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Convex Datacenter
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  • #1
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    27/02/2009
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    Post Adaptação motor 2.7 da besta ano 96 na sportage 2001 tdi




    Bom desculpe pois sou iniciante em postagem nesse forum pois sou usuario a algum tempo mas nunca postei nada sempre obtive as respostas de outros usuarios.
    Pois bem vamos ao que interessa tenho uma sportage ano 2001 tdi a mais ou menos um ano e meio e desde que comprei foi so dor de cabeça com o motor ja esquentou ja ferveu ja bateu duas vezes e agora resolvir dar um basta, tenho um pouco de conhecimento de mecanica devido a inumeros carro que eu ja tive, então resolvir trocar o motor mazda por um motor vn 2.7 da kia tambem e ja estou nisso a mais ou meno tres meses a maior dificuldade que estou tendo e com relação ao flange pois o motor e maior e não dar para colocar flange então estou fazendo outra capa seca para ocupar menos espaço, ja esta bem adiantado todo o projeto se for do interesse de alguem em poder partilhar essa ideia me ajudar e eu tambem ajudar quem tiver alguma duvida e so participar

  • #2
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
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    03/04/2009
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    Motor besta sportage

    Bom dia Aurélho!

    Também estou estudando a possibilidade de colocar o motor da Besta na minha Sportage. A primeira coisa que já decidi é que o motor 2.7 tem de ser da Besta GS 12 lugares, o motor 2.7 da besta antiga, segundo entendidos no assunto, não é muito confiável. Existe uma oficina aqui em Barbacena, que o pessoal já fez várias trocas de motores 2.2, da "Bestinha", pelo motor 2.7 da Besta GS. Garantiram-me que é perfeitamente posivél também na Sportage. Atualmente estou procurando um motor da Besta GS 2.7. Acho preferível comprar um motor ruim e fazer tudo de novo, inclusive a bomba.

    Semana que vem, ou melhor, amanhã, segunda feira, irei ver um motor de uma besta em um desmache aqui em Barbacena, o motor é da Besta GS acidentada, dependendo da situação talvez nem precise fazer o motor todo.

  • #3
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    Ja pensei amigo em fazer isso pois dois motor manutenção intensa e nada satisfeito basta apertar o pe ele abre o bico

  • #4
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por jefferson araujo Ver Post
    Ja pensei amigo em fazer isso pois dois motor manutenção intensa e nada satisfeito basta apertar o pe ele abre o bico
    Isso é uma inverdade.
    O motor da sportage tdi é muito economico de manutenção
    da problema com propietario e ex propietario relaxado, nunca que você vai achar um motor diesel de baixa manutenção como esse,
    eu faço trilhas e meto o pé. Mas pra isso term que ter manutenção preventiva e algumas medida que o motorista tem que ter atenção, como utilizar um outro marcador de temperatura, eu utilizo de mercúrio sem qualquer parte elétrica, pressão de turbina e oleo.
    Essa são as diferenças de piloto e motorista, piloto senta na viatura e só dirigi, motorista conhece seu carro.

  • #5
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    (...) Mas pra isso term que ter manutenção preventiva e algumas medida que o motorista tem que ter atenção, como utilizar um outro marcador de temperatura, eu utilizo de mercúrio sem qualquer parte elétrica, pressão de turbina e oleo.
    (...)
    Tem detalhes sobre esse marcador de temperatura, e como ele foi instalado/acoplado a Sportage?

  • #6
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por rocha.best Ver Post
    Tem detalhes sobre esse marcador de temperatura, e como ele foi instalado/acoplado a Sportage?

    Usei a receita aqui do forum
    na mangueira que vai pra valvula termostatica você coloca o T do tempra, nele tem um buraco pro sensor,
    o marcador/sensor de mercurio você compra em autopeças de trator e caminhões, custa média de 37 reais, cabo de 2,5m.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #7
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    [QUOTE=aurelho;1253591]Bom desculpe pois sou iniciante em postagem nesse forum pois sou usuario a algum tempo mas nunca postei nada sempre obtive as respostas de outros usuarios.
    Pois bem vamos ao que interessa tenho uma sportage ano 2001 tdi a mais ou menos um ano e meio e desde que comprei foi so dor de cabeça com o motor ja esquentou ja ferveu ja bateu duas vezes e agora resolvir dar um basta, tenho um pouco de conhecimento de mecanica devido a inumeros carro que eu ja tive, então resolvir trocar o motor mazda por um motor vn 2.7 da kia tambem e ja estou nisso a mais ou meno tres meses a maior dificuldade que estou tendo e com relação ao flange pois o motor e maior e não dar para colocar flange então estou fazendo outra capa seca para ocupar menos espaço, ja esta bem adiantado todo o projeto se for do interesse de alguem em poder partilhar essa ideia me ajudar e eu tambem ajudar quem tiver alguma duvida e so participar[/QUOTE

    Aurelho, o motor das TDI 2001 são muito bons, confiáveis e mais modernos do que os de qualquer Besta antiga. As Bestas 2.7 exsitem antes da GS (2.7 cara bicuda ano 95 a 97 e GS 98 a 03), portanto se optar por esta mudança, tanto faz se é GS ou não. Não terá turbo e se colocar não aguenta. Todos os seus problemas com o motor original devem se restingir as peças colocadas, "mechanico" RUIM e carinho na área de refrigeração. Te dou vários exemplos de que sempre que houve problemas com estes motores, geralmente a culpa é da devida manutenção rigorosamente em dia e correta.
    Sua dor de cabeça tende a aumentar!!! Cuidado e boa sorte!

  • #8
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    Smile Em resposta

    Primeiro de tudo obrigado por participar e opinar, mas veja bem acho que vc e a primeira pessoa que fale bem desse motor, eu antes de tomar essa atitude sofri bastante e fiz pesquisa boca a boca e olha que foi a muita gente tanto donos de sportage como tambem donos de besta e quase todos foram unanimes em dizer que esse motor nao presta, os que presta são os a gasolina, enquanto eu andei perguntando aos donos de van que tem ou tiveram a besta 2.7 quadrda ano 95 e 97 e tambem as mais novas 2.7 gs e fui ate algumas oficinas e ate mesmo em autorizadas aqui na bahia todos concordam em em dois pontos que o motor 2.7 antigo e mais resistente que motor mais novo da gs, emquanto a mais velha fica devendo em desenhepenho e consumo pois a 2.7 gs segundo as pessoas que tem ou tiveram e mais economicas porem quebra mais que a antiga 2.7 .
    Então foi baseado nisso que optei por esse motor e outra questão foi o espaço tambem pois o motor mais novo, o motor de partida teria que ficar para dentro do carro no lado do carona, alem do que ,quem mais indicado para dar opiniao de um carro se nao um motorista de van e carros de lotação que roda o dia todo com o mesmo em alguns casos chegam a rodar 500 km em um so dia.
    E foi baseado nesses pontos que optei por este motor, minha primeira vontade era colocar um motor MWM 2.8 sprinter mas tinha dois problemas um era falta de dinheiro e outro a falta de espaco fisico em baixo do capo do carro.
    Fica minha opinião para que voces analisem e dem sua opinião tambem

  • #9
    Eu colocaria o VW 1.9 TDI. Já existe a experiência de adaptar o motor AP e ele cabe direitinho no cofre apertado da Sportage. E é um motor muito bom.

  • #10
    Olá amigos do forum que estão quebrando a cabeça com motores kia, resolvi opinar porque tive muita experiencia tanto com o motor 2.2 como o 2.7 GS .
    Eu tenho um rocsta da ASIA que de fabrica vem original o motor mazda 2.2 (motor da besta 2.2) que todos sabem e o pior motor das bestas tanto em potencia como robustez.
    E depois de tanto passar raiva com esse 2.2 caiu na minha mão um 2.7 GS que é melhor em todos os sentidos. Depois de tanto estudar resolvi aproveitar o cambio e adaptar uma flange e colocar o motor de arranque para frente, e como o volante do motor 2.7 GS e muito grande eu decidi colocar o volante do motor 2.2 mesmo. E depois de tudo pronto eu rodei durente 6 anos e digo uma coisa este motor nunca me deixou na mão e bem robusto, já fiz de tudo com ele entrar dentro da agua, trilhas e tudo mais, só acho ele fraco demais na rodovia, já o 2.0 TDI tem potencia de sobra.
    Realmente a besta tem dois motores 2.7, e dentre eles o melhor mesmo e o 2.7 GS, ou 3.0 GS que são bem robustos e manutenção barata.
    Tem foto do motor no meu jipe neste topico na mensagem Nº 16 :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=50944&page=2

  • #11
    Por sorte eu achei fotos do motor depois de tirado para colocar um outro motor . Reparem que o motor de partida e do antigo motor 2.2 e ficou apoiado na flange.
    Há esse motor foi vendio não tem um mês!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-070.jpg   -imagem-071.jpg  

  • #12
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    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    Olá amigos do forum que estão quebrando a cabeça com motores kia, resolvi opinar porque tive muita experiencia tanto com o motor 2.2 como o 2.7 GS .
    Eu tenho um rocsta da ASIA que de fabrica vem original o motor mazda 2.2 (motor da besta 2.2) que todos sabem e o pior motor das bestas tanto em potencia como robustez.
    E depois de tanto passar raiva com esse 2.2 caiu na minha mão um 2.7 GS que é melhor em todos os sentidos. Depois de tanto estudar resolvi aproveitar o cambio e adaptar uma flange e colocar o motor de arranque para frente, e como o volante do motor 2.7 GS e muito grande eu decidi colocar o volante do motor 2.2 mesmo. E depois de tudo pronto eu rodei durente 6 anos e digo uma coisa este motor nunca me deixou na mão e bem robusto, já fiz de tudo com ele entrar dentro da agua, trilhas e tudo mais, só acho ele fraco demais na rodovia, já o 2.0 TDI tem potencia de sobra.
    Realmente a besta tem dois motores 2.7, e dentre eles o melhor mesmo e o 2.7 GS, ou 3.0 GS que são bem robustos e manutenção barata.
    Tem foto do motor no meu jipe neste topico na mensagem Nº 16 :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=50944&page=2
    So por curiosidade como vc conseguiu colocar o volante do 2.2 e o arranque ja que o tamanho e bem diferente e ainda tem a distancia da quemalheira em relação aos dentes do arranque por que eu ainda nao fiz a minha capa seca e talvez possa me ajudar com essa duvida, e outra questao e com relação ao peso do valante para balancear o motor como vc fez isso tambem fico no aguardo uma resposta

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