x
Convex Datacenter
Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 116
  • #49
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0



    Obrigado pelas dicas Glaicon.
    Segue fotos da primeira viagem com a Sportage (Caxias do Sul - Cidreira - Ida e volta 550 km).
    As fotos foram tiradas em frente ao Parque Eólico de Cidreira - RS.
    -2013-07-28-17.18.02.jpg

    -2013-07-28-17.18.39.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sptg-01.jpg  

  • #50
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Alexandre B. !
    Uma vez em Salta(Arg), por ocasião de uma troca de óleo e filtro em uma antiga ccs da marca(que desistiu da mesma), fiz essa tua pergunta para o responsável da oficina, e a sua resposta foi a de que a Sportage era um bom carro, mas possuia um motor diesel Mazda “muy blando” , referindo-se aos problemas de cabeçote, também lá conhecidos – apesar de um número muito menor de Sptg lá existentes na época....
    Eu sempre usei o carro dentro dos limites de rpm das marchas e de olho na temperatura do motor(embora nas 03 vezes em que eu tive problemas do cabeçote, nunca o painel avisou de que algum excesso de temperatura estaria ocorrendo), e quando surgia uma situação em que percebia que iria forçar o motor, seja andando muito lento, seja com muita RPM, já mudava de marcha, inclusive fazendo bastante uso da 4x4L, desse modo andando quase sempre sem forçar o equipamento, salvo nas vezes em que eu queria me divertir subindo a serra(e que me levaram a abrir o motor...!). Enquanto fiquei com a Sptg, a única alteração que empreendi no tocante ao funcionamento do motor foi a da aplicação do sensor do nível de água dentro do radiador, mas se eu ainda a(Sptg) tivesse, acredito que a aplicação de um medidor de temperatura suplementar da água do motor, seria ótimo, preventivamente, pois, de acordo com o que narrei acima, o marcador original da Sptg não é confiável( o que veio no carro foi trocado ainda em garantia, pois não saia da faixa de baixa temperatura).
    Já li, aqui no fórum e em outros locais, que o mesmo motor, quando na Tracker 2001, não apresentava o tal comportamento, mostrando que a Suzuki(que “bolou” o carro, seja o G Vitara, seja o Tracker), fez um melhor trabalho de arrefecimento quando comparado à Kia. Além disso, havia a suspeita de que o material do cabeçote desse mesmo motor era feito com características que não toleravam sequer pequenos excessos – baixa qualidade mesmo. E isso me foi dito pelo responsável de oficina da ccs quando do primeiro problema de cabeçote, pois lá estavam com pelo menos outros 4 carros na mesma situação que o meu ( por isso quando descrevi o tal sintoma + a fumaça branca, já foram abrindo o motor e constataram o cabeçote trincado entre os cilindros 3 e 4 ...
    Como comentei mais atrás, se tiveres um carro confiável, podes ir para qualquer lugar, e o problema é achares um mecânico que te permita manter o carro nessa condição !
    No sub-tópico da Sptg, “Bons Mecânicos”, comentei sobre o mecânico de minha confiança, depois de ter passado por vários da região e finda a “garantia” de fábrica, incluindo um em que, após a instalação do tal sensor de nível de água no radiador(com um soldador terceirizado), conserto do cabeçote pela 2ª. Vez e mais a substituição do ventilador-devido ao vazamento do gel interior ao cubo-, dois dias depois, com o carro pronto (e carregado) para uma viagem longa de férias, ao sair da garagem percebi água sob o carro, e não era na posição abaixo do ar condicionado: o cheiro dessa “agua”continha etileno glicol, sinal de algo errado no radiador. Fui então verificar o tal ponto de solda do sensor e era daí que vinha a água. Pois é. Fui, com o carro carregado e tudo na tal oficina desse mecânico lá pelas nove da manhã e saí de lá com o problema sanado lá pelas 13h, mas a mulher que fazia papel de caixa não considerou como sendo garantia, isto é, como um serviço de solda mal feito anteriormente, da 1ª. Vez, dois dias antes, mesmo com a apresentação da NF e tudo, e apesar de eu ir avisar que pagaria de novo, mas não mais retornaria lá(isto é, ela perderia o cliente).... e foi o que aconteceu, paguei e NUNCA mais voltei.
    A propósito, sugiro verificares, na ccs KIA, seja oficina, seja setor de peças, qual é a característica de trabalho (pressão de abertura ) da tampa do radiador que está acoplada em teu carro, para prevenção de futuras dores de cabeça ( e fuga de $ do bolso ) !
    Como alterações adicionais que procedi em minha Sptg ainda menciono : pneus de diâmetro da próxima numeração maior para aumentar a altura livre do solo (devido ao local de muitas pedras por onde ia passar, lá no NOA-lembrar que com isso o carro fica mais lento de arrancada), e mais tarde, substituição das lâmpadas dos faróis, tanto as de baixa como as alta, quando o Roberto(mecânico) as instalou juntamente com um algum dispositivo elétrico(não me lembro do nome) que ajudasse a suportar o dobro da potência (Watts) sem derretimento dos fios, daí sim, resolvendo um dos pontos fracos da Sptg: o fraco feixe de luz(tanto alta como baixa)! O Sistema ficou tão bom que senti uma falta enorme quando troquei de carro(e até estou pensando em fazer algo assim novamente, em meu carro atual).
    E tua GSptg(a branquinha) está muito bonita, sinal de boa conservação ! Parabéns ! E se mantiveres marcha tranqüila quando andares, e com algumas prevenções (como as citadas), dá para ir muito longe com ela, sem dores de cabeça. Sds e talvez a gente se encontre por aí, andando nessas nossas circunvizinhanças da cidade !!
    P.S.: Vá para Gramado por Vila Oliva; acredito que irás apreciar!

