Postado originalmente por
Paulo André BR
Pessoal,
Essa área do Jota é muito parada, hehe...
Mas aí resolveram dar uma agitada por aqui!
A instabilidade na dianteira, tb conhecida como
Shimmy, pode ser resultado de uma infinidade de coisas, desde amortecedor com pouca carga, a folga nos rolamentos, terminais, buchas, etc... Quanto maior a somatória de folgas, maior será o problema. Se não tem histórico do carro, o melhor a fazer é revisar tudo mesmo...
Mas um item importante que deve ser analisado, é o terminal do triangulo dianteiro, aquele que prende o eixo no meio por cima. Ele que regula o cáster do eixo, não sei o angulo ao certo, mas entre 1° e 5° acho que é o que a maioria do Jipes pede...
Isso para mim é uma das coisas fantásticas do Jota, um dos poucos jipes que se regula o cáster, sem ter que mexer em corte de munhão, calços ou troca por buchas descentralizadas...
Esse pivô, ou melhor "
...os terminais dos triângulos oscilantes da suspensão são os mesmos usados na ponteira de direção dosantigos caminhões Mercedes Benz 1313 ou 1418. Deve ser solicitado aquele com rosca direita (normal)."
Já os terminais de direção; os do Jeep servem...
As buchas dos triângulos o Tiago Pavase tem, procure por ai que acha ele.
Eu tenho o contato dele, mas não gosto de ficar colocando por aqui sem o consentimento dele...
As buchas dos tirantes, quando no chassis, são da F1000, com pequeno ajuste... O Tiago tem em PU, mas eu acho as de borracha mais macia, menos barulhenta e mais baratas...
Segue uma imagem genérica do angulo do cáster, o primeiro a ser corrigido antes de alinhar...
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
T+