinética, desvia a força que passa por ela sem oscilar, o colar das esferas trabalha sempre na mesma posição, sem gerar vibração portanto.
A junta CV, como possui 2 cruzetas engrenadas, ambas obrigatoriamente sempre descreverão ângulos idênticos, conseguindo então desviar a força que passa por elas sem gerar vibração. MAs não acaba por aí, pois existe ainda a cruzeta da outra extremidade, que se esta não estiver em ângulo zero, vai ocorrer vibração também.
Por isso que digo que não é tão simples remover um cardã com junta CV e colocar um convencional com cruzetas. Originalmente, o ângulo do eixo em relação à transmissão pode ter uma certa diferença de ajuste.
Na pratica, o que temos é isso:
Cardã convencional:
Cardã com CV:
Agora, em minha humilde opinião, não vejo razão alguma para importar um eixo cardã da Inglaterra, ou de qualquer outro país.
É uma peça que pode perfeitamente confeccionada em qualquer oficina especializada. Não vai custar mais de R$500,00 cada eixo devidamente confeccionado.
Abraços a todos