Os parafusos do cabeçote tem uma medida de tolerância que precisa ser respeitada. Na dúvida o melhor seria usar parafusos novos. Na caixa dos parafusos consta um aperto diferente do que está descrito abaixo. O esquema de aperto que o Valdemar da Máxima(Mogi das Cruzes) fez no meu J com junta metálica(Victor Heinz) é a seguinte:
1ª etapa 4 kgs
2ª etapa 6 kgs
3ª etapa 90 graus
4ª etapa 90 graus
5ª etapa aquecer o carro e aplicar 45ª
6ª etapa reapertar 45 graus com 1000 km
Eu mesmo estou fazendo o serviço quando apertei o cabeço com os parafusos novos e junta de amianto
dei um aperto de em um torquimetro ate 9 kilos que acha
e agradeço sua postagem
Eu mesmo estou fazendo o serviço quando apertei o cabeço com os parafusos novos e junta de amianto
dei um aperto de em um torquimetro ate 9 kilos que acha
e agradeço sua postagem
Fábio, espero que dê certo, mas ñ tenho a menor idéia pois não sou mecânico, só repassei a orientação do mecânico de J mais experiente que conhecemos no momento.
Att. Ricardo
Os parafusos do cabeçote tem uma medida de tolerância que precisa ser respeitada. Na dúvida o melhor seria usar parafusos novos. Na caixa dos parafusos consta um aperto diferente do que está descrito abaixo. O esquema de aperto que o Valdemar da Máxima(Mogi das Cruzes) fez no meu J com junta metálica(Victor Heinz) é a seguinte:
1ª etapa 4 kgs
2ª etapa 6 kgs
3ª etapa 90 graus
4ª etapa 90 graus
5ª etapa aquecer o carro e aplicar 45ª
6ª etapa reapertar 45 graus com 1000 km
Att.Ricardo
Olá Ricardo,
Estas etapas são só para o motor do J ou serve também para outros motores?
Um abraço,
Edu
Edu, cada motor tem um torque aplicado ao parafuso que é especificado pelo fabricante. O parafuso tem uma certa elasticidade, que permite algum reaperto sem quebra-lo. No caso do JPX, o fabricante orienta um determinado aperto, mas o Valdemar(mecânico de Mogi que reformou vários motores XUD e desenvolveu algumas melhorias no sistema de arrefecimento, para resolver o problema de superaquecimento), verificou que para evitar afrouxamento do cabeçote, precisa apertar um pouco mais e também após os 1000Km depois de troca da junta.
Att. Ricardo.
Prezados,
eu fiz meu motor na Máxima a mais ou menos 4 anos atrás. Sem problemas até hoje, mas o último reaperto depois dos 1000 km eu pedi para um outro mecânico fazer e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha se ele realmente fez ou não.
Existe alguma maneira de verificar os apertos atuais ?
Grato