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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Buchas da suspensão




    Boa tarde,

    Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
    Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

    Abs,
    Mauricio
    4X4 Brasil Razão: Correção do título

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por Mauricio Roese Ver Post
    Boa tarde,

    Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
    Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

    Abs,
    Mauricio
    Quando for lá novamente veja as buchas do F-4000 .

    A do triângulo dianteiro comprei com o Andre / Gustavo quando eles tinham oficina (feitas em PU) as do triângulo traseiro se não me engano são de D20 mesmo (troquei a um bom tempo).
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Mauricio Roese Ver Post
    Boa tarde,

    Estou precisando trocar as buchas dos tirantes e dos triângulos do meu JPX.Sei que podem ser utilizadas as da suspenção da D-20 ,porém fui a uma loja e vi que existem vário modelos de bucha para suspenção da D-20.
    Alguém sabe me dizer qual o modelo/ano ou referência da bucha que serve no J ?

    Abs,
    Mauricio

    Ola MAuricio

    Entra no site da Donatti 4x4 e la você vao encontrar a bucha do tirante feita em PU, uma merreca...
    Agora uma dica, não coloca se não for de PU, eu me dei mal nessa, o mecanico colocou uma de borracha, mas depois de 2 meses ela estourou toda quase me causando um acidente de Dutra e ainda me deixou na mão em um passeio na terra, resultado, voltei de guincho por causa de uma buchinha do tirante.

    Acabei de entrar no donatti e nao achei ais a abucha, mas liga la as vezes ele tem sim, até porque ele tb tem um JPX.

    Um abraço e boa semana
    Amigos da Trilha Off Road

  • #4
    Usuário Avatar de ALEXANDRE CERQUEIRA
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    Comigo foi ao contrário, botei as de PU antes do Encontro e as troquei hoje, só as da extremidade de rosca do tirante, já estavam bem deformadas e gastas. Coloquei as da F1000, de borracha, elas entram bem justas, umas 2 horas de serviço, segundo o meca, meus netos vão herdar o J e essas buchas ainda estarão lá... hehehehe

    Alexandre Cerqueira - Brasília - Caveirão

  • #5
    Usuário Avatar de Andrejur
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    Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
    Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

    Abs.
    Andrejur

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por André de Jesus Silva Ver Post
    Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
    Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

    Abs.
    Exatamente Andre, as minhas tbm tem +- uns 5 anos (cor verde).
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  • #7
    Salve gente boa,

    As buchas que vão nos tirantes no lado do chassi eu comprei na garra 4x4 e são poliuretano amarelo, vou instalar e ver quanto tempo dura.Já as buchas dos tirantes que vão no lado do diferencial eu pretendo colocar as de borracha.Acho que vou tirar o tirante e levar junto na loja para não comprar a bucha errada.

    Abs
    Mauricio Roese

  • #8
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Citação Postado originalmente por André de Jesus Silva Ver Post
    Meus 10 cents: Como o marcelo disse acima, também coloquei as buchas dos triângulos e dos tirantes em PU na cor verde há + 6 anos na antiga MGL. A maioria delas estão ainda no lugar. Aquelas feitas em PU amarelo não aguentam o tranco, tem que ser na cor verde ou vermelho por causa da dureza do material.
    Aquelas que entram nas pontas dos tirantes com roscas são mesmo as da F4000 de borracha.

    Abs.
    Salve!

    Aproveitando o ensejo...

    Também já usei as de PU Amarelo, compradas de fornecedor aqui de Curitiba e não aguentaram nada. Usei uns 6 meses, exatamente duas trilhas fracas com elas e uns 1000 Km rodados e foram pro espaço... Esfarelaram e cheguei à conclusão de que eram muito moles.

    O problema entretanto, NÃO É A COR DO MATERIAL e sim a qualidade (dureza) do poliuretano utilizado em sua fabricação (a cor é adicionada por pigmentação).

    Buchas em PU verdes, vermelhas, amarelas ou pretas (sim, existe PU em todas estas cores e muitas outras) não dizem nada em termos de qualidade ou resistência. A qualidade do material (em nosso caso, a dureza - flexibilidade) é que importa e ela é medida numa escala (SHORE A - 20 a 100ou SHORE D - 40 - 90) onde quanto maior o grau, mais duro é o material (e menos flexível).

    Pelo que entendo, o ideal seria uma bucha com a relação dureza-flexibilidade parecida com a da borracha (cerca de 80-85 Shore A). Assim ela trabalharia de forma a absorver parte dos esforços da suspensão, em especial nos tirantes, que são submetidos a grandes esforços de compressão, e ao mesmo tempo oferecer resistência maior do que a borracha, que se desgasta muito mais facilmente com o tempo.

    Para saber a dureza, só com ensaios de laboratório. Então, o segredo, é ter um fornecedor de confiança ou comprar tarugos qualificados para mandar fazer as buchas em um torneiro, o que não é difícil. Se procurar na internet encontraremos um grande número de fornecedores de PU em barras e em tarugos que podem ser facilmente usinados a gosto do cliente...

    Abraço a todos,



  • #9
    Apenas um pitaco, uma sugestão...

    Trabalho em uma empresa de usinagem, e fazemos serviços para a EMBRAER, la eles usam um material onde é prensado em prensas de borracha, o material chama-se PLASTPRENE.

    Ele é parecido com uma borracha, possui a densidade que o Getulio citou e o melhor´é muito resistente.

    O material não é muito barato, é bem mais caro que o famoso PU mas a durabilidade, resistencia e funcionabilidade é totalmente diferente e melhor.

    Eu mesmo só não fiz os meus ainda por "vagabundice" de não ter tirado as medidas da buchas, mas caso alguem tenha todas as medidas eu agradeceria e ja mandaria fabricar e quem sabe venderia alguns Kits aqui no site.

    Qualquer novidade estamos ai.

    um Abraço
    Imagens Anexas -plastprene.jpg 
    Amigos da Trilha Off Road

  • #10
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    Caros, boa noite.

    Estou procurando trocar as buchas do meu J e encontrei um anúncio no ML que supostamente tem o que eu preciso. Não tenho muita experiência com troca de buchas do J, seria esta primeira vez que faria isto neste carro.

    Alguém já comprou as buchas deste vendedor? Aparentemente o kit é bem feito e é de PU, o que acredito valer mais a pena que as de borracha - sem contar que também achei o preço bom.

    No anúncio a descrição informa que o kit é composto por 8 peças maiores e 16 peças menores, alguém sabe se esta é a quantidade certa?

    Abaixo segue link do anúncio para consulta apenas.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...oliuretano-_JM

    "EDIT: Meu J é um jipe, Montez ano 1994"
    JAPX 2.0 - Built not bought...

  • #11
    Citação Postado originalmente por CaytoH Ver Post
    Caros, boa noite.

    Estou procurando trocar as buchas do meu J e encontrei um anúncio no ML que supostamente tem o que eu preciso. Não tenho muita experiência com troca de buchas do J, seria esta primeira vez que faria isto neste carro.

    Alguém já comprou as buchas deste vendedor? Aparentemente o kit é bem feito e é de PU, o que acredito valer mais a pena que as de borracha - sem contar que também achei o preço bom.

    No anúncio a descrição informa que o kit é composto por 8 peças maiores e 16 peças menores, alguém sabe se esta é a quantidade certa?

    Abaixo segue link do anúncio para consulta apenas.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...oliuretano-_JM

    "EDIT: Meu J é um jipe, Montez ano 1994"

    Chefe,

    Eu comprei buchas em PU para um Jota, com o Tiago da Murari, pelo que entendi ele não produz, apenas revende de um fornecedor de confiança dele. Achei de boa qualidade...

    Esse preço anunciado no ML está muito barato, não posso colocar em cheque a qualidade, mas PU de boa qualidade é caro...

    Nos tirantes retos (links), junto ao chassis, são 2 por link, somando 8 peças tipo cogumelo, que dizem servir da F4000, com alguma adequação, aí consegue borracha e fica mais macio que PU (minha opinião).

    Nos tirantes (links) junto ao eixo, são 2 por link, somando 8 peças menores.

    Nos triângulos (links centrais), junto ao chassis, são mais duas por ponto de fixação, somam ao todo 8 peças menores. A fixação junto ao eixo é feita por terminal.

    ou seja, o vendedor do ML vendo o conjunto completo. (falta somente da barra estabilizadora...)

    Lembre-se que as buchas pequenas originais, são de borracha com miolo metálico, para o parafuso não comer a borracha. Porém um parafuso de ferro + bucha de ferro + água + lama + tempo sem desmontar = ferrugem unindo tudo numa única peça...

    Pode ser que vc tenha dor de cabeça principalmente no triângulo traseiro, para retirar os parafusos.

    Já compre WD40 e um saco de paciência.... se não funcionar, em alguns casos, só no disco de corte

    Mas fora isso, é tudo intuitivo, dá para fazer em casa, com macaco, cavaletes e bom senso.

    Boa sorte.

    Se quiser o telefone do Tiago da Murari, avisa que mando por MP, ou faça uma busca que conseguirá... só não quero ficar colocando celular do cara aqui, sem autorização dele...

    T+

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Chefe,

    Eu comprei buchas em PU para um Jota, com o Tiago da Murari, pelo que entendi ele não produz, apenas revende de um fornecedor de confiança dele. Achei de boa qualidade...

    Esse preço anunciado no ML está muito barato, não posso colocar em cheque a qualidade, mas PU de boa qualidade é caro...

    Nos tirantes retos (links), junto ao chassis, são 2 por link, somando 8 peças tipo cogumelo, que dizem servir da F4000, com alguma adequação, aí consegue borracha e fica mais macio que PU (minha opinião).

    Nos tirantes (links) junto ao eixo, são 2 por link, somando 8 peças menores.

    Nos triângulos (links centrais), junto ao chassis, são mais duas por ponto de fixação, somam ao todo 8 peças menores. A fixação junto ao eixo é feita por terminal.

    ou seja, o vendedor do ML vendo o conjunto completo. (falta somente da barra estabilizadora...)

    Lembre-se que as buchas pequenas originais, são de borracha com miolo metálico, para o parafuso não comer a borracha. Porém um parafuso de ferro + bucha de ferro + água + lama + tempo sem desmontar = ferrugem unindo tudo numa única peça...

    Pode ser que vc tenha dor de cabeça principalmente no triângulo traseiro, para retirar os parafusos.

    Já compre WD40 e um saco de paciência.... se não funcionar, em alguns casos, só no disco de corte

    Mas fora isso, é tudo intuitivo, dá para fazer em casa, com macaco, cavaletes e bom senso.

    Boa sorte.

    Se quiser o telefone do Tiago da Murari, avisa que mando por MP, ou faça uma busca que conseguirá... só não quero ficar colocando celular do cara aqui, sem autorização dele...

    T+
    Valeu!

    Eu liguei para o vendedor e tirei algumas dúvidas, a princípio as peças foram desenvolvidas a pedido de um cliente (dono de JPX) que desenvolveu as peças (passou medidas e modelos) e eles por serem fábrica abraçaram a causa. Como são fabricantes, eles desenvolvem diversas peças em PU, inclusives buchas para outros carros....vou tentar passar na fábrica deles para dar uma olhada no produto e ver a qualidade.

    Por outro lado, já comprei algumas peças com o Tiago e fui bem atendido. Vou considerar falar com ele tambéms!.

    Valeu!! Abs
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