  • #51
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Fertag, obrigado pelas informações.
    No post anterior esqueci-me de mencionar uma viagem de 850 km (100% asfalto) de Caxias do Sul até a cidade de Mata, uns 90 km adiante de Santa Maria. Procurei manter a velocidade em torno de 90 km/h, com alguns trechos onde consegui manter velocidade constante entre 100 e 110 km/h e com alguns “picos” a 120 km/h durante ultrapassagens. Acredito que a Sportage rodava muito na cidade com o proprietário anterior, pois na ida, estava difícil alcançar os 110 km/h, parecia que estava forçando muito o motor. Mas da metade para o final da volta, já chegava mais fácil aos 120 km/h, parece que o motor estava mais “solto” desenvolvendo velocidades altas mas facilmente. E é aí que mora o perigo, vamos nos empolgando e de repente se vai o cabeçote e uns $$$$!!! Sem contar que não muito seguro rodar nas nossas estradas nestas velocidades. Me conta disso e consegui me conter e não abusar da máquina. Detalhe: ela está com pneus 215/75 R15. Com 04 passageiros, sendo 02 crianças e pouca bagagem, fiz uma média de 11,8 km/litro. Esperava uma média um pouco melhor, mas tinha bastante movimento na estrada e acredito que isso tenha influenciado um pouco no resultado. Encontrei o endereço e telefone da oficina que você recomendou e vou passar lá para conhecer e provavelmente fazer a revisão para as férias com eles. Valeu por essa dica também. Já comprei um medidor de temperatura auxiliar, que ainda não instalei, e gostei da ideia do sensor de nível de água instalado no radiador, estava pensando em instalar um reservatório de expansão, mas achei melhor a tua solução. Até o momento estou bastante satisfeito com a aquisição. Não vejo a hora de fazer a próxima viagem/passeio.
    P.S.: com relação a expedições, tem o relato daquela família que foi a Disney com uma Sportage. Se encontrar o link posto aqui. Com certeza a Sportage vai longe.
    Abraço a todos.

