
Postado originalmente por
Carlos Lima
Como proprietário e conhecedor da engenharia do veículo, acho triste que o material de fabricação do mesmo se perca dessa forma, ainda mais se pensarmos na maneira desnecessária como a fábrica foi extinta (a Troller está aí para provar que mercado existe).
Contudo, quem possui hoje um JPX, via de regra, não tem condições de fazer a compra de equipamentos que não serão utilizados em escala que viabilize um mínimo de retorno do investimento. Da mesma forma, os empresários do setor de peças para 4x4 não vêem grandes chances de retorno de investimento na compra de maquinário para a fabricação de peças de rara saída para um veículo que teve poucas unidades fabricadas. Os Bandeirantes e os Engesas ainda mantêm algum mercado devido ao grande número de unidades vendidas e, ainda assim, algumas peças têm de ser adaptadas para eles.
Acho louvável o interesse de todos no assunto, mas acredito que seja mais eficiente para o objetivo de manter por mais algum tempo o fornecimento de peças para o carro que os proprietários entrem com algum tipo de representação coletiva junto aos órgãos governamentais solicitando que seja cumprida a lei de obriga as fábricas a manter o fornecimento de peças por 10 anos após o término de fabricação dos veículos (no nosso caso 2011). Isso daria uma sobrevida ao mercado de peças e obrigaria a fábrica (ou a sua representante) a manter esse estoque de peças de forma minimamente lucrativa (ganhos de escala) a fim de viabilizar a manutenção desse estoque.
Essa é uma idéia que gostaria de discutir com os colegas do grupo.
O que acham?
Abraços,