Só uma duvida Claudio, vc anda com o 4x4 integral?
[]s
(DU)
Versão Imprimível
Só uma duvida Claudio, vc anda com o 4x4 integral?
[]s
(DU)
Entendi, só perguntei pq a sportage não foi projetada pra andar em 4x4 no asfalto, pois isso causará inevitavelmente o desgaste prematuro dos componentes da tração dianteira, aumento no consumo e como no seu caso desbalanceamento precoce do cardã.
[]s
(DU)
Pessoal,
Ha alguns meses fiz o lift na minha Sportage, blz. Só que depois, quando peguei a BR percebi que o carro trepidava muito apartir de 80km/h. Antes do lift não fazia isso. Aí descobri que a cruzeta do cardan traseiro estava meio solta. É porque na oficina, na hora do lift deixei a Sportage no Elevacar sem os amortecedores e o eixo traseiro ficou suspenso pelo cardan que ficou em cima da longarina do chassis. A cruzeta em si não tem folga, a folga é entre o encaixe da cruzeta com o cardan. Aí reparei nas cruzetas das Chevrolet D-20, elas são parafusadas no cardan e as cruzetas da Sportage são só encaixadas??? Como??? Então se tiver alguns parafusos segurando a cruzeta no cardan da Sportage posso até resolver o problema em casa??? Alguém ja fez isso???
Eu to quase comprando uma cruzeta nova, mas a cruzeta que vou trocar não tem folga... Putz! Vou Fazer o que??
Abraço :concordo:
Julio
Se o cardã ficou apoiado na travessa, pelo peso do diferencial existe uma grande chance de ter entortado o cardã, 1 milesimo empenado é o suficiente pra gerar trepidações.
[]s
(DU)
Só complementando e ressussitando o post: Um belo dia resolvi pegar a estrada e ao passar dos 60 km/h o bólido parecia um vibrador gigante (e o pior: eu estava sentando nele!)! Como não estava achando graça nenhuma naquilo (tem gente que gosta), parei numa rampa e fui verificar. O cardã principal tava "desbelengando", sinal de avaria na cruzeta. Bom, resolvi prosseguir os 120 km que faltavam até Teófilo Otoni/MG e lá o mecânico foi taxativo: "Tem que trocar o cardã inteiro, pois não existiam as travas para retirada da cruzeta".
Agradeci, fui embora e parei na oficina de um amigo torneiro. Ele retirou o cardã, retirou a cruzeta (não sei como), fomos a várias lojas de autopeças até acharmos um vendedor entendido e que nos mostrou um modelo que nos atenderia.
O toneiro montou o cardã, (teve que embuchar milimetricamente os copinhos da cruzeta, haja vista ter ficado uma diferençazinha), levamos novamente o carro á rampa e lubrificamos todas as gaxetas debaixo do carro. A viatura virou uma moça. Total: R$ 80,00 da cruzeta, 8 cervejas de Mão de obra (bebi junto, é claro!) e alguns pedaços de frango caipira no boteco da Wanda às margens da BR 116.
Agora tá com um barulhinho parecido no cardã do eixo dianteiro, mesmo sem usá-lo. Diagnóstico: Cruzeta. E lá vamos nós de novo pro boteco!
Trocar as cruzetas é relativamente facil, ja troqueis varias de sportage.
[]s
(DU)