  • #52
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Alexandre B. !
    As médias que estás obtendo com a tua GSptg estão “batendo”com as minhas, pois geralmente eu alcançava 11,5 km/l, andando uns 75% na estrada e 25% cidade, indo em estradas de chão do interior, subindo e descendo morros, inclusive com a 4x4L: em resumo, um carro bem econômico pelo que ele propiciava (liberdade de ir para quase todo e qualquer “buraco”-segundo meus familiares(!)) .
    Uma característica(carro alto e estreito) com a qual deves te acostumar (e já estás a perceber isso) é com a inclinação lateral da GSptg em curvas mais fechadas, bem como com a sensibilidade aos ventos laterais andando em velocidades acima dos 80/90 km/h...deves sempre ficar de olho nisso, levando o carro pelo volante “nas pontas dos dedos”! E pelo fato de andares de moto (as do reboque), isso já é meio caminho andado, visto teres o senso de equilíbrio já treinado...! Sds a todos !

  • #53
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Alexandre B.!
    Comentando sobre oficinas para Sportage diesel, hoje fiquei sabendo que, aparentemente teria se mudado o mecânico que eu tinha indicado (Bons Mecânicos). Vou tentar descobrir alguma informação e depois posto aqui.
    Sds a todos.

  • #54
    Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Alexandre B.

    Lindas as fotos. Ainda mais pois são da minha terra amada, O Rio Grande do Sul. Sem dúvida, a Sportage é um excelente carro para viagens / expedições. É confortável, relativamente econômico (se considerarmos o motor e o peso do carro) e, claro, permite que a gente saia de rotas convencionais e descubra novos caminhos.
    É um carro, a exemplo de qualquer outro, que com a manutenção em dia, é só alegria.
    Coloque mais fotos, ainda mais da linda Santa Maria (minha cidade) e da cidade da Mata, a cidade de Madeira que virou pedra.

    Um abraço,

    Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

  • #55
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Alexandre B.!
    Trocando figurinhas com um antigo mecânico de Sportage, fiquei sabendo que quando ele havia trabalhado em uma ccs da Kia, houve um Boletim de Serviço informando que as Sportage vieram, montadas de fábrica, com radiadores errados (número de colméias erradas), e que o respectivo custo de substituição seria metade para a marca e metade para o proprietário do carro, mas, "sabiamente", as ccs não repassaram essa informação adiante, deixando o barco correr e os motores darem problemas de aquecimento.(trabalho pós-venda...). Esse mesmo informante me passou que adquiriu uma Sportage 2001 TD - curta com 30k km e já foi, de cara, substituindo o tal radiador, colocando o correto. O carro dele nunca deu qualquer problema de aquecimento e hoje já atingiu os 198k km...Não sei se a medida abrangia a todas as Sptg ou apenas a algumas(esqueci de perguntar).
    Em resumo : Como medida preventiva, sugiro buscar informação sobre o tipo de radiador que está montado em tua vtr( se já é o correto ou ainda é o original, de fábrica - isto é, o "errado"). SDS. a todos.

  • #56
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, Alexandre B.!
    Trocando figurinhas com um antigo mecânico de Sportage, fiquei sabendo que quando ele havia trabalhado em uma ccs da Kia, houve um Boletim de Serviço informando que as Sportage vieram, montadas de fábrica, com radiadores errados (número de colméias erradas), e que o respectivo custo de substituição seria metade para a marca e metade para o proprietário do carro, mas, "sabiamente", as ccs não repassaram essa informação adiante, deixando o barco correr e os motores darem problemas de aquecimento.(trabalho pós-venda...). Esse mesmo informante me passou que adquiriu uma Sportage 2001 TD - curta com 30k km e já foi, de cara, substituindo o tal radiador, colocando o correto. O carro dele nunca deu qualquer problema de aquecimento e hoje já atingiu os 198k km...Não sei se a medida abrangia a todas as Sptg ou apenas a algumas(esqueci de perguntar).
    Em resumo : Como medida preventiva, sugiro buscar informação sobre o tipo de radiador que está montado em tua vtr( se já é o correto ou ainda é o original, de fábrica - isto é, o "errado"). SDS. a todos.
    Beleza Fertag ? tudo bem ?
    Descupa por estar me entrometendo no assunto , em 2011 eu fis um grande pacote de melhorias no meu carro e uma dessas melhorias foi justamente aumentar a as coumeias de 2 para 3 (favolos de 1.4mm ), e estalei ventoinha eletrica com uma lus indicadora de acionamento dentro do carro , o resultado e´ que com o carro em movimento acima dos 6okms/h nao liga a ventoinha mesmo em dia de calor ou seja so´ com o ar frontal ja e´ o suficiente para refrigerar o motor , em resumo a meu entender quem quer ter um carro para longas viagens e´ interessante fazer essa melhoria fica ai essa dica .
    Fertag essa informaçao sobre a spt nao ter o radiador correto e´ muito importante , isso a prova que quem tem um spt deve fazer melhorias no carro , caso contrario tera problemas mais sedo ou mais tarde .
    Fertag se voce ter mais informaçoes dessa natureza divulgue voce vai ajudar muita gente .
    Valeu um abraço ate´.
    AlexandroDorner

  • #57
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, AlexandroDorner !
    Pois é, Tchê ! Eu também não sabia a respeito do problema envolvendo os radiadores ! Eu havia pensado que fosse uma adaptação muito mal feita da Kia para o mercado brasileiro...Nunca teria imaginado que existiam erros de montagem...de fábrica !!! E a fonte comentou alguma coisa sobre 3 ou 4 colmeias . Não sei qual seria esse nº para o radiador que veio com meu carro naquela época e/ou qual seria o certo, mas, seguramente, isto explica o porque de tantos problemas de aquecimento com esse motor Mazda diesel nas Sportage (Parece que nas Tracker com mesmo motor esse tipo de problema não é tão significativo). Diante disso, com o cuidado que sempre temos com nossas vtrs, mantendo-as confiáveis, se montadas com o radiador certo, elas durariam muuito tempo, sem dar dores de cabeça ! Sds a todos.

  • #58
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Olá Luiz Gaucho.
    Vou ficar te devendo as fotos, pois fiz um "bate e volta" de Caxias até Mata para ir no aniversário de 70 anos de uma querida tia. Saí no sábado e voltei no domingo e devido a correria acabei não tirando fotos durante o passeio.
    Quando fizer outro passeio para aqueles lados posto algumas fotos.
    Forte abraço.
    Alexandre B.

  • #59
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Olá Fertag.
    Obrigado pela dica do radiador.
    Vou me informar a respeito e realizar a troca, se necessário.
    Abraço.
    Alexandre B.

  • #60
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Alexandre B. !
    A respeito do radiador, parece que o problema começou com a 2001(Turbo), enquanto a 2000 teria o radiador de 3 colméias, a 2001 deveria ter de 4 e até de 5 ! Mas, certifique-se quanto a isso, para não teres surpresas ! A respeito do mecânico, Roberto Biazus-profundo entendedor em Sportage e Kia em geral - ele mudou de endereço, indo agora para a rua Alcides Weber, 190, lá para trás da Randon, e o telefone se mantém o mesmo colocado no tópico bons mecânicos. Sds a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Preparacao para expedicoes da Toyota SW4 2.7 16v ano 97
      Por santiagoniva no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 80
      Última resposta: 21/03/2015, 08:17
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2009, 13:57
    3. Eco Expedições - Calendário de Expedições 4x4 para 2009 e 2010
      Por Dalmo Iglesias no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:47
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 14/01/2009, 13:42
    5. 4x4 para expedições, qual o melhor?
      Por Ricardo S. Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 03/08/2007, 15:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade