x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 38

Tópico: Supercharger?

  • #13
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0



    José Augusto,

    Acho q a sua conta, infelizmente, tem um errinho sim. O XUD não aspira 1.9 litros por volta. Ele precisa de duas voltas para aspirar essa quantidade. Logo, a demanda de ar a 3.500 rpm seria de 3.325 l/min, e não 6.650.

    No site da eaton (http://automotive.eaton.com/product/...argers/M45.asp) tem um gráfico de desempenho dos compressores fabricados nos EUA. O menor é o M45, que é praticamente o dobro do M24 (24 e 45 são os volumes de ar "emprurrados" pelo blower, por volta, em polegadas cúbicas).

    Para a demanda de ar do XUD a 3500 rpm (3.350 l/min = 120 CFM) o M45 teria que rodar a 6000 rpm, para produzir um aumento de pressão de 10 psi (0.7 bar). Como o M24 tem a metade da capacidade, seria necessário fazê-lo girar ao dobro da velocidade, ou seja, a 12.000 rpm, o que ainda está dentro da faixa de trabalho do blower (até 14.000 rpm).

    Então, parece q a maior dificuldade mesmo é mecânica, ou seja, conectar o blower e fazê-lo girar quase 4x mais rápido do q o motor, porque é quase certo q não dá prá adaptar, no blower, uma polia com apenas 1/4 do diâmetro da polia do motor.

    Seria interessante se tivéssemos mais informações sobre o uso do M24 no motor AP 1.6 (especialmente sobre a relação de rotação e a pressão de trabalho).

    [ ]s,
    Elton.

  • #14
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Não sei se é grande vantagem girar o blower a 12000rpm pela tabela o M45 a 12000 giros está pouco acima dos 150ºF (quem quizer transformar isso...)

    Pelo q entendi na tabela o M45 gera .75L por volta... O M24 deve gerar, menos ainda .5L/volta talvez menos...
    O limite na verdade é 14000.

    No meu blower, tem uma polia um pouco menor q uma polia de alternador (micro V) Se reduzir a polia do vira, provavelmente vá afetar o restante dos perifericos. Se tivesse talvez, como fazer uma polia dupla no vira, um pouco menor e ligar direto pro no blower... talvez funfe
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #15
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elton... Ver Post
    José Augusto,

    Acho q a sua conta, infelizmente, tem um errinho sim. O XUD não aspira 1.9 litros por volta. Ele precisa de duas voltas para aspirar essa quantidade. Logo, a demanda de ar a 3.500 rpm seria de 3.325 l/min, e não 6.650.

    No site da eaton (http://automotive.eaton.com/product/...argers/M45.asp) tem um gráfico de desempenho dos compressores fabricados nos EUA. O menor é o M45, que é praticamente o dobro do M24 (24 e 45 são os volumes de ar "emprurrados" pelo blower, por volta, em polegadas cúbicas).

    Para a demanda de ar do XUD a 3500 rpm (3.350 l/min = 120 CFM) o M45 teria que rodar a 6000 rpm, para produzir um aumento de pressão de 10 psi (0.7 bar). Como o M24 tem a metade da capacidade, seria necessário fazê-lo girar ao dobro da velocidade, ou seja, a 12.000 rpm, o que ainda está dentro da faixa de trabalho do blower (até 14.000 rpm).

    Então, parece q a maior dificuldade mesmo é mecânica, ou seja, conectar o blower e fazê-lo girar quase 4x mais rápido do q o motor, porque é quase certo q não dá prá adaptar, no blower, uma polia com apenas 1/4 do diâmetro da polia do motor.

    Seria interessante se tivéssemos mais informações sobre o uso do M24 no motor AP 1.6 (especialmente sobre a relação de rotação e a pressão de trabalho).

    [ ]s,
    Elton.
    Bem lembrado Elton, 4 tempos, mas a mesma regra se aplica ao motor do Fiesta então no ensaio anterior de 6000 l/min cai para 3000 l/min e continuamos com os mesmos 90% a relação se mantem, a novidade para mim pelo menos, é a pressão constante, eu imaginava que a pressão crescia junto com a rotação.

    Dessa maneira, com novos dados, o M24 geraria 0.4 L/volta, para e o XUD precisa de 1.9/2 = 0.95 L/volta, isso dá uma constante de ajuste de 0.95/0.4=2.375.

    O ajuste de 2.375 dá a relação de diâmetro das polias, ou seja, algo como no motor com 20 cm e no blower com 8.4 cm.

    Me parece ser possível e o blower ainda estaria numa faixa máxima de 3500*2.375=8312 rpm.

    Como todos os gráficos começam em 4000 rpm, suponto um ajuste de 4000/2.375= 1684 rpm, minha dúvida fica, o que acontece (qual a pressão disponível antes dessa rotação).

    Devemos lembrar, que apesar de tudo o XUD sobrealimentado vai aquercer mais (não tanto quanto num turbo), será que esse problema não vai continuar?

    []'s

  • #16
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Zé Augusto,

    Com essa relação entre o diâmetro das polias o blower estaria produzindo exatamente o volume de ar aspirado pelo motor, e portanto não haveria aumento de pressão. Por isso, a relação tem q ser maior, conforme eu disse antes.

    Teoricamente a pressão é constante, exceto talvez em baixíssimas rotações. Como a relação das polias tem que ser maior (creio que algo em torno de 1/4), não deve haver problema.

    Já quanto à temperatura, tenho a impressão de que não há diferença significativa entre o XUD com blower ou com turbo. A 0,7 bar, o blower aumentaria a temperatura do ar em 140ºF (= 78ºC). Talvez um intercooler ajude.

  • #17
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Elton, pelos gráficos do site percebi 2 curvas, uma com 0.35 kgf/cm2 e outra 0.69 kgf/cm2 imaginei elas como limites inferior e superior e que era apenas uma questão de regulagem, após instalação, não dependendo de nenhum outro tipo de adaptação mecânica. Se o que escrevi acima for verdade a relação 2.375 basta, pois mesmo girando mais acho que o blower não vai conseguir empurrar mais que os 0.69 kgf/cm2.

    Elton um turbo pode aquecer a temperatura a mais de 100 graus C, o intercooler no caso da turbina ajuda muito, no caso do Blower com temperaturas menores um pequeno já deve ser ajudar.

  • #18
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Resolvendo todos esses problemas...

    Achei um calculador de blower na net...
    Como no simulador não tem o M24 usem o OA1040 , é um blower um pouco maior q o M24, mas é o q mais se aproxima na tabela...

    Alguém aí sabe qto dá 1kgf/cm² em lbs??? Ou em kpa

    http://www.sprintex.com.au/
    http://www.sprintex.com.au/files/Blower_Calculator.xls

    [s]
    4X4 Brasil
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #19
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Resolvendo todos esses problemas...

    Achei um calculador de blower na net...
    Como no simulador não tem o M24 usem o OA1040 , é um blower um pouco maior q o M24, mas é o q mais se aproxima na tabela...

    Alguém aí sabe qto dá 1kgf/cm² em lbs??? Ou em kpa

    http://www.sprintex.com.au/
    http://www.sprintex.com.au/files/Blower_Calculator.xls

    [s]
    1 lb = 4.448 N = 0.45359 kgf
    1 kPa = 0.01 kgf/cm2
    1 kPa = 0.14504 psi
    1 in = 2.54 cm
    1 lb/in = 175.1 N/m = 0.017858 kgf/m
    1 lb/in2 = 0.70307 kgf/m2 = 7030.7 kgf/cm2

  • #20
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Então tirando a média de um motor do Corsa 1.8, que chegou a 1kgf/cm²

    Seria 100kpa, correto...

    No meu motor q gira até 6250rpm, com o M45 chegou a 241HP descontando uma perda... quem sabe 230HP... no motor... até as rodas, com as folgas... uns 220hp

    PTZ

    [s]
    4X4 Brasil
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #21
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    220 hp's

    Quero ver essa cavalaria espanando barro .

  • #22
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Simulando .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Supercharger?-imagem.gif  

  • #23
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    220 hp's

    Quero ver essa cavalaria espanando barro .

    É 2 então...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #24
    Usuário Avatar de VILLE
    Entrada
    18/07/2006
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Oi pessoal, realmente penso q o blower é a melhor opção, levando em conta q não queremos voar baixo, ter mega-radiadores, e precisamos de uma ajuda em baixas rotações.
    Ah e nos Turbos ainda temos q tomar muito cuidado para não ligar o veiculo e já sair com o turbo seco e tbm esperar um pouco para desligar o motor.
    Eu vi que o R.Bacelar esta instalando o supercharger(FORD) nos motores AP 1.6 e 1.9 Diesel, que eu saiba o 1.6 ficou muito bom, ele fez um kit com polias redimensionadas, a pressão máxima é de 0.6Bar (não lembro bem).
    E sobre o Turbo de Geometria Variavel, ele pega praticamente todas as rotações, sem tirar cavalos do motor que é o que ocorre com o blower, mas ainda tem o problema da temperatura; conheci um pouco sobre eles na CUMMINS, mas que eu saiba a unica forma de ver ou ter um desses no Brasil é tbm com a FORD na Ranger PowerStroke. Oque vocês acham?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade