Boa noite,
Estou adquirindo uma Sportage 1999 à gasolina, mas estive dando uma olhada no seu post e vi que tem os manuais de manutenção poderia me mostrar onde consigo.
Att..
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Boa noite,
Estou adquirindo uma Sportage 1999 à gasolina, mas estive dando uma olhada no seu post e vi que tem os manuais de manutenção poderia me mostrar onde consigo.
Att..
ola pessoal sou novo tenho uma esportege tdi ano 2000 comprei com o eixo virabrequim quebrado e agora to enrolado e no aperto andei uns quatro meses adorei o carro hoje esta encostado ja comprei um eixo estander para retificar mas na minha opinião um otimo carro vou demorar mas vou arrumar pois amei este carro e as dicas de vcs que tem experiencia tem muito me ajudado obrigado.
Mariano, boa noite
Comigo aconteceu algo parecido, estou terminando a retifica do motor, levou algum tempo, esta com o meca desde o natal ( presente para ele).
Tive alguma dificuldade para achar algumas coisas como as porcas das bielas por exemplo onde o cara queria vender o conjunto todo, ou o vira que busquei em outra cidade (aqui até achei, mas ao custo de 4,5 não dava para mim).
Aquele parafuso que eh na verdade uma válvula que lubrifica o pistão levei 4 dias procurando, um dos meus havia quebrado. Detalhes, mas, aos poucos estou superando).
Mas, eu gosto muito da viatura, tanto que estou gastando uma boa grana nela.
Dicas são inúmeras por aqui x pesquise bastante e se houver alguma dúvida pergunte dentro do tópico correto, assim suas chances de respostas aumentam e muito.
Tem um pessoal aqui que eh veterano de SPTG e possuem muita experiência.
Se precisar de alguma peças daqui conheci algumas pessoas que tem alguma coisa ainda, posso por vc em contato.
Abs e boa sorte
Bom dia, estou na mesma curiosidade, tem algum modelo ou ano que é mais confiável?
Sobre o aquecimento, é verdade ou nada a ver, podem me ajudar nessa questao da sportage a diesel?
Marcos, boa noite.
Não existe modelo mais confiavel que outro, as Gasolinas são um pouco menos sensível que o diesel com relação ao aquecimento, mas mesmo assim podem sofrer com problemas similares ou outros.
Quanto ao aquecimento, não digo que seja regra, mas, sim probabilidade, um veiculo que não foi submetido a manutenções preventivas e corretivas da forma adequada, possui maior probabilidade de aquecer, enquanto que o contrário a probabilidade é bem menor.
No meu caso o meu aqueceu e perdi a junta, porque? Porque fiz apenas partes do que deveria ter feito, troquei válvula termostática onde coloquei uma 75C de opala 4cc, troquei o liquido de arrefecimento (antigo proprietário usava água apenas), instalei um medidor auxiliar de temperatura, pois, o original é ineficiente. Contudo, o antigo proprietário havia "substituído" todas as mangueiras e mangotes, inclusive me entregou uma ordem de serviço da troca, meu erro foi confiar. Um belo dia andando na rodovia uma mangueira estourou por baixo do radiador e o pior aconteceu, problema da viatura? Nenhum, o erro foi totalmente humano, quando o mecânico desmontou para fazer o cabeçote e trocar a junta viu todas as mangueiras, algumas eram realmente novas e outras, como do ar quente estava muito ruim, a ponto de estourar.
Por via de regra, troque todas as mangueiras, varete o radiador ou troque, substitua o gel da viscofan, troque/verifique a válvula termostática (ela pode estar travada aberta), substitua TODAS as mangueiras inclusive a do ar quente, troque/verifique a tampa do radiador por uma nova e ORIGINAL mesmo que a paralela suporte pressão de 0,9BAR, instale um medidor de temperatura extra (preferencialmente cronomac), instale um monômetro para monitorar a turbina ou verifique as condições desta, a pressão máxima correta é de 0,85 BAR se esta não estiver legal e você exigir do motor este também sofrera com aumento da temperatura e principalmente considere a forma como você dirige a viatura, vi relatos de pessoas que perderam o cabeçote por andar a 155 km/h. Ou forçando em subidas de serra.
lembrando que estas ações são para o sistema original, a quem sugere substituir a hélice por outra com maior número de pás de 8 para 10 do motor maxxion, aumentando o volume de ar deslocado (acho que original são 4.200m³ enquanto que as de 10 pás são de 6.300m³). Substituir o radiador que na diesel são de 3 colmeias para um de 4 ou mais aumentando assim o volume de água etc. No meu ponto de vista são investimentos grandes e que a eficiência é muito mais psicológica que mecânica, claro que há aumento da margem de segurança do motor, mas, se seguir as primeiras dicas com o sistema original poderá ir tão longe quanto.
Para finalizar, no meu caso e acredito que no caso de muitos que tiveram problemas os problemas foram ocasionados por negligência dos antigos proprietários, tudo que passei poderia ter sido evitado. Neste caso finalizo dizendo, o carro é muito bom, mas, requer cuidado, carinho atenção e mãos experientes (no caso do mecânico).
Boa sorte e boa busca.
Bom dia, obrigado pela respostamfdomingues, me assustaram muito com relaçao ao aquecimento, outro fator que preoucupa é a questao de peças de motor, vc sabe que quando vamos comprar algo, dizem que esta perfeito e tudo mais, nas sportage que vi, todos dizem que fizeram motor, motor ta novo etc, conversando com um mecanico de confiança que ja trabalho com ele a algum tempo com os carros que tive, ele me disse que nao saicaro pra lidar com o motor nao, tem muitas peças paralelas, o que vc pode me dizer sobre isso, pode me ajudar nesse comentario?
Boa noite, olhando no fórum, vi algumas coisas sobre o chevrolet tracker a diesel, gostaria de saber se entre o sportage e o tracker, o que seria melhor negocio, podem me dar suas opnioes?
Macos, bom dia.
Desculpa a demora para responder, estou com forte demanda no trabalho, graças a Deus.
Quanto as peças, não são como de um uno ou opala para encontrar, mas, tb não eh nenhum diamante rosa.
Fiz o motor da minha por completo, achei todas as peças em 7 dias com preços bons. Poderia ter reunido tido mais rápido, mas, o custo seria maior.
Por exemplo virabrequim na kivel R$ 5,5 k no importador R$ 3,8, remano R$ 2,7 mas o cara da retifica achou por R$ 1,5.
Tampa do radiador original na css R$ 55 no importador R$ 80.
Vc tem que garimpar mas acha tudo sim, da um pouco de trabalho
Bom dia, 3,800 um virabrequim?,
Caro mesmo heim, imagine um bloco dela entao, estou vendo umas opçoes de comprar quem sabe uma com motor por fazer e outras com motor pouco rodado ( será que original mesmo né ), como te disse, na hora de vender eles dizem que está tudo ótimo.
E quanto a tracker, o que vc acha, entre uma sportage e uma chevrolet tracker, muita diferença em relaçao ao custo benefício?
Pq dizem ser importada tbém.
Li o tópico todo e adorei as dicas. Estou querendo pegar uma sptg pelo bom custo x benefício. Mas ainda estou na dúvida entre a gasolina 2.0 16v ou tdi.
Bem vindo ejunior.
A diesel é mais economica, faz em media 10 km/l na cidade, tem a manutenção um pouco mais cara como qquer motor diesel e mais fraca que a gasolina.
A gasolina a manutenção é mais barata e bebe um pouco mais, uma toda original e bem regulada faz no maximo 8 km/l na cidade.
Se achar uma bem conservada, que é dificil, vai ter poca manutenção, mas se estiver judiada e o dono anterior só usou e não fez a manutenção devida, a dor de cabeça pode ser grande.
Tenho a minha a 8 anos e só tive um B.O. qdo quebrou o diferencial traseiro, de resto apenas desgaste natural e preventiva, só vou vender a minha pq comprei um rocsta.
É uma viatura excelente pra uso urbano e trilhas/passeio, super confortavel e completa.
Como disse, ambas são economicas, mas se aumentar o pneu ja começa a ficar gastona, se agregar peso como bagageiro, estribo, parachoque de aço, guincho e etc, aí é prejuízo no consumo, mas isso em qquer viatura.
[]s
(DU)