Ola pessoal,

Primeiramente desculpa por estar criando outro tópico sobre molas, mas realmente não encontrei nenhuma informação concreta sobre o assunto e gostaria de unificar as opções que já encontrei.

Estou precisando trocar as molas que estão bem arriadas. Eu uso a viatura tanto on-road como off-road, é meu carro do dia dia, além de fazer viagens, por isso gostaria que ele ficasse não tão duro mas também não tão mole. Não sou nenhum conhecedor do assunto, mas pelo que estudei vou tentar resumir aqui.

Estou usando o motor MWM 2.8, e sei que precisa de molas mais reforçadas na frente, pois há sobrepeso de mais 100kg do motor, uns 100kg da mesa para o guincho, etc. Ou seja, talvez um pouco mais de 200kg só na frente. Estou ainda com eixo carraro, mas pretendo colocar dana mais para frente. Meus amortecedores são originais, porem provavelmente irei trocar ou Procomp ou Rough Country, já que vou viajar para fora. A traz não tenho nada de mais, mas acredito que estaria levando sempre uma sobrecarga de parafernálias para trilha de + ou – de 150kg, porem não sei se isso entraria no calculo.

Como não faço trilhas tão absurdas tipo campeonatos e tal, estou seguindo a linha das molas originais, porem não queria que arriassem sempre. Sei que cada um tem sua configuração ou está procurando a sua, e como pretendo trocar por agora, gostaria de algo mais concreto pois como estou sem $$ não queria ficar fazendo tantos testes.

Pelo que pesquisei, acredito que a mola militar traseira instalada na dianteira seria a indicação mais certa para o conjunto, porém teria que encomendar ou usar outra configuração como as da F100 traseira ou outra. Também fiquei na dúvida se não daria para utilizar as molas da Marrua, já que são bem parecidas com as militares.

Eu só consegui encontrar as dimensões das molas traseiras “Segundo os catálogos, estas molas têm as seguintes dimensões: 528 mm de altura livre, 134,60 mm de diâmetro externo e 14,14 mm de espessura de fio, com 11,80 espiras. O único inconveniente dessas molas é que costumam "arriar" com o uso. Existem ainda as chamadas molas militares dos JPX de uso das forças armadas, que têm como diferença apenas o fio de 17 mm de espessura, tornando-as mais resistentes e também mais "duras".” Vi alguns dizendo ainda que as molas militares ficam melhor com fio de 15mm, outros de 16mm e ainda li em algum lugar que as molas militares mudam de dimensão para as civil. Por isso fica minha dúvida.

Sei de algumas configurações que tem sido utilizado, mas não vi nenhuma resposta concreta.
Molas da F1000, muito grandes e duras.
Molas da F1000 cortada, parece que fica melhor, mas não vi tanta firmeza.
Molas da F100 são duras na traseira.
Molas duplas desconhecidas, vi alguém utilizando molas duplas em cada roda, e falou que ficou muito bom, porém não encontrei quais eram as molas.
Molas da Engesa parece que ficam boas, mas não sei se são fáceis de encontrar.
Molas da Marrua, são praticamente das mesmas dimensões, mas parece que ficam um pouco duras, porém não arriam. R$180 latinhas cada na concessionaria.
Molas Tigre fabricadas sobre encomenda, é exatamente o que quiser, porem não sei ao certo, e eles não me informaram o que já tinham feito para o JPX. R$380 latinhas o par + envio.

Então fiquei na duvida de qual utilizar. Como não estou encontrando molas militares, estou pensando em utilizar as 4 molas da Marrua, porem estou com medo de ficar duro demais.
Alguém tem alguma sugestão mais concreta?

vlw...