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Hybrid View

  • #1

    Como retirar a trava da reduzida




    Amigos Joteiros, adquirimos recentemente um JPX 1996 militar todo original, e percebi porque todos acham o motorzinho XUD fraquinho. A relação da transmissão é bem longa e a 1ª marcha nem sempre dá conta de arrancar, porém basta reduzir para ter força de sobra, mas o velho sistema de travar a reduzida quando em 4x2 para salvaguardar o diferencial traseiro nessa hora atrapalha bastante. Tínhamos um Willys com motor AP diesel 1.6 turbo e a solução foi retirar a trava e alongar a alavanca da reduzida, daí ninguém percebia que eu reduzia sempre que necessário. Quero fazer o mesmo no JPX, mas desconheço essa T-case dele. Alguém saberia me dizer onde localizo a trava? No willys era um pino de aço que ficava entre os dois eixos dos garfos da reduzida e tração.
    Fica a sugestão, sabendo usar não quebra o diferencial traseiro e ajuda um monte a não queimar a embreagem a toa, sem contar que em certas situações que não se pode ligar 4x4 (terreno firme) ele deve ficar muito esperto em reduzida.

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    Este motor realmente não tem muito torque em baixa, mas o maior problema é o cambio que tem uma 1º marcha muito longa, e cambio para carro e não para Jeep.
    Tambem já tive esta ideia de tirar trava da reduzida, mas segundo meu mecânico não seria tão simples assim, nesta caixa não tem pino são as engrenagens que travam.
    Conclusão estou em fase de adpatação de um cambio da S-10 2.2 a gasolina no meu J, só para tem uma ideia a 1º do J tem a relação de 3.592, e da S-10 4.682.

    Abs

  • #3
    Pois é, o militar usa câmbio clark, não sei se é a mesma relação. Se realmente não tem como retirar a trava, isso é uma péssima notícia... Vou avaliar "in loco". Obrigado pela dica.

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    O cambio clark original do JPX a 1º é um pouco mais reduzida em torno de 10%, relação 3.920, na minha avaliação ainda não é o ideal. É só fazer o teste, saia em 2º reduzida (4,345) e vera que fica bom, porisso a opção da troca de cambio.

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
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    o meu é pik up e entra reduzida 4x2, não sei se foi mexido, mas parece que tem uma esfera ( não a dos garfos ) abaixo dos garfos que é a responssavel por essa trava.
    abraços.......

  • #6
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
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    dá uma verificada nos manuais (manual oficina ) disponiveis que tem essa descrição, se não quiser baixar os manuais, o MAURICIO de lindoia fornece impresso/encadernado.
    abraços...........

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