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Adaptação de Motor 2.5 TDI HPE na Sportage

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  • 18/03/2013, 15:45
    fguerreiro
    Leandro, como andam os trabalhos?
  • 19/03/2013, 15:12
    RegisBarcel
    Citação:

    Postado originalmente por Leandro-MacaúbaPaisagismo Ver Post
    Fala ae Duran,

    Cara na verdade eu não estou gastando tanto, pois vendi o meu motor original para um cara adapta-lo no willys dele e com este dinheiro inteirei mais um pouco e comprei o motor que estou adaptando e mais a mão de obra. Então vamos lá, to gastando algo em torno de R$5000,00. O ideal é vc ja ter um comprador pro seu motor, pois ai é só vc inteirar mais um pouco no novo. Eu acho que por este valor compensa a adaptação.

    Realmente vai gastar muito pouco!!! Interessante...

    Passa mais detalhes da adaptação... Se não for pedir demais teria como colocar as fotos da adaptação na flange e de como fez pra recuar o cambio?

    Forte abraço e sorte na adaptação!!!
  • 21/03/2013, 17:52
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Fala ae rapaziada da lama! Bom, as fotos da adptação da falnge e do recuo do cambio vou ficar devendo, pois na epoca eu nao consegui tirar as fotoa pq estava acompanhando meu pai no hospital. Ontem ligamos pela primeira vez o motor, mas o arranque quebrou e nem deu pra testar direito, hoje o mecanico estava adaptando o escapamento. O intercooler muito provavelmente deve ficar na parte de baixo, como em algumas viaturas. Como podem perceber ja estou em fase final. Em breve posto mais fotos e mais comentários.
    LAMA!
  • 21/03/2013, 17:58
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Citação:

    Postado originalmente por fguerreiro Ver Post
    Leandro, como andam os trabalhos?

    Os trabalhos andam justos e perfeitos, e em breve estarei com a viatura na LAMA!
  • 28/03/2013, 16:37
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Amigos, enfim liguei o motor...deu tudo certo, que ronco!!! Agora só falta alguns pequenos ajustes...Ainda nao andei com ele, mas creio que na semana que vem ja vou dar uma volta de teste e em breve testerei na lama!!!

    LAMA!
  • 29/03/2013, 08:45
    Glaicon
    Citação:

    Postado originalmente por Leandro-MacaúbaPaisagismo Ver Post
    Amigos, enfim liguei o motor...deu tudo certo, que ronco!!! Agora só falta alguns pequenos ajustes...Ainda nao andei com ele, mas creio que na semana que vem ja vou dar uma volta de teste e em breve testerei na lama!!!

    LAMA!

    Ai de ti se não colocares fotos!
    Ficarás numa masmorra cavando para o vício!:concordo:
  • 30/03/2013, 11:09
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Citação:

    Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Ai de ti se não colocares fotos!
    Ficarás numa masmorra cavando para o vício!:concordo:

    Meu Irmão já coloquei umas fotos ai e aos poucos irei postando mais algumas. De uma entrada no site BODES4x4-Fraternidade Off-Road e se cadastra lá, como vc é de SC fique sabendo que a maioria dos BODES 4x4 são daí, inclusive o Presidente é de Floripa.

    Mas vamos ao que interessa, ontem ligamos a viatura mais uma vez e dei uma volta no quarteirão, cara que tesão que ficou a viatura, mas deu um probleminha na turbina, uns barulhinhos estranhos que ainda nao sei o que é, mas o mecanico já esta vendo o que foi. Acho que semana que vem devo tira-lo da oficina e começar a rodar pela cidade...

    Ah, uma coisa que ainda nao disse, nao sobrou espaço para o intercooler...tentaremos colocar na parte de baixo do motor, se nao der vai sem intercooler mesmo, nao tem problema.

    LAMA
  • 30/03/2013, 11:18
    Carlos A. C. Azevedo
    Ae Leandro, essa é a referencia da termostática que o pessoal postou lá na mit "Sobre a válvula termostática pelas medidas e temp. de abertura a do Gol/Escort - 1.0/1.6 - 1986 até 1997 - motor AE/CHT - gasolina
    código: MTE-Thomson VT248.77
    ou Wahler 3097.77 dá certo na L200:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1784489 (L200 - Composição do Kit Gelo.)"

    E como ficou a temperatura? O radiador aguentou bem?

    Bom que funcionou tudo certinho :concordo:
  • 30/03/2013, 12:55
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Ae Leandro, essa é a referencia da termostática que o pessoal postou lá na mit "Sobre a válvula termostática pelas medidas e temp. de abertura a do Gol/Escort - 1.0/1.6 - 1986 até 1997 - motor AE/CHT - gasolina
    código: MTE-Thomson VT248.77
    ou Wahler 3097.77 dá certo na L200:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1784489 (L200 - Composição do Kit Gelo.)"

    E como ficou a temperatura? O radiador aguentou bem?

    Bom que funcionou tudo certinho :concordo:

    Fala ae Carlos,

    Bom, tirando esse probleminha que deu na turbina, o resto aparentemente esta ok, mas ainda vamos testa-la mais vezes. O que estamos fazendo com ela agora é deixa-la trabalhando para ver como fica a temperatura, as vezes aceleramos, e com esse teste deu tudo bem. Estamos dando pequenas voltas no quarteirão, sendo que tem uma subidão, e deu tudo certo, até a turbina dar problema...Vamos continuar testando e ver o q houve com a turbina. Vou comentar com meu macanico sobre esta valvula do escort, valeu pela dica! O reservatorio extra de agua ainda é original da sportage, mas estamos tentando ver um outro maior.
  • 31/03/2013, 10:01
    lfschmitz
    Perdoem minha intromissão, mas achei o tópico muito interessante!

    Particularmente, acredito ser uma escolha justa e perfeita o motor 4D56 - se não me engano, uma versão desse motor é (ou foi) produzida sob licença pela Hyundai/Kia, e era usado no Kia Bongo até 2010 (versão D4BH com 2476cc = 94cv@3800 e 22,4mkgf@2000 - agora, o Bongo vem com o mesmo motor da Sorento diesel que era vendida aqui até 2009, com 2497cc e "estrangulado" para 130cv@3800). Inclusive, ao procurar-se no Google com os argumentos "4D56 4DBH" aparecem freqüentemente peças intercambiáveis.

    Pode-se dizer até que não descaracteriza tanto o carro quanto, p.ex., um Maxion 2.5 ou um MWM 2.8 faria, alé de ser substancialmente mais leve que ambos. Sendo quase superdimensionado para o peso da Sportage, também deve trabalhar mais "folgado" do que numa L200 (a depender da relação final de transmissão, claro).

    Eu ficaria apenas atento para a ausência do intercooler, pois suspeito que aumenta a chance de superaquecimento (potencialmente resolvido com algum estrangulamento da BI), além de sacrificar a potência. Mesmo que o preço estético exista, talvez seja prudente providenciar um generoso "scoop" no capô, que abrique um gordo resfriador.

    Provavelmente esse projeto exigirá alguns dias de trabalho do meio dia à meia noite, mas o resultado parece muito promissor!
  • 01/04/2013, 07:14
    Glaicon
    Citação:

    Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Perdoem minha intromissão, mas achei o tópico muito interessante!

    Particularmente, acredito ser uma escolha justa e perfeita o motor 4D56 - se não me engano, uma versão desse motor é (ou foi) produzida sob licença pela Hyundai/Kia, e era usado no Kia Bongo até 2010 (versão D4BH com 2476cc = 94cv@3800 e 22,4mkgf@2000 - agora, o Bongo vem com o mesmo motor da Sorento diesel que era vendida aqui até 2009, com 2497cc e "estrangulado" para 130cv@3800). Inclusive, ao procurar-se no Google com os argumentos "4D56 4DBH" aparecem freqüentemente peças intercambiáveis.

    Pode-se dizer até que não descaracteriza tanto o carro quanto, p.ex., um Maxion 2.5 ou um MWM 2.8 faria, alé de ser substancialmente mais leve que ambos. Sendo quase superdimensionado para o peso da Sportage, também deve trabalhar mais "folgado" do que numa L200 (a depender da relação final de transmissão, claro).

    Eu ficaria apenas atento para a ausência do intercooler, pois suspeito que aumenta a chance de superaquecimento (potencialmente resolvido com algum estrangulamento da BI), além de sacrificar a potência. Mesmo que o preço estético exista, talvez seja prudente providenciar um generoso "scoop" no capô, que abrique um gordo resfriador.

    Provavelmente esse projeto exigirá alguns dias de trabalho do meio dia à meia noite, mas o resultado parece muito promissor!

    Desculpe, mas o intercooler não ajuda a esfriar o motor, mas sim o ar na admissão, empurrado pela turbina, gerando mais queima e explosão.
    Fatalmente, gerará mais calor.:concordo:
  • 01/04/2013, 17:37
    Leandro-MacaúbaPaisagismo
    Prezado Irmão Schmitz, exatamente hoje estava conversando com o mecanico e vamos fazer uma tentativa para colocarmos o intercooler, oq teremos que fazer? Vamos tentar colocar o intercooler da L200 no mesmo lugar que ficava o intercooler original da SPTG só que teremos que cortar o caput do motor e adaptar a entrada de ar da S10 que é bem maior e um pouco mais alta, se der certo posto as fotos.

    Resolvi fazer um snorkel também, ja que a viatura ta parada lá....depois tb posto fotos.

    To gostando de ver os irmãos de pé e a ordem dando ideias no meu projeto....

    LAMA
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