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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Salviano
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    Smile Velocímetro X Pneus




    Olá pessoal, quase não escrevo mas estou sempre acompanhando o forum.

    Meu JOTA CABINE DUPLA está no estaleiro fazendo as devidas mudanças radicais que todo mundo ja sabe qdo é preciso fazer, o meu chegou a hora e daqui + - um mês estará pronto.

    Descobri no site: http://trilha4x4.com.br seção "dicas"

    (Não consegui colocar a tabela de conversão aqui, mas Vcs poderão acessar o site e fazer o cálculo e ver a diferença que há no velocímetro quando mudarem a roda ou o pneu.)

    Calculo de Pneus

    Fonte: Trilha4x4

    Voce vai trocar o pneu do seu jipe? Antes saiba a diferenca entre o pneu novo e o original e a diferenca de velocidade que ele vai causar.:

    Escolha o tipo de medida conforme descricao abaixo:

    Para a primeira linha pneus (normalmente radiais) com medidas em mm. Ex.: 275/70 Aro 16

    Para a segunda linha pneus com medidas em polegada Ex.: 33 x 12.5 Aro 15

    Para a terceira linha pneus (normalmente diagonais) com medidas em mm. Ex.: 750 Aro 16

  • #2
    O problema é que os pneus raramente são o que esta escrito na lateral.
    O melhor e ver o diametro real com o fabricante.

  • #3

    Thumbs up

    o fabricante nao tem como te dar o tamanho "real" isto pq depende a roda q estah montando.
    a unica maneira correta eh depois de montado . vc marca a extremidade de baixo do pneu coincidindo com uma marca no chao. Rode o pneu 360 qdo a marca q fez atingir o chao, faca outra marca no chao. ai eh soh medir a distancia entre as duas marcas no chao.

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por offroad
    o fabricante nao tem como te dar o tamanho "real" isto pq depende a roda q estah montando.
    a unica maneira correta eh depois de montado . vc marca a extremidade de baixo do pneu coincidindo com uma marca no chao. Rode o pneu 360 qdo a marca q fez atingir o chao, faca outra marca no chao. ai eh soh medir a distancia entre as duas marcas no chao.
    Negativo. Pense........

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #5
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Negativo. Pense........

    []'
    Nem precisa isso eh obvio . como vc mede o diametro do pneu ?

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por offroad
    Nem precisa isso eh obvio . como vc mede o diametro do pneu ?
    Colocando ele contra uma parede e usando uma regua para marcar na parede a altura.Lembra dakelas balanças de pediatra ? Que tinham um medidor de altura ? É por aí.

    Da maneira que vc falou, vc vai estar medindo a distancia percorrida e não a altura.Agora se vc dividir esse resultado por PI ( 3,1416) funciona tb.

    []'
    4X4 Brasil
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  • #7
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Colocando ele contra uma parede e usando uma regua para marcar na parede a altura.Lembra dakelas balanças de pediatra ? Que tinham um medidor de altura ? É por aí.

    Da maneira que vc falou, vc vai estar medindo a distancia percorrida e não a altura.Agora se vc dividir esse resultado por PI ( 3,1416) funciona tb.

    []'
    pois eh esqueci da divisao por 3.1416 p/ ter a medida em polegadas....

    a maneira q uso eh colocando uma " regua" ou qq metal na parte de cima do pneu. e medir a distancia ateh o chao. mas o correto mesmo eh a marca no chao com a divisao depois...

  • #8
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Citação Postado originalmente por offroad
    pois eh esqueci da divisao por 3.1416 p/ ter a medida em polegadas....


    Acho que você vai ter de pensar um pouco mais...

  • #9
    Geralmente os carros vem com um mostrador ligeriamente mentiroso que coloca a velocidade do velocimetro acima da real.

    Com os pneus 31" o deslocamento ficou maior e deu a medida certinha

    Comprovei nas barreiras eletronicas =D

  • #10
    Pois eh como disse acima, marcamos o pneu, damos uma volta, medimos e dividimos por 3.1416.
    Isso seria a maneira correta, vc encontra isso em manuais de calibracao.
    A maneira "rapida" tb funciona, mas nao eh precisa como a acima.
    Colocando algo reto em cima do pneu e medir a altura.
    Acho q agora entendeu !!!
    QQ duvida, pega o calibrador usa esses metodos e GPS depois. vc vai ver ...
    a diferenca na segunda opcao

  • #11
    Usuário Avatar de Salviano
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    tudo bem....na prática acho que o + certo é medir no chão mesmo, na horizontal fica melhor...(ooppss), na vertical fica + difícil obter a medida exata uma vez que o peso do veículo deixa o pneu mais baixo na parte inferior e normal na parte superior.
    Então: fazendo uma marca com giz no pneu e marcando o chão também é só girar meia volta marcar de novo no chão que voces vão ter o diâmetro realmente RODADO e não PARADO....não é isso????

    Sds
    Salviano

  • #12
    Usuário Avatar de leogc
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    Salviano,

    o "diametro rodado", que vc citou é a circunferência do pneu, não vai te resolver em nada...

    como existe uma série de outros fatores (atrito por exemplo) que não estão sendo controlados pela fórmula, meça o pneu montado no carro mesmo, ou até procure no site o diametro do pneu...será bem mais fácil. No "frigir dos ovos" vc só quer ter uma comparação, então faça com a relação original para ter uma base e depois calcule a desejada...acho que terá bons resultados
    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

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