x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Agradecimentos: 0

4X4 entrando sozinha

Prezados usuários.

Há tempos visito o fórum para esclarecimento de vários assuntos pois sou ligado ao mundo 4x4 desde sempre. Recentemente adquiri uma Sportage TDI 2001 e tenho percebido que em alguns momentos a tração parece que vai ser acionada sozinha, ou seja, sem nenhum comando. Fico escutando barulhos de engrenagens e pequenos estalos como se estivessem encavalando. Diminuo a velocidade e o barulho pára, sendo que depois fica normal, no entanto o sintoma aparece algumas vezes. Cumpre ressaltar que em algumas vezes aciono a tração e com ela não apresenta nenhuma irregularidade. Percebo também que a luz indicadora da tração (painel) fica constatemente piscando, porém esta ocorrência já é antiga e o sintoma apresentado nunca ocorreu com o dono anterior. Alguém tem alguma informação a respeito que possa me ajudar?

Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimento: 1
    Olá Glicey!
    Já tive este problema em minha viatura e verifiquei que era causado por uma falha da válvula solenóide que libera o vácuo para o acoplamento da roda livre.
    Em condições normais o vácuo fica bloqueado pela válvula, mas quando a mesma é energizada ( alavanca em 4x4 e luz verde acesa no painel ) a válvula comuta e libera o vácuo para o diafragma dos acoplamentos. Em meu caso, a válvula não estava vedando bem e liberando o vácuo todo o tempo. Resolvi com WD40. Ficou funcionando perfeitamente após a intervenção.
    Boa sorte na investigação.

Abç,

Marcus.

Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Olá Marcus! Muito Obrigado pela informação pois, já foi muito esclarecedora; achei que teria que abrir a caixa de redução!!!!!.
    Se for possivel gostaria que me esclarecesse como resolveu o seu problema,foi vc mesmo ou algum mecânico? O que seria o WD40 e onde fica localizada tal válvula? Desculpe pela quantidade de perguntas, mas a necessidade é grande. Um Abraço e desde fico muito agradecido.

Glicey

Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    Citação Postado originalmente por Marcus Pereira Ver Post
    Olá Glicey!
    Já tive este problema em minha viatura e verifiquei que era causado por uma falha da válvula solenóide que libera o vácuo para o acoplamento da roda livre.
    Em condições normais o vácuo fica bloqueado pela válvula, mas quando a mesma é energizada ( alavanca em 4x4 e luz verde acesa no painel ) a válvula comuta e libera o vácuo para o diafragma dos acoplamentos. Em meu caso, a válvula não estava vedando bem e liberando o vácuo todo o tempo. Resolvi com WD40. Ficou funcionando perfeitamente após a intervenção.
    Boa sorte na investigação.

Abç,

Marcus.
    Olá Marcus! Muito Obrigado pela informação pois, já foi muito esclarecedora; achei que teria que abrir a caixa de redução!!!!!.
    Se for possivel gostaria que me esclarecesse como resolveu o seu problema,foi vc mesmo ou algum mecânico? O que seria o WD40 e onde fica localizada tal válvula? Desculpe pela quantidade de perguntas, mas a necessidade é grande. Um Abraço e desde fico muito agradecido.

Glicey

Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Vamos lá Glicey... vou tentar ajudá-lo.
    Minha viatura é TDI 02/03 mas creio que o sistema de roda livre seja igual.
    Pelo que vc descreveu, estranhei apenas o fato da lampada no painel ficar piscando eventualmente, no meu caso isto não acontecia.
    Mas, vamos as respostas:
    Resolvi com meus próprios recursos, foi simples...
    WD40 é um óleo fino em embalagem spray encontrado em lojas de autopeças ou hipermercados, conheço outro produto similar: " white lub".

A tal válvula solenóide fica presa no painel dianteiro escondida atrás da bateria (removendo a bateria o acesso é fácil). Ela é a responsável por liberar o vácuo que vai atuar nos diafrágmas ( um em cada roda) para fazer o acoplamento da roda livre.
    Observe que ao lada da bateria, lado esquerdo existe um reservatório cilindrico metálico, este é o reservatório de vácuo que atende o sistema de freio ( mangueira mais grossa ) e também o sistema da roda livre (uma mangueira mais fina, +- 6 mm ) seguindo esta mangueira fina, vais encontrar a solenóide. Na saída da solenóide continue seguindo a mangueira, vais encontrar um dispositivo em "T" para atender as duas rodas.
    Um teste fácil de fazer, é verificar se existe vácuo após a solenóide ( antes do "T") quando o veículo estiver em 4x2 ( este vácuo só pode aparecer aí, quando o 4x4 estiver acionado ) Para testar, basta desconectar a mangueira e colocar um dedo de leve na extremidade da mesma ( o motor deve estar ligado, obviamente )

No meu caso, a solenóide estava com agarramento e não vedava bem, permitindo assim que o vácuo chegasse nos diafragmas provocando "ameaços" de acoplamento.
    Resolvi da seguinte forma:
    Retirei a válvula da viatura ( para isso, tapei o tubo fino na saída do reservatório para poder continuar usando o carro ) injetei WD40 e utilizando dois fios elétricos, fiquei dando pulsos de 12 v. ( uma bateria ) para obrigar a válvula a comutar a agulha do obturador, fazendo isso vc escuta a agulha funcionando dentro da válvula ( click, click, click... )
    A válvula é blindada, vc não consegue abrí-la.
    Fazendo isso "trocentas" vezes e soprando com a boca até constatar que a válvula voltou a vedar novamente, só abrindo quando energizada.
    A válvula ficou sob a ação do óleo durante 3 dias até desagarrar.

Desculpe se fui muito detalhista na descrição.
    Se precisar mais alguma informação... pergunte.
    Quando resolver, dê notícias...

Abraços e boa sorte.

Marcus.

Usuário
    Entrada
    01/10/2008
    [quote=Marcus Pereira;705729]Vamos lá Glicey... vou tentar ajudá-lo.
    Minha viatura é TDI 02/03 mas creio que o sistema de roda livre seja igual.
    Pelo que vc descreveu, estranhei apenas o fato da lampada no painel ficar piscando eventualmente, no meu caso isto não acontecia.
    Mas, vamos as respostas:
    Resolvi com meus próprios recursos, foi simples...
    WD40 é um óleo fino em embalagem spray encontrado em lojas de autopeças ou hipermercados, conheço outro produto similar: " white lub".

A tal válvula solenóide fica presa no painel dianteiro escondida atrás da bateria (removendo a bateria o acesso é fácil). Ela é a responsável por liberar o vácuo que vai atuar nos diafrágmas ( um em cada roda) para fazer o acoplamento da roda livre.
    Observe que ao lada da bateria, lado esquerdo existe um reservatório cilindrico metálico, este é o reservatório de vácuo que atende o sistema de freio ( mangueira mais grossa ) e também o sistema da roda livre (uma mangueira mais fina, +- 6 mm ) seguindo esta mangueira fina, vais encontrar a solenóide. Na saída da solenóide continue seguindo a mangueira, vais encontrar um dispositivo em "T" para atender as duas rodas.
    Um teste fácil de fazer, é verificar se existe vácuo após a solenóide ( antes do "T") quando o veículo estiver em 4x2 ( este vácuo só pode aparecer aí, quando o 4x4 estiver acionado ) Para testar, basta desconectar a mangueira e colocar um dedo de leve na extremidade da mesma ( o motor deve estar ligado, obviamente )

No meu caso, a solenóide estava com agarramento e não vedava bem, permitindo assim que o vácuo chegasse nos diafragmas provocando "ameaços" de acoplamento.
    Resolvi da seguinte forma:
    Retirei a válvula da viatura ( para isso, tapei o tubo fino na saída do reservatório para poder continuar usando o carro ) injetei WD40 e utilizando dois fios elétricos, fiquei dando pulsos de 12 v. ( uma bateria ) para obrigar a válvula a comutar a agulha do obturador, fazendo isso vc escuta a agulha funcionando dentro da válvula ( click, click, click... )
    A válvula é blindada, vc não consegue abrí-la.
    Fazendo isso "trocentas" vezes e soprando com a boca até constatar que a válvula voltou a vedar novamente, só abrindo quando energizada.
    A válvula ficou sob a ação do óleo durante 3 dias até desagarrar.

Desculpe se fui muito detalhista na descrição.
    Se precisar mais alguma informação... pergunte.
    Quando resolver, dê notícias...

Abraços e boa sorte.

Marcus.

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas pois elas serão de grande valia.

Vou tirar o fds para tentar resolver o problema, apesar de não ter aparecido estes dias, de qualquer forma estarei seguindo suas orientações. Para variar eu mesmo serei o mecânico, tendo em vista não existir (confiar ) nenhum aqui com a especialidade.

Por enquanto agradeço a atenção e futuramente retornarei com os resultados. Acaso necessite de algo, estou em MG a 110 KM de Belo Horizonte.

Abraço.

Glicey

Usuário Avatar de Eduardo Fróes
    Entrada
    11/03/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Glicey, o Marcus está certinho. A única dica que dou é que mesmo a válvula sendo blindada é possível abri-la. Ela tem umas espécies de cravamentos no corpo da carcaça que são facilmentes descravados com um alicate de ponta fina, o metal é macio e fácil manuseio tornando portanto facil fecha-la com uma fenda depois, por exemplo.
    Eu mesmo já abri a minha válvula algumas vezes para limpa-la, pois tive problemas com as mangueiras do vácuo das RL que furaram e o sistema acabou aspirando impurezas e sujando a válvula tornando a vedação ineficiente e/ou intermitente. A válvula aberta é bastante simples, possui um anel o'ring de vedação, uma mola e um embolo que é a vedação da válvula. Só tome cuidado para não perder as peças, se for o caso sugiro abri-la dentro de uma bacia.

abraço e boa sorte, qqer coisa dê um toque...

eduardo
    Sportage 2001/Diesel/Curta/AVM/Destination 225R15

Usuário
    Entrada
    01/10/2008

Interruptor de acionamento da tração

Olá amigos! Alguem sabe onde fica o interruptor responsável por mandar corrente elétrica na válvula solenoide que aciona a tração? Percebi que existe uma na caixa de marcha, no entanto esta parece ser do acionamento da luz de ré. Se alguem souber ficaria grato pela informação.

Glicey

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Glicey Adv Ver Post
    Olá amigos! Alguem sabe onde fica o interruptor responsável por mandar corrente elétrica na válvula solenoide que aciona a tração? Percebi que existe uma na caixa de marcha, no entanto esta parece ser do acionamento da luz de ré. Se alguem souber ficaria grato pela informação.

Glicey
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...16383&page=165
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG

Wink

Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Que beleza...vendo os pequenos problemas aqui postados a respeito do Sportage fico cada dia mais feliz.
    Quem passear pelos papos de outras VTRs vão ver o que é problema, tem motor, caixa, diferencial, elétrica, tração, suspensão e um mundo de outras "firulas" que não temos com o Sportage.
    Sem contar no tanto de grana que eles gastam hehehe!!!
    Dica: rolamentos e retentores são codificados na carcaça e estes códigos são mundiais, ao precisar trocar, vá a uma loja especializada em rolamentos/retentores e não compre de concessionárias e ou lojas de auto peças. Evitem os chineses por favor. SKF, FAG, TIMKEN, INA
    Listas telefonicas ou site Telelistas ajudam a localizar.

Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Ô vizinho, conterrâneo, seguindo a fiação não encontrou?

Usuário Avatar de Yesca
    Entrada
    25/09/2008
    Citação Postado originalmente por Glicey Adv Ver Post

Glicey
    Olá colega. No link que o Edú lhe passou você encontra a foto do interruptor. Nesse final de semana eu tirei ele para averiguar, e o meu estava mesmo com problema. Nem precisei levantar a vtr: deitei por baixo dela, do lado do carona, e logo acima da tomada de força traseira você já encontra o danado. Seguindo a fiação por uns 40 cm tem um conector para retirar o interruptor e testá-lo.
    Fiz o teste e ví que não estava fechando o circuito. Já estava quase indo atrás de um novo, e tive a feliz idéia de testar os dois fios individualmente. Bingo, um dos fios estava interrompido por dentro da capa. Soldei uma emenda no ponto de interrupção e já era. Só que para testar os dois fios (como eu não tenho multímetro), tive que retirar a massa protetora que protege os terminais do interruptor. Depois vou colocar um silicone alí, só para deixar um trabalho mais ajeitadinho
    Com isso a luz do painel, indicadora do 4x4, voltou a funcionar, e o solenóide do vácuo das rodas livres também. Só que, como as mangueiras que levam o vácuo para as rodas livres estavam soltas (quebradas), deve ter entrado sujeira por um bom tempo no solenóide e ele estava entupido. Comecei a injetar WD40 nas entradas do solenóide, e alternadamente assoprar e puxar, até que ele foi soltando e voltou a funcionar.
    Agora falta recolocar as mangueiras que faltam e dar uma boa limpada nas rodas livres para ver se funciona

Abraços.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem