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  • #1
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Olá Ana Rita, seja bem vinda
    De uma lida nesse topico que terá uma noção do que verificar http://www.4x4brasil.com.br/forum/ki...-sportage.html
    A sportage é um excelente carro, mas requer cuidados com relação a motor, costuma dar muitos problemas no sistema de arrefecimento que na maioria dos casos tem que fazer o motor, que não é nada barato.
    Peças não são tão dificeis de achar, mas não é qquer autopeças que tem, os custos das peças são parecidos com os dos veiculos nacionais do mesmo porte.
    Qto a embreagem, é super macia, se esta dura é sinal que tem problema ou nos cilindros ou na embreagem.
    Como ja disse, é um excelente carro, mas requer cuidados, se vacilar, ja era, não estou querendo te assustar nem te desanimar, mas é a realidade, como tenho uma e faço manutenção nesses veiculos sei como eles são.

    []s
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    Sportage TDI 2001 Curta
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  • #2
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    Eduarte...obrigada, mas ainda ha duvidas...rsrs!!

    Oi Eduarte, agradeço a atenção!! é andei lendo sobre , e realmente o q mais é falado é sobre aquecimento , ventuinha, radiador, aditivo , compra de medidores auxiliares e etc...rsrs, confesso que , apesar de mulher, gosto desse universo e gosto menos ainda de ser enganada por mecanicos, então sou do tipo curiosa, pergunto td, e tento entender o basico pra n ser passada pra tras.
    Observei alguns conselhos sobre um teste do copo, agora surge a duvida, via alguns dizerem q esse teste deve ser feito com o carro ainda frio, outros dizerem q acelerando o motor... falaram sobre as tais bolhas serem sinonimo de cabeçote ruim, e vi tb, dizerem que basta retirar a tampa e observar se vai borbulhar...do contrario, esta ok.
    Bom, eu irei ver o carro e antes mesmo de ler sobre isso, ja tinha pensado em deixar ele funcionando uns 15 min, parado, pra verificar exatamente essa temperatura do motor, mas n tinha pensado em tirar a tampa do radiador, porem, creio q seja natural q sem tampa ele espulse a agua , n é?! ( desculpe a ignorancia...rsrs). Me ajude nesse detalhe, pois realmente estou tedenciosa ao extremo a comprar esse carro!!
    Bom, apos fazer esses testes e etc, sendo td positivo..comprarei o carro. Ai vem a pergunta, alem de velas, cabos, filtros, correias, oleo, o que mais devo me preocupar em fazer como manutençao preventiva?? troca da agua do radiador?! q pelo q li por aqui, somente agua da torneira n é aconselhado, certo? colocar aditivo é o indicado. Devo fazer algo com o radiador? tirar e mandar varetar ou alguma outra coisa que me proporcione segurança nessa questao de aquecimento?!
    O carro que pretendo comprar esta com 146 mil km, me parece q n era um carro de trilhas, tem gnv. No meu caso a utilização sera mais nos fins de semana, pois trabalho perto de casa, e geralmente n utilizo o meu carro pra ir trabalhar, e mesmo q venha usar, ando 1 km aproximadamente de carro, então o uso vai ser pouco, como falei...ele vai rodar mais de sexta a domingo...rsrs, e qud viajar...q n é sempre! então querido, ja que vc se prontificou em ajudar em sua resposta, e pelo q percebi vc tem uma spt 99, assim como a que pretendo adiquirir, me ajude com essas duvidas que surgiram apos a leitura de mts posts sobre aquecimento.
    Ah, uma pergunta, a TDI é a versao a disem da sptg? pelo que entendi ela é a que dá mais problemas com o aquecimento, ou estou enganada?!
    Meu caro, HELLP... pois eu quero mtoooooooooo comprar esse carro, acho ele um charme, e pelo que andei lendo e vendo, acho q irei me aventurar em trilhas..isso sera um hobby..rsrs!!
    Aguardo mais uma vez sua gentileza em ajudar.
    Att, ana rita

  • #3
    Usuário Avatar de cegandrade
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    04/10/2010
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    Bom Dia, Ana

