x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    = = Suporte do Estepe = =




    Caros Amigos,


    Estou com um problema: meu suporte de estepe (aquele original - preso à porta traseira) se quebrou (ver 3a. foto). Creio que o manobrista de um estacionamento deve ter batido com o jipe ao manobrá-lo de ré (é a única hipótese plausível - pois quebrou "do nada") já que estou rodando com este suporte há anos, sempre com pneus pesados presos nele e sob as piores condições possíveis de trepidação.

    O fato é que pretendo desenvolver algo mais reforçado para a função e, que de preferência, não se apóie na porta traseira como o suporte original.

    Gostaria de saber se algum companheiro aqui do Fórum tem alguma idéia ou já fez em seu jota algo parecido e queira compartilhar a experiência...

    Inicialmente pensei em algo do tipo aqueles "rear bumpers" americanos (como os das fotos abaixo), mas gostaria de algo menor, que transfira o peso do pneu estepe para o chassi/pára-choque traseiro.

    Idéias serão bem vindas, especialmente com fotos.

    Abraço e obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos = = Suporte do Estepe = =-rear-bumper-3.jpg   = = Suporte do Estepe = =-rear-bumper-5.jpg   = = Suporte do Estepe = =-quebrado.jpg  



  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Bom dia Getulio,

    Nunca ouvi falar deste suporte se quebrar. Acho que um reforço onde se quebrou solucionaria seu problema e duraria muito e muitos anos pela frente.


    Abs
    LR DEFENDER 90 2002

  • #3
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Salve Getúlio....

    to entendendo que vc prefere desenvolver algo diferente....se é assim, acho que poderia partir de uma peça tipo os towbar....



    apesar de achar meio caro para um teste. acho que o conceito é bom, tendo uma dobradiça no local onde prenderia no parachoque. só teria que pensar em como mante-lo fechado sem forçar muito e não ficar muito para fora do parachoque.

    abs sem saber se ajudei.
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #4
    Bom dia pessoal...

    A ideia é boa de se prender o suporte no parachoque/chassi, mas acho que um bom serralheiro terá boa idéias, não me parece algo complicado não e deve mudar bem o visual da traseira do Jota...

    Tb ja pensei uma vez em fazer um bagageiro grande de teto mas não fixado no teto e "puxando" as colunas de sustentação do parachoque traseiro e do chassi, ainda é só ideia, mas sei que vou fazer...

    Bos sorte ai Getulio
    Amigos da Trilha Off Road

  • #5

    suporte de estepe

    Olá Getulio e ALL

    Por pura coincidência meu suporte também quebrou nesta semana, neste mesmo local marcado na foto 3, proximo ao primeiro parafuso, uso estepe original, nunca bati a traseira, penso que tenha sido fatiga de material,

    Resolvi desmontando tudo, coloquei um reforço por dentro do metalon que faz o quadro, soldei tudo de novo, instalei e tá bom.

    Mas a idéia de um suporte fixado no chassi ou pára-choque e muito boa, vai em frente, depois mostre o resultado.

    Ademar
    Jotamarelo94
    Bsb

  • #6
    Boa noite Pessoal.

    Getúlio, lembre-se de colocar algum tipo de bucha flexível no local em que o suporte for travar ou apoiar na carroceria (se fizer dessa forma), pois quando a carroceria se descolcar em relação ao chassis poderá romper em algum ponto, ou do suporte ou da carroceria.

    Abraços.

  • #7
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Salve Companheiros,


    Como disse o Eduardo, também nunca havia visto este suporte se quebrar, por isso acho que foi barbeiragem (coincidentemente o troço apareceu quebrado após uma semana em que fui trabalhar com o jipe, deixando-o num estacionamento perto do trabalho). Ouvi um barulhinho chato, de algo "guinchando" na parte do porta-malas. Como a semana estava bem corrida, deixei para ver o tal barulhinho no sábado e daí percebi a quebra. Como sei que os manobristas costumam manobrar o jipe de ré no pátio, imaginei como a caca se processou... Com um pneu grande como o meu estepe (32") é fácil uma pancada na parte de baixo, por trás, ter criado um efeito "alavanca" sobre o suporte, tanto que ele se quebrou na parte de cima.

    Como também disse o Léo, pensei realmente em fazer algo diferente e bem mais robusto do que o atual, apesar de entender que a peça, com um devido reforço, deve aguentar muito ainda. Agradeço Léo a idéia do Towbar, que se assimila bastante com o que pensei inicialmente (vide as fotos 1 e 2, do rear step bumper do jipe americado).

    Estarei avaliando o que fazer, até porque já havia pensado anteriormente em fazer um pára-choques traseiro novo, moldado em chapa/perfil "U", com melhores apoios para hi-lift e de forma a proteger melhor a carroceria depois que o jipe foi levantado. O grande desafio é fazer algo que não altere muito a aparência do jipe e seu ângulo de fuga.

    Também tenho uma idéia sobre um bagageiro de teto maior e mais resistente, creio que como citou o Renato, mas no momento ele não é prioridade, até porque estou usando a carretinha-baú de reboque para as viagens.

    Estarei considerando todas as idéias e observações postadas. Muito obrigado.

    Quando decidir e fazer algo, com certeza postarei aqui.

    Abraço a todos,



  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Suporte estepe e galao
      Por cristiano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 90
      Última resposta: 24/04/2012, 12:23
    2. Suporte original de estepe quebrando
      Por BrunoBB no fórum Land Rover
      Respostas: 53
      Última resposta: 01/05/2011, 14:08
    3. Suporte de Estepe para Band de Lona
      Por cesarzubek no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0
      Última resposta: 19/01/2008, 10:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade