Postado originalmente por
lorpa
Eu passei por um problema parecido.
Acionava o botão do ar condicionado, a luz piloto do botão ligava, o relé que fica no lado do passageiro acionava, que por sua vez ligava a ventoinha, mas o compressor nao acoplava e nem o sistema que mexe na bomba injetora para dar uma acelerada.
Se a tua viatura for a TDI, mede a tensão no solenóide que libera o vácuo que vai para a bomba injetora que acelera enquanto o compressor estiver acoplado. Se estiver OK, vai ter coisa de 11 a 12V.
Testa a válvula, tira ela do lugar e coloca tensão direto da bateria, fique atento ao "clec" de acionamento. Veja se também está retendo e liberando o vácuo, pode assoprar e verificar se está ok. Ao retirar a válvula, atente para a posição das mangueiras para monta-la correntamente depois.
No meu caso, a válvula estava OK, mas nao chegava tensão para o acionamento. Mendia a tensão no conector e aparecia coisa de 3V e oscilava. Quando eu colocava tensão direto da bateria nessa linha, o compressor acoplava e o ar funcionava (cuidado com a polaridade!).
Não consegui resolver o problema de cara. Deixei como estava e uma semana depois notei que o aterramento da bateria estava ruim. Refiz o cabo e o ar condicionado voltou a funcionar. Provavelmente os ~3V que eu media no conector da válvula eram devido ao problema de aterramento.
[]s