x
Convex Datacenter
Página 13 de 225 PrimeiroPrimeiro ... 3456789101112131415161718192021222363113 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 2694
  • #145

    Furar a válvula termostática




    Robinho,

    A solução que você encontrou contra o superaquecimento me pareceu a mais viável e funcional. Eu gostaria de saber mais detalhes, se possível. Onde devo furar a válvula termostática? Demora muito para o motor aquecer quando está totalmente frio? Em situações extremas, qual a temperatura máxima que o motor atinge?

    Abraço

    Julio

    Sportage 2.2 diesel 96
    4X4 Brasil

  • #146
    Usuário
    Entrada
    17/07/2008
    Idade
    38
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Todos sport's TDI tem esse problema?

    Eu e meu pai estamos de olho num sportage 2002/2003 TDI com 93.000 km originais. O dono do sportage me disse que fez todas as revisões na KIA, dá pra ver que ele cuida muito do carro; estávamos quase fechando negócio quando eu visitei esse fórum e vi os problemas de super-aquecimento, desde entao botei 1 pé atrás sobre a confiabilidade do sistema de arrefecimento do Sportage TDI.

    Minha pergunta é: Todos SPTG TDI tem esse problema mesmo fazendo todas as revisoes(trocando peças do radiador, inclusive a ventoinha), ou depende da mão do dono ?

    Pelo que eu pesquisei nesse fórum, o maior problema é a ventoinha que tem uma gosma termica de acoplamento que perde suas propriedades após uma certa quilometragem, o segundo maior motivo é a bendita valvula-termostática que nao abre para fazer circular a água. Sem contar com o agravante do mostrador de temperatura da água que nao é confiável, sendo necessário instalar um reloginho no painel para mostrar a real temperatura da agua no radiador.

    Tudo isso, para quem estava quase comprando um SPTG TDI, é um pouco assustador, pois meu pai não quer se incomodar com motor do carro super-aquecendo, já temos o Fiat Marea que já dá bastante dor de cabeça com radiador fervendo, o Marea já estamos vendendo p/ comprar o jeep.

    Gostaria de saber das pessoas q tiveram seu SPTG com o problema de super-aquecimento e que sanaram o problema com a troca de peças do radiador (Valvula, tampa, ventoinha, perinha, cebolinha, instrumentos de painel, líquido anti-congelante, etc etc)

    Queremos tbm algumas dicas de como saber se o SPTG que estamos de olho, está esquentando ou nao. Minha ideia inicial antes de comprar o carro, é dar uma volta na cidade lá por 6hrs da tarde, onde o transito é um inferno, outra é testar a ventoinha para ver se o acoplamento dela está legal(deixando esquentar bem o motor, desligar e girar com a mão ventoinha para ver se tá bem preso), e sempre verificar o mostrador do painel para ver se nao passa do ultimo risco antes da metade.

    Alguma outra dica ??

    Valeu pela atençao e a paciencia de ler meu "pequeno" texto !! Hehe!

    Abraço a todos!

  • #147

    Talking

    Queremos tbm algumas dicas de como saber se o SPTG que estamos de olho, está esquentando ou nao. Minha ideia inicial antes de comprar o carro, é dar uma volta na cidade lá por 6hrs da tarde, onde o transito é um inferno, outra é testar a ventoinha para ver se o acoplamento dela está legal(deixando esquentar bem o motor, desligar e girar com a mão ventoinha para ver se tá bem preso), e sempre verificar o mostrador do painel para ver se nao passa do ultimo risco antes da metade.


    E aí amigo, BLZZ!!!

    Eu também tinha todas essas duvidas até comprar a minha a uns 2 meses atras, fiz todos esse testes, rodei por meia hora em transito infernal ao sol de 40º aqui de Cuiabá, questinoei bastante o ex-dono do carro com relação as manutenções e ele me apresentou todas as NFs de trocas de peças em manut preventiva, valvulas termostaticas e liquido do radiador.

    O carro estava com 125.000km e já rodei 10mil e tá tudo OK, vou trocar o acoplamento viscoso por medida preventiva, pois o meu ainda é original.

    Na minha opinião, se você não tem certeza do que foi trocado, compre o carro , troque as valvulas termostaticas e acoplamento viscoso, coloque aditivo de radiador e bons passeios.

    Atée!!

  • #148
    Usuário
    Entrada
    17/07/2008
    Idade
    38
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    "Eu também tinha todas essas duvidas até comprar a minha a uns 2 meses atras, fiz todos esse testes, rodei por meia hora em transito infernal ao sol de 40º aqui de Cuiabá, questinoei bastante o ex-dono do carro com relação as manutenções e ele me apresentou todas as NFs de trocas de peças em manut preventiva, valvulas termostaticas e liquido do radiador.

    O carro estava com 125.000km e já rodei 10mil e tá tudo OK, vou trocar o acoplamento viscoso por medida preventiva, pois o meu ainda é original.

    Na minha opinião, se você não tem certeza do que foi trocado, compre o carro , troque as valvulas termostaticas e acoplamento viscoso, coloque aditivo de radiador e bons passeios."


    Valeu amigo, essa é a minha ideia de pegar todas as notas das revisões do antigo dono e ver se ele já trocou essas peças. Vou questionar bastante o dono do SPTG para ver o que ele me diz sobre essas coisas.

    Já é um alivio saber que o SPTG em Cuiabá (verão 365 dias/ano) nao dá problema de super-aquecer, aqui em Curitiba (verão algumas horas/ano) entao será ainda mais dificil com tudo em ordem !

    Grande abraço.

  • #149
    Celoleko, sou de Ctba e tenho a minha a gasolina. Nunca o ponteiro sequer mexeu do lugar "normal" trilhas, carro carregado rodando devagar, e eu nao tenho muita dó não, piso no bucho mesmo...

    Se o motor está mecanicamente bom, radiador ok, ventoinha acoplando (qq lugar de radiador testa para vc na hora) e a valvula termo ok, nao tem problema.

    Veja, questóes básicas de qq carro. O que engana mesmo é o ponteiro do painel, onde o normal é um palito a baixo do meio. No meio é fervendo...risos

    De resto, é só curtir o carro, além do que, a diesel é outro nivel...torque e consumo ótimos.

    Abraço.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #150
    Ah, tava rodando sem a valvula e saindo cedo com geada o carro sofria com o frio, tendo que colocar jornal na grade do radiador pra evitar muito vento frio na pista e maner o motor mais aquecido...

    Em trilha, qq poça a temperatura despencava, dando choque térmico.

    Coloquei a valvula, em casa mesmo, e ficou outro carro...sem falar na reduçao do consumo!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #151
    Usuário
    Entrada
    17/07/2008
    Idade
    38
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelos conselhos Nava, olha, vc poderia indicar uma oficina que trata bem dos kia 4x4 aqui em Curitiba ? Assim que adquirirmos o sportage, queremos fazer uma revisãozinha no sistema acionamento do 4x4, mas isso já assunto para um outro tópico.

    Um abraço

  • #152
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Robinho,

    A solução que você encontrou contra o superaquecimento me pareceu a mais viável e funcional. Eu gostaria de saber mais detalhes, se possível. Onde devo furar a válvula termostática? Demora muito para o motor aquecer quando está totalmente frio? Em situações extremas, qual a temperatura máxima que o motor atinge?

    Abraço

    Julio

    Sportage 2.2 diesel 96
    Caro Julio,

    Vamos lá, o furo você faz na parede da válvula que veda a passagem de água, é um furinho de no máximo 4mm. O aquecimento do motor totalmente frio, na minha opinião, se demora mais é quase que imperceptível, meu histórico de temperatura máxima foi de 87º, subindo uma serra de 11km, a 95 km/h com 2600 giros, o óleo nesta situação chega fácil aos 120º, ontem fiz o mesmo percurso e a água foi a 85º e o óleo a 117º a 2400 giros, mas tava frio pra caramba e a viatura estava levinha, só eu a patrôa e o guarda-roupas dela. A única coisa que muda de fato com o furo é que a temperatura começa a oscilar para baixo quando a viatura não é exigida, tipo descendo a mesma serra que falei acima, chego no pé da serra com a temperatura nos 75º, mas em condições normais de trânsito, a variação vai dos 79 º até no máximo 85º com ar ligado, o que para mim não é uma variação grande e compensa a tranquilidade de saber que a viatura não vai torrar se a válvula termostática travar fechada.
    Mais dúvidas, fique à vontade.
    []s


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #153

    Furo ou não furo a válvula?

    Robinho,

    Obrigado pela resposta, me tirou essa dúvida. Mas há um detalhe que não citei. A válvula termostática antiga era da marca THOMSON (foto1), e ela não tinha nenhum furo. Porém a válvula nova que instalei há alguns meses, já veio com um furo de uns 3 mm, isso explica a temperatura oscilar para baixo quando não exijo muito do motor. Não tenho uma foto da nova válvula (porque ela esta instalada no carro), mas tenho a caixa (foto2) para comprovar sua “autenticidade”. Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente? Putz, essa pergunta complicou.

    Julio

    Sportage 2.2 diesel 96
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-foto1.jpg   Sportage fervendo-foto2.jpg  

  • #154
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Julio,

    A única coisa que o furo ajuda é no caso da válvula travar fechada, no mais nem ajuda nem atrapalha, pelo menos aqui em Belo Horizonte, onde o clima é um pouco mais quente que aí no sul, mas se eu estivesse no nordeste, nem válvula colocaria.

    Forte abraço!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #155
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Robinho,

    Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente? Putz, essa pergunta complicou.

    Julio

    Sportage 2.2 diesel 96
    A junta queimou devido a aquecimento (mesmo que antigo), falta de aperto no cabeçote, ou cabeçote "bichado" devido a aquecimento...
    Cuidado, verifique bem o sistema de refrigeração do carro

  • #156
    Obrigado Robinho,

    Finalmente minha Sport vai sair da oficina. Depois de alguns testes no cabeçote, foi concluído que precisava apenas plainar, e trocar a junta. Espero não voltar para a oficina e descobrir que alguma microfissura não foi detectada anteriormente no cabeçote. A correia dentada com o esticador também precisaram ser trocados. Ouvi dizer que as Sportage 2.2 diesel não "toleram" rotações acima de 3.000 giros por longos períodos, porque a taxa de compressão fica alta demais e o cabeçote pode não agüentar. Isso é verdade?

    Julio

    Sportage 2.2 diesel 96

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade