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Convex Datacenter
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  • #1
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    08/04/2008
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    Motores p/ Adaptação - Sorte??!!! Montando a Bela




    Mais um dia, mais um dolar!!!!

    Bom pessoal, moro em Brasília e comprei um J a algum tempo e não sei se por descuido ou por azar, tive problemas com a viatura. É minha primeira e gostaria de fazer direitinho, mas com a vida é boa, fiquei sem $tempo$. Agora, também não sei se por sorte ou azar, estou com problema no carro e terei de vende-lo, então não teve jeito, vou ter de arrumar a força. Hehehe...

    Estou decidido a trocar o motor, pois como vou fazer o J meu carro do dia dia, não gostaria de ficar me aporrinhando com óleo, água, temperatura, etc... Como não estou com tempo ou dindim,pó em quanto, vou fazer somente a parte mecânica e aos poucos irei melhorando. Meu J é 95 e está bem original, com pequenas mudanças, acredito que isso me trará uma ótima flexibilidade para montar a viatura com menos gambiarras possíveis...

    Bom, gostaria de pedir uma opinião rápida de vcs, eu pesquisei bastante aqui no fórum e com alguns troperos, e cheguei a conclusão de 3 motores:
    Hilux
    GM Opala
    TDI Golf argentino.

    Não sei se é o mesmo do Hilux mas vi também uma L200 Triton 09 em um leilão, e não sei se este seria uma opção, devido o tamanho do cofre e adaptações. Também li aqui no fórum alguém falando sobre adaptar o motor do peugout 307 na viatura, mas não achei nada especifico. Fiquei grilado, pois o torque é bom, mas acho que ele possui força em altas rotações, ele seria outra possibilidade?

    Estou caindo mais para o Hilux, já que sou meio fanático por potencia, porem o motor tem um preço salgado. O TDI acho interessante, já que algumas pessoas que conversei que tinham este motor falam que é incrível e um Jotero comentou que faz 16km/l na cidade e vou usa-lo como meu carro, então me balançou. Porem fico na duvida, pois a manutenção não sei ate quando vai ser fácil de achar. O GM, só encontrei 4.1, pensei bastante em colocar ele, já que ficaria barato e mais fácil de encontrar as peças, porem é um bebedor profissional, e penso um pouco no bolso do pós adaptação.

    Minha dúvida é qual seria a melhor opção já que estaria transformando o J em meu carro de uso pessoal!!??

    Compra do motor!!! Onde compro? Novos nem pensar, muito caros. Estou procurando em leilões aqui perto, mas não achei quase nenhum... muito menos leilão de seguradoras... os que achei a maioria, para não falar todos, eram apenas de carros comuns, sem possibilidade de adaptação. Alguém tem alguma dica aqui em Brasília ou aqui perto?

    Valew
    4X4 Brasil

  • #2
    Moderador Avatar de gvogetta
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    08/03/2003
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    Olá Popous, bem-vindo!

    Algumas considerações:
    1. Fuja de maluquices, tipo motor do Peugeot 307 - manutenção cara, motor eletrônico (em jipe de shopping = ótimo, em jipe de verdade = caca e dor de cabeça) O mesmo princípio se aplica ao motor da L200 Triton 2009.

    2. Entre as opções de motores citados, o que me agrada mais é o da Hilux (opção pessoal), mas o AP 1.9 TDi (Golf Exportação) é bom também. Peças para ambos não serão problema. A Toyota Hilux possui bastante tempo em nosso mercado e várias lojas comercializam peças de motor e plugins. O VW AP 1.9 Diesel é fabricado no Brasil e possui bom suporte de peças nos concessionários VW em vários pontos do país. Inclusive se encontram para comprar (novos, 0 Km, em muitas concessionárias VW). Minha escolha, pela simplicidade, economia e facilidade de adaptação e reposição de peças recairia num destes dois...

    Detalhe: com o motor da Hilux sentirá que a viatura ficará amarrada com a relação de diferencial original. Precisará mudar a relação para uma mais longa, especialmente para pegar a estrada. Com o VW a relação original fica bem aceitável.

    O GM 4.1, como você citou, é um beberrão e, cá para nós, é um motor ultrapassado. Tem boa força e torque mas creio que não compensa, a não ser que as outras opções fiquem economicamente muito inviáveis pela relação preço/bolso.

    3. Não sei como é a compra de motores na sua região. Boa idéia procurar em desmanches, que costumam comprar carcaças de veículos baixados por seguradoras em leilões. Procurar sempre motores com procedência e NF do vendedor, senão depois não consegue legalizar no Detran.

    Outra dica: há geralmente lojas especializadas em venda de motores, especialmente no eixo SP-Rio. Dê uma sondada. Talvez exista algo assim na sua região. Creio que não será difícil, pois sei que tem muita picape rodando em Goiás e DF, impossível não ter muitas batidas.

    Deverá ter paciência. Na minha região fiquei 6 meses caçando um motor quando repotencializei a minha viatura, mas valeu a pena... Claro que não era meu único carro.

    No mais, mudei o título do teu tópico para ficar mais amigável e compatível com o assunto. Evite títulos sem conexão direta com o assunto tratado na msg.

    Abraço e sorte,



  • #3
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
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    07/07/2006
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    Eu discordo do Getúlio quanto aos motores eletronicos, com exceção dos à diesel, a adaptação e manutenção desses motores está mais do que sacramentada nas trilhas.

    Eu não comprei um motor peugeot 2.0 porque o mais barato que encontrei saiu por R$ 4.500,00. Segundo informações do forum, é P&P no J, e isso não tem preço (praticamente nada de adaptação com suportes e caixa).

    Hoje eu optaria pelos motores ford duratec 2.0 0Km (não tem carreia dentada). Tem um monte no mercado, sendo que saiu da ford por menos de R$ 1.500,00 (já vi pessoas vendendo a 2 mil). Deve ficar muito bom com caixa clark. E mtr zero é otra conversa...

    No meu tenho o do opalinha.. É antigo e sempre tem que trocar alguma coisa mesmo o motor estando bom. Só a revisão e troca do kit do carburador 3E sai mais de R200,00. Fora o consumo de 5,5 Km/L de gas.

    Ainda tem os motores GM 2.4 e 2.0 flex.

    Depois que meu J ficar pronto vou começar a olhar um novo motor com calma. Dentre todas opções já testadas vou escolher a melhor "oportunidade" que aparcer para comprar.

    Abs.
    Vamu que Vamu !

  • #4
    Usuário Avatar de leogc
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    28/01/2004
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    Opa....

    confesso que me decepcionei com os motores diesel (eu sei, eu sei que eu tinha um xud e não era parametro...mas é muito dinheiro por pouca vantagem)....

    adaptação é sempre complicada...às vezes um motor pode parecer uma boa idéia mas a execução e pessoal adequado para fazer a adaptação podem tornar problemas simples em problemas graves.

    pelo que já li por aí...o hilux fica bom...não sei como é a adaptação...mas diesel, acho que só vale a pena se vc rodar muuuito com o carro...o preço do diesel não é mais tão vantajoso frente à gasolina.

    concordo com o lance da eletronica em motores otto...tanto que to injetando meu motor de opala....

    o motor do golf tdi (no eletronico) é um motor caro, hoje deve sair quase o mesmo preço de um mwm...e apesar de estarem se difundindo por aí...acho que um motor meio complicado ainda...são poucas pessoas que sabem mexer nele e exige um bom conhecimento. aí em bsb tem o adriano que tem um motor desses no jota..já seria uma boa ajuda...a adaptação é mole, como todos os aps.


    o motor de opala, 4 cil, é fantástico e cabe como uma luva no jota...a adaptação é uma das mais fáceis...são motores indestrutíveis, mas são velhos e ultrapassados (ou nem tanto)....um motor desses em sp custa próximo de 500 reais....e se tiver que retificar custa uns 2.000 no máximo. meu carro é só p trilha...então fui com esse aí mesmo e ainda dei uma fuçadinha no motor.

    o motor de opala 6 é grande e violento demais....melhor esquecer...o carro perde na dinâmica.

    o motor peugeot 307 16v é tentador....contudo, tem que achar um em um bom preço....não sei como é de manutenção, mas todos esses motores hoje em dia funcionam muito bem....

    o mesmo vale pro duratec que deve ser show....só que não sei como seria a adaptação.

    se é para modernizar tudo....hoje eu iria de v6 gm (meu próximo motor) que tem grande chance de moer tudo..já que tem o torque de um mwm....ou, para não ficar exagerado, gm 2.2 ou 2.4....motor moderno, injetado, economico, fácil de instalar (a gm tem uma boa padronização nos seus carros, logo a instalação não é muito diferente de um opala). aqui no rio se acha esses motores por 4500 completos, inclusive módulo.....

    em relação a onde achar esses motores, sugiro procurar o tópico de venda de motores do afonso da tt4 aqui no fórum (na parte de venda de peças)...ele tem muitas opções, tem uma boa fama por aqui e despacha para todo brasil. além dele, tem a http://www.pontodiesel4x4.com.br/ que também vende motores e despacha para todo brasil.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #5
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    08/04/2008
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    Valew galera pela ajuda...
    Eu esqueci de falar sobre os motores da MWM que também são uma opção, mas tudo vai depender do preço. Vou conseguir uns 13k e mais um pouco, dependendo do tempo que levar para montar, para fazer a adaptação e não sei se conseguiria bancar um motor destes. Aqui em Brasília acho que está tudo muito caro. Eu já estava indo para os ferros velhos para dar uma olhada, mas o problema é que ninguém sabe informar direito sobre os motores. A ultima vez que vi um MWM estava uns 11.5k na base de troca, não me lembro bem o ano, mas ele não sabia me informar qual a quilometragem. Ai fica difícil saber um pouco mais sobre o motor. Não sei se este preços são compatíveis, mas tenho que procurar mais...
    Gvogetta, obrigado pela ajuda. Não quero fazer nada complicado, mas quero algo bacana. Essa vai ser minha amante... hehehe. Você teria algum nome de alguma destas lojas? Já ajudaria para orçar algumas coisas.
    Não estou preocupado em pensar muito para fazer a adaptação, afinal, sou arquiteto e adoro ficar bolando estes pequenos detalhes... porém preciso estudar bastante mecânica...
    Léo Babiski, eu vi o motor duratec 2.0, e não tinha visto nada sobre ele. Parece que pode ser uma boa opção, mas eu ainda tenho muitas dúvidas em relação ao torque em altos giros.... Potência: 147 cv a 6.000 rpm e Torque: 19,06 kgfm a 4.250 rpm, não é interessante que ele tenha um bom torque com rotações baixas? Quando estiver subindo uma ladeira e tiver que estar lento, como faz??!!! Isso eu tenho uma dúvida tremenda, não sei se tem como regular isso. Vi que estão usando este motor no ECOESPORT, mas não é por nada, não gosto muito da eco, mas me parece que a motorização é boa e não me parece um beberrão como os mais antigos...
    Leogc, também estava com este pensamento, não sobre o valor da manutenção mas o custo benéfico de kl/l, hoje acho que a tendência do diesel é só tende a aumentar. Não tenho nenhum preconceito em mudar o combustível, porém já me comentaram que se mudasse a motorização de diesel para gasolina por exemplo, seria um inferno para legalizar... é uma coisa que eu não vi ainda, mas futuramente terei de enfrentar. O motor da GM V6 é surpreendente, acho que é um sonho para muita gente... 261cv em um motor não é brincadeira, mas o preço deve ser absurdo... hehehe
    Achei algumas coisas do afonso, agora tenho que ter um tempinho para analisar direito, mas essa procura, acho, que é uma boa forma de se definir o coração de minha amada... valew pela dica.
    Amanha vou a caça novamente, procurar procura procurar, garimpar garimpar garimpar... vou procurar mais aqui no fórum mais algumas possibilidades, mas de qualquer forma eu estou um pouco perdido... não vai ser amanha que vou finalizar a procura...
    Valew....

  • #6
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    08/04/2008
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    Red face

    Estava pesquisando o Duratec e fiquei interessado, já que está bem barato, é forte, e 0Km...
    Não consegui muitos dados sobre este motor, nem mesmo alguém que tenha feito. Fiquei em dúvida muita coisa, mas consegui algumas informações:

    Ford Duratec 2.0 16 v
    Ficha geral
    Modelo: 2.0L Duratec 16V, bloco de alumínio.
    Número de cilindros: 4 em linha.
    Cilindrada: 1.999 cm³.
    Diâmetro e Curso: 87,5 mm x 83,1 mm.
    Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro.
    Alimentação: Injeção eletrônica digital multiponto seqüencial.
    Taxa de compressão: 10,8:1.
    Potência máxima: 145,5 cv a 6.000 RPM.
    Torque máximo: 18,86 kgfm a 6.000 RPM.
    Combustível recomendado: Gasolina.
    Peso: aproximadamente 90 kg
    Focus
    Consumo cidade: 11.1 km/l
    Consumo estrada: 16.1 km/l
    Ecosport
    Consumo cidade (km/l): 9,4 km/l
    Consumo estrada (km/l): 12 km/l
    O que VEM no motor vendido pela Ford
    Motor completo
    Corpo de Borboleta
    Sensor de Borboleta
    Motor de Passo
    Flauta
    Bicos injetores
    Chicote bicos
    Coletor de admissão
    Velas
    Cabos de velas
    Bobina de ignição
    Sensor de detonação (fica escondido atrás do coletor de admissão)
    Bomba d´água
    Válvula termostática
    Polia da Bomba d`água
    Roda fônica
    Sensor de rotação
    Volante do motor
    Platô
    Embreagem
    Suporte filtro
    Filtro
    Sensor de temperatura do óleo
    óleo
    etc.
    O que NÃO vem
    1- o coletor de escape
    2- alternador
    3- arranque
    4- chicote
    5 -módulo...
    6- Filtro de ar (a admissão vem até a tbi só, não tem mangueira ou filtro de ar).
    7- Mangueiras de água
    8- Correia p/alternador (vem com as polias) e eventualmente DH/AC.
    9- Capa superior preta (não sei se é só enfeite ou proteção necessária)
    10- Coxins
    11- bomba de gasolina

    O que eu li sobre o assunto é que este motor é muito forte e mesmo com a configuração original, com pequenas modificações, se consegue aumentar sua potencia a 200cv. O Umberto comentou que também é possível, mudando o ECU do Ecosport, consegue aumentar o RPM de 6600 para 7000. Falam que para aumentar a potencia deste motor precisa mexer apenas em coisas simples como injeção, filtro de ar, coletor e escape, sendo que o resto é basicamente o motor original.

    Com tudo isso, fiquei interessado neste motor, Mas minhas dúvidas foram muitas, então vai lá:
    Este motor é realmente bom?
    Ele encaixa no cofre do J? Ou tem que fazer muitas mudanças que ficaria inviável?
    Como seria o desempenho dele em trilhas se seu torque máximo é alcançado do em alto giro?
    O que teria que mudar no J para agüentar um motor deste porte?
    Gostaria de ter uma velocidade de cruzeiro de 120 a 130km/h no máximo, qual relação vocês sugerem?

    Minha intenção sempre foi colocar um MWM 2.8 ou o motor da Hiliux, mas como tenho que tomar uma decisão rápida, e economicamente não estou tão afiado, teria ainda um dinheiro para deixá-lo mais belo e já arrumaria algumas coisinhas que não estão muito boas. Com este preço eu conseguiria comprar o motor até antes mesmo de vender meu carro, assim, não ficaria tanto tempo a pé. Hehehehe

    Valew...

  • #7
    Usuário Avatar de Juninho Flora
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    SAO JOAO DEL REI/MG
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    boa noite , queria opniao de vcs se compensa colocar um outro motor a diesel no jota , ou colocar um motor de opala 4cc! queria saber sobre consumo , se vale a pena o motor diesel ou a gasolina ?
    Jpx Montez ano 1998
    motor 1.9tdi AGR pneus hinno guinho warn cambio clark
    sw4 2006 4d jipe shopim

  • #8
    Usuário Avatar de leogc
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    Citação Postado originalmente por Juninho Flora Ver Post
    boa noite , queria opniao de vcs se compensa colocar um outro motor a diesel no jota , ou colocar um motor de opala 4cc! queria saber sobre consumo , se vale a pena o motor diesel ou a gasolina ?
    Boa.

    como tudo nessa vida, depende.

    - Depende se vc anda muitos km com o carro
    - Depende se vc tem mecanico de confiança
    - Depende se vc tem grana para comprar um motor a diesel
    - Depende se vc tem paciência para instalar um AP diesel
    - Depende se vc está disposto a gastar com combustível
    - Depende se vc não se incomoda de andar com carburador
    - Depende se vc gosta de viajar com o carro
    - Depende da sua necessidade de potencia

    as adaptações dos mwm mecanicos e dos opalas é praticamente a mesma.

    eu optei pelo opala....me irritei com o carburador, injetei, deu um trabalho da porra. não ficou 100%. o carro é totalmente funcional, bebe um pouco menos (não sei quanto pq não tenho velocímetro e ando com pneu de trilha), pega sempre, não para nas inclinações e não tem medo de água. mas isso teve um custo (financeiro e de apurrinhação. eu não tenho paciencia para resolver sozinho o lance da injeção). hoje...talvez prefiria um AP 2.0 injetado de fabrica...um pouco menos de torque, mas menos apurrinhação na adaptação e manutenção. os mwm são maiores, um pouco mais trabalhoso de adaptar. Os ap diesel são fantásticos, mas tem que ter a manha para ligar eletronico ou adaptar para mecanico.


    enfim...não tem resposta certa.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #9
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
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    -img00124.jpg-img00123.jpg-abril-2013-4-.jpg-2014-01-21_18-15-38_92.jpg

  • #10
    Usuário Avatar de "NÔMADE"
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    Seguem acima algumas fotos do meu acervo pessoal, só para dar uma pequena ideia do que envolve uma empreitada desta proporção: ainda estou catalogando as fotos do inicio de tudo até a presente data e garanto que a cada foto tirada as mudanças foram caminhando a passos de formiga devido a complexidade do trabalho envolvido e ao custo das várias etapas deste projeto que ainda está em fase de conclusão final, apenas as perfumarias e detalhes finais para eu poder realmente respirar e dizer ACABOU!!! A última foto é do motor já instalado dentro do cofre do J com o intercooler acoplado ao sistema de pressurização do conjunto... Tudo foi feito para parecer original e com muito capricho dos envolvidos no projeto... Agradeço aos profissionais que tornaram isto possível, uma verdadeira equipe formada por pai e filho que fazem do seu trabalho uma arte digna de ser exposta aos apreciadores do bom e velho trabalho bem realizado! Forte abraço família Barracão 4X4!!!

  • #11
    Usuário Avatar de leogc
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    parabens nomade. na minha opinião essa é a melhor opção de motor diesel que temos para o jpx.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #12
    Usuário Avatar de wilson ghetti
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    24/05/2005
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    Parabénsss e sucesso....que curta muito a sua viatura...e quem sabe...vc vá ao encontro de J's em Junho....abraçosssss

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