Pra quem tem espírito de Professor Pardal, vou postar minha saga na elaboração de um snorkel DIY.
Tudo começou quando decidi pelo equipamento produzido pelo Fabrício da FABRICO, liguei para ele para comprar o dito e ele me informou que infelizmente não produzia mais devido a baixa demanda. Ele também me disse que havia algumas peças avulsas sobrando e que poderia me vender caso eu desejasse fazer um DIY. Fui até a oficina dele peguei umas dicas e saí de lá matutando um pojeto para a parte principal do snorkel que era a flange que faz a interface da parte interna (motor) com a parte exterma (ambiente). Fiz alguns desenhos em escala e em alguns dias fui ao ferro velho e comprei um tudo de 3"e uma chapa de 3,00 mm para fazer a tal flange. Cortei dois pedaços de tubo - um a 30º (externo) e outro a 45º (interno), cortei a chapa conforme a tampa de plastico superior do para lamas fiz um estudo dos angulos ideais para posicionar os tubos na chapa soldei tudo e finalmente saiu a flange conforme as fotos.Snorkel DIY-p1040612.jpgSnorkel DIY-p1040613.jpgSnorkel DIY-p1040616.jpgSnorkel DIY-p1040630.jpgSnorkel DIY-p1040633.jpgSnorkel DIY-p1040635.jpgSnorkel DIY-p1040640.jpgSnorkel DIY-p1040644.jpg

Na semana passada fui de novo falar com o Fabrício e comprar as peças que ele havia me oferecido: tubo da chaminé, o chapéu da chaminé, as abraçadeiras para fixação do tubo na coluna da viatura. Tirei algumas dúvidas e fui na casa de borrachas comprar os magotes externo e interno.
Finalmente no sábado fiz a instalação completa do snorkel e ficou bastante satisfatório o resultado :Snorkel DIY-p1040647.jpgSnorkel DIY-p1040649.jpgSnorkel DIY-p1040650.jpg.

Toda tubulação usada é de 3" garantindo um bom fluxo de ar para o filtro. É isso, qualquer dúvida ou dica estou à disposição.