Prezados colegas,
gostaria de relatar um incidente bastante chato na compra de peças, que vale como alerta para não cometer as mesmas burrices que eu cometi, principalmente aqueles que recém iniciam a aventura de se ter um Jota, carro raro e obviamente - peças raras.
Antes de iniciar, gostaria de dizer que não vou replicar esse post depois disso. Portanto, os envolvidos podem espernear a vontade. Quem quiser discutir algo, discuta no meu blog - http://semeujotafalasse.blogspot.com.
Duas semanas atrás tive o rompimento do velho cabo de aço do acelerador, indo para o trabalho. Levei para o Mecânico e aproveitei para resolver pequenos probleminhas com pinga-pinga de óleo, água, etc.
Os freios trepidavam um pouco e resolvemos abrir os burrinhos. Os dois cilindros foram para o espaço. Um estava totalmente solto e outro engripado. Coisas de carro já antigo e com manutenção errada. O problema era - trocar por outro !!! Como ?
Depois de alguns testes e limpeza, para utilização dos mesmos, decidimos que não ia valer a pena e iria ficar arriscado. Decidi por trocar o conjunto e comprar reposição dos cilindros. Ai começaram os erros.
Entrei em contato com a Murari (http://www.murari.com.br) e falei com o vendedor, Tiago Pavese. Preço estabelecido, meu primeiro erro: não comparei o preço com a Automix ou outro revendedor, e sim, com os preços médios do conjunto de outros carros que eu tinha. 40 latinhas de diferença me parecia pouco pois imaginei que os cilindros eram específicos. Paciência ! na ânsia de resolver logo o problema e com o Jota uma semana parado na oficina por causa dos 3 burrinhos (eu e os dois para troca!), resolvi comprar.
Vem o segundo erro: ele passou a conta privada dele e eu acreditei ! Normalmente, jipeiros trabalham com fornecedores e mecânicos de empresas familiares. Na minha ingenuidade, depositar na conta do indivíduo poderia ser normal, embora sempre comprei peças pela internet e nunca tive problemas desse tipo.
Efetuei o pagamento com depósito direto na conta no dia 3 de maio, segunda-feira, as 18 horas. Entre Real e Santander (nossos respectivos bancos) a coisa funciona quase que de forma direta. No máximo no dia seguinte, dia 4 pela manhã, estaria o depósito na conta. Recebi a confirmação de transferencia na mesma noite, ou seja, depósito confirmado e enviado o comprovante. O endereço ele já tinha...agora era esperar.
Vem o terceiro erro: confiança ! Durante o dia 4 inteiro e hoje, dia 5, por boa parte do dia, tentei contato sem conseguir. Email, telefone, sinal de fumaça. Consegui só depois do almoço e tive como resposta uma "enrolação" do tipo "nosso sistema financeiro está processando a informação", "não sei onde está o comprovante", etc. Com muita pressão no fim da tarde de hoje (quarta dia 5) e com o mecânico querendo cobrar até aluguel da vaga por causa do tempo excessivo do carro na oficina, consegui arrancar um código de localização da carga (isso já eram para lá de 16 horas !!).
Todo feliz cometi o 4º erro: acreditei que era verdade ! No site dos correios, nada. Localizador inválido. Pressionei o vendedor, até conseguir uma foto do localizador e da encomenda. Pelo menos ela existia.
Segundo o vendedor Tiago, a atendente dos correios disse que o site pode estar com problemas, para tentar em alguns minutos, ela me informou que esse material esta encaminhado na ECT dos correios mais proxima do endereço para ser entregue.
Comecei a ficar nervoso com a coisa. Liguei para um amigo na central dos Correios de Santos e realmente o localizador não existia, nem mesmo no sistema dos correios, o que significava segundo ele que a agência que recebeu o pacote ainda não tinha atualizado as encomendas, e isso ocorria porque a encomenda tinha sido lançada naquele dia (HOJE) e de tarde ainda !
O nível de confiança caiu a zero ! Novamente falei com o vendedor Tiago que se esquivou completamente. Desculpas que o financeiro não autorizava passar dados, blá-blá-blá.
Resultado (em parte esperado): devo receber essa peça amanhã, não hoje como era previsto. E por que isso ? porque um vendedor simplesmente quis dar uma de esperto e eu, dei uma de burro !
Novamente - não há problema algum em esperar por 3 dias pelas peças. O problema é a expectativa e o stress com o mecânico, entre outras coisas.
Fica aqui o aviso - perca tempo e comprove todos os passos. Não cometa os mesmos erros que eu cometi. Mesmo que demore mais, faça a coisa certa. O tamanho da nossa decepção é igual ou superior nossa expectativa sempre. É lamentável que uma empresa como a Murari tenha se envolvido em uma picuinha chinfrim destas, causando stress e dor de cabeça por míseras 245 latinhas (2 cilindros mais frete - o que estou vendo agora que é um roubo).
Um abraço e que tenhamos sorte da próxima vez (ou que eu seja menos burro do que fui).
André