    Sou de Casimiro de Abreu, bem perto, e comprei a minha em outubro do ano passado.
    Embora tenha comprado ela no rio e nao tinha esperiencia nenhuma em 4x4, pois so fui conhecer o forum depois, eu comprei o carro de imediato por que estava lindo e com 138 mil rodados.
    Depois descobri que mesmo o dono sendo um caro do rio e nao tinha rodado com o carro na trilha ele era um relaxado e deixou muitas coisas por fazer.
    Ainda estou cuidado das pendencias, mais estou super satisfeito com o carro.
    Eu tive que mecher no motor em maio, pois começou a sair um fumaça branca vez ou outra, e quando abriu para fazer o cabeçote, pois o mecanico deu certeza que era retentor de valvulas, tive que fazer quase tudo, pois ele encontrou outras coisas ruins e fizemos logo uma geral, onde foi gasto R$3500,00.
    Do mais é manutenção como qualquer outro carro: Filtro ar, filtro combustivel, filtro oleo, oleo, velas, etc.
    O vidro é sempre um dilema, pois parece um cancer nas viaturas, mais no meu caso como ando quase sempre com o ar ligado, nao causa desespero.
    Caso vc tenha disponibilidade, o mecanico que concera meu carro é o Luiz de Barra de Sao Joao, ele é mecanico Kia a anos. Se for possivel leva o carro em Barra e mostra ele (22-9877-2010).
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

  • #4
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Ola Ana
    Fazer o teste do copo da uma boa ideia sim e tem que ser feito com o carro frio mas não é um teste 100%, tirar a tampa do radiador não vai dar pra saber sobre o cabeçote.
    Mandar varetar o radiador e trocar todas as mangueiras é uma regra, depois é so colocar agua desmineralizada e aditivo organico na proporção de 50%, verifique tbm o acoplamento viscoso da helice do radiador, na duvida troque.
    A TDI é a versão diesel, e infelizmente é a que mais da problemas de arrefecimento.
    Faça como o Cegandrade disse, leve no mecanico que ele indicou, por ser da KIA ele vai saber o que verificar.

    []s
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  • #5
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    FUI MORDIDA PELO BICHO DA 4x4 COMPREI A SPORTAGE E TÔ APAIXONADA!!

    queridos..obrigadaaaaaaaaaaa pela atenção de vcs!!
    Comprei a Sportage, e tô apaixonada...acho q n saio nunca mais dos 4x4..kkkkk!!!!
    Na hora da compra olhei td, e usei mtas das dicas do forum, e ainda levei no mecanico, q disse q o motor esta mto bom, a unica coisa q ta acontecendo que n é nd gravissimo ( segundo ele), ta com sentelha nas velas, entao tenho que trocar 2 cabos e 2 bubinas, ele disse que se eu encontrar so uma parte da bubina,seria mais facil e mais barato ( ele deu um nome pra essa parte, mas n me recordo), segundo ele isso n é algo desesperador, o carro ta ratiando um pouco na lenta na gasolina.
    O mecanico disse q essa sentelha, faz com q o gnv dê aqueles estouros. Ele disse tb que a n resolução desse problema, vai danificando outras peças, inclusive o sensor maff ( e isso eu to fora, sei q é caro).
    Bom, se vcs tiverem algo a me acrescentar sobre isso, como preço, onde encontrar e etc, agradecerei!!
    No mais o carro ta inteiro, td funcionando... O vidro do carona, ta dando uma travada, mas eu já li em alguns topicos q isso é um " problema " da sportage.
    Bom...agora vou estar sempre por aqui!!

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Parabens Ana Rita...
    Não entendi o que o mecanico quis dizer com "encontrar só uma parte da bobina", tendo em vista que são duas bobinas e não são divididas em partes.
    Não é dificil encontrar as bobinas, o mais barato que encontrei foi na CF Imports, se não me engano tava 160,00 cada.
    Agora é só fazer a revisão preventiva trocando todos os itens ja mencionados, dando uma especial atenção ao sistema de arrefecimento e ser feliz.
    Não esqueça de verificar se a tração dianteira esta funcionando e "NUNCA RODE EM 4X4 NO ASFALTO".

    []s
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  • #7
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    Obrigada , estou realmente satisfeita e espero que isso permaneça!!
    Então ele falou que eram duas realmente, mas disse q poderia encontrar so uma parte , ou algo onde ela se encaixa.., n me recordo direito, vou ligar pra ele depois e me informar com mais precisao.
    O radiador e seus componentes, parecem estar bem inteiros, as mangueiras tb... vou tirar umas fotos e postar por aqui, mas ainda essa semana quero trocar a agua do radiador, dar uma limpeza, colocar os aditivos e a tal agua que tds indicam; eu encontro essa agua em qqr lugar ( loja de troca de oleo,auto peças)? qual o melhor aditivo do radiador?!
    Ah uma outra coisa q está acontecendo tb, é que a barra da direçao, acho q é isso, é envolvida por uma borracha, certo?! então..o mecanico me mostrou , parece que ela ta furada, rasgada em algum ponto, pois ta suja de oleo, segundo ele, nd complicado, só substituir essa magueira inteira ou parte dela. Farei isso tb no mais tardar na proxima semana.
    Uma dica que eu quero é sobre as correias, quais existem no carro? quais os esticadores? pois pretendo troca-los.
    O antigo proprietario trocou a bomba d'agua, o mecanico me mostrou, ta novinha..e conforme ele disse e eu acabei descobrindo depois com o proprietario, ele trocou a correia dentada e parece q o esticador dela tb, mas quero saber das outras correias e esticadores, assim..faço logo a troca.
    Sobre o sistema de arrefecimento, qqr dica é bem vinda..n entendo mto de carros, de um 4x4 entao, menos ainda..rsrs!!
    Sobre a tração, eu tive lendo no manual, tem q andar com ela 2L, certo?!
    Se colocar no N..o carro n anda, gostei dissso..vou deixar sempre que deixa-lo estacionado em locais suspeitos, vai que um provavel ladrão tenta roubar e n sabe mexer na 4x4, ou seja...ele n vai conseguir andar com o carro..rsrs.
    Realmente vou queerer entender melhor como usar essa traçao, to meio perdida. Percebi que ao mexer na alavanca..ela liga no painel, e eu deduzo que qud n esta ligada, é pq n ta sendo utilizada, estou certa?!
    Uma duvida é sobre o cambio de marcha, eu achei ele mole... um amigo me disse q tda caminhonete tem o cambio assim... o meu balança para os lados como um joao bobo ( comparativo pra facilitar o que ocorre), isso é assim mesmo?! ou sera trambulador?!
    Eduarte, me exclareça tb sobre o nivel da agua do radiador, ja q ele n tem um reservatorio como nos carros comuns, entao n sei onde é a medida exata dele, pode ficar cheio até a boca?!

    Xiiiiiiii...ainda irei perturbar mto vcs..rsrsrs, mas to adorando essa nova vida off road...

  • #8
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    Segue o site onde vi o estribo !! Caminho das Pedras 4x4

  • #9
    Usuário Avatar de EDuarte
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    As correias são a dentada com esticador e apoio, A/C, D/H e alternador
    Pra andar na cidade a tração tem que estar em 4x2 H, qdo liga a tração acende um indicador no painel mesmo, mas isso não significa que a tração esta funcionando.
    A alavanca de cambio é justinha, se esta com folga é pq as buchas estão gastas, peça pro seu mecanico desmontar e levar pra um torneiro fazer em nylon, é bem simples e barato, vai ficar justinho e demorará muuuuuito pra gastar novamente.
    Realmente não tem reservatorio como nos carros com sistema selado, mas tem um reservatorio de expansão do lado direito do radiador, mantenha-o sempre no nivel e limpo, o radiador pode encher até a boca, mas se for trocar a agua certifique-se de tirar todo o ar do sistema.
    Os estribos procure pelo ano da viatura, mas tome cuidado, os estribos normalmente comercializados não são funcionais, ou seja, não aguentam muito peso.
    Qto ao rack, se tiver que furar o teto não instale, principalmente pq vc mora em região litoranea, em menos de 1 ano ja estará enferrujado.

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  • #10
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    Ah uma outra pergunta, a minha n veio com estribo lateral , eu entrei num site q vi em uma postagem aqui no forum e vi que tem 2 modelos, qual sera o da sportage?!
    E a outra coisa é sobre o rack..acho um charme, achei em um site a venda por 385 reais, acho q é o proprio da sportage, mas andei lendo que tem que furar o teto, fiquei preocupada com isso, furar o teto sem ser na fabrica, sera q isso depois n facilita a corrosao, ferrugem, vazamento de agua?!sei la..!! mas quero mto colocar, deixar ela com mais cara de 4x4!!
    Bom..vou aguardando as dicas de vcs!!

  • #11
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    11/02/2011
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    EDuarte, a dois meses atras troquei as duas bobinas da minha, estavão com trincas na lateral e dando fuga de corrente, procurei e acabei achando, pela metade do preço que estavam pedindo em algumas auto peças, na propria KIA aqui de Curitiba. Então fica a dica de que dependendo tem peça que acaba saindo mais barato na autorizada, mas não é regra, rem que pesquisar e tomar cuidado pra não comprar gato por lebre!

  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Boa Djalma...
    Mas se for só trinca é facil de resolver, as minhas tbm estavam trincadas, eu abri um pouco mais o trinco e enchi com araldite, ficou perfeito, não pula faisca e economizei umas latinhas.

    []s
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