André,
um detalhe a se pensar é que o consumo com a bomba rotativa vai ser pior que com a injeção direta.....dependendo do uso da viatura vale a pena o investimento na parafernalha eletronica...
Abraços
Ainda não tentei a crestana & crestana. Alguém aí tem o telefone ou e-mail?
No que se refere ao consumo, se não houver uma elevação excessiva, vou aceitar um ligeiramente maior, principalmente se for compensador o custo da rotativa em comparação com a eletrônica.
Bom dia amigão, como já citei em outra mensagem, tive um Niva com o motor Volkswagen 1.6 Turbo Diesel Intercooler, que rodei mais de 100 mil kms sem apresentar problema (detalhe: o motor não foi comprado zero, mas sim usado e completamente retificado!). Quando tinha o Niva, minha vida era pesquisar acerca desse motor na vasta Internet e opinião unânime que a bomba do 1.6 serve no 1.9, só alterando volume de injeção. O kit eletrônico para o 1.9 é uma boa, todavia eu não compraria. A bomba rotativa mecânica você achará peça em qualquer autorizada Bosch e seu consumo não será muito diferente do eletrônico ok. Não sou contra sistema eletrônicos de injeção de combustível, ao contrário, apoio 100% mas nesse caso eu não faria e não recomendo! O sistema não costuma apresentar problemas frequentemente, mas quando apresentar, certamente ficará na mão de um certo número limitado de lojas ou do ebay para sair do prego! A diferença de consumo não justifica a diferença absurda de preço do eletrônico para o mecânico. Abraços!
Não vai conseguir instalar uma bomba injetora neste motor. Entretanto instalar o motor com injeção eletônica não é tão complicado.
As peças básicas necessárias são:
Relação 1.9 TDI:
Painel N. 1J0.920.806E
Sensor Pressão MAF 038.906.051 (serve o parati/gol turbo)
Medidor de Fluxo de Ar 06A/906461
Conector do Medidor de Fluxo 1J0-973775/A
Solenóide (2) 7523575 (serve qualquer um de 3 vias)
Pedal de Acelerador 6Q1-721.503/D
Chicote do Pedal 5x0-970154
Troquei minha caixa por uma Clark 2215 a (comprei uma do JPX nova em uma loja chamada Cared em SP e custou R$ 1.800,00). Usei o kit AP da DEEPTEC.
Seu motor deve ter vindo com módulo e chicote do motor.
Vai ter que configurar a rede CAN e codificar módulo e chave (custa em torno de R$ 500,00 em SP já com o custo de fazer os chicites complemantares).
Vai ter de comprar também para usar todas as funcionalidades dos motor e painel:
Suporte para alternador e bomba de DH deste motor que custa R$ 180,00 e tem na crestana.
Alternador do Golf
Bomba da DH do Golf
Reservatório de expansão da água do radiador com sensor (R$ 90,00 novo ou R$ 40,00 usado)
Sensor de velocidade da VW (serve os do Gol/santana ou qualquer um - custa em média R$ 23,00 paraelo e R$ 45,00 em concessionária.
Uma bomba de combustivel externa (pode ser a do GM Monza e Kadett que custa em torno de R$ 90,00 uma recondicionada) e um regulador pequeno de pressão.
É obrigatório o uso de um intercooler que pode ser o do Gol/parati que custa em torno de R$ 100-120 em qualquer desmanche.
Usei um filto de ar do Santana 1.8 no lugar do original JPX (foi mais fácil de adaptar o MAF)
No meu caso tive de comprar um compressor de AC do golf (não deu para aproveitar o original do JPX).
Qualquer dúvida entre em contato.
Me mande um e-mail e posso te passar os nome e tel das lojas e pessoas que trabalharam na montagem do motor. Como não avisei que colocaria os telefones na lista é melhor mandar por e-mail.
Estarei no encontro de JPX em abril. Podemos trocar experiências lá.
Acho que devo ir a BH (com o JPX) no carnaval. Podemos encontar aí também.
Detalhe, se seu motor for um ATD (veja na etiqueta colada no motor) tem 105 CV e torque máximo de 21,5 em 1800 rpm.
O motor é quase 100 kg mais leve que o original do JPX.
Com o JPX o consumo ficou na casa do 13-15 na cidade e 17-19 na estrada. Falta fazer a configuração dinal do módulo. O consumo deve melhorar um pouco.
Mesmo no final ficando tudo por R$ 11.500,00 veleu mais a pena que um MWM usado. O motor (no caso novo) é muito bom.
Se optar por instalar o painel do Golf e todos os sensores eletro-eletrônicos fica com um carro mais seguro (quanto as medidas e medições de motor - óleo, agua, temperatura, água de limpador de para brisa, pressão da bomba de DH - aliais a DH dicou muito mais macia que com a bomba do jpx).
O motor é bom mais silencioso que o MWM e o do JPX. Cabe com mais folga que o do JPX.
O máximo que fiz com o "novo" JPX foram 140 km/h. Não é o limite máximo. Vou dar um tempo, terminar de acertar algumas coisas que faltam e experimentar com mais vontade na próxima viagem (de preferência na BR381 que ainda não tem radar como nas estradas de SP e em alguns trechos de MG estava boa na última vez que passei).
Olá. Parece que esse motor fica bom no J... pequeno, leve, boa potência e econômico. Mas:
- E o torque?
- A manutenção? É fácil encontrar peças? Custos?
- Durabilidade?