Para as laterais do cofre e parede corta-fogo:
Manta de espuma de polietileno revestida com alumínio é uma ótima solução, e barata. As lojas não recomendam a aplicação em veículos mas, após ver alguns preparadores de motores a usarem em carros de competição e após alguns testes práticos que fiz, resolvi usar no Panzer e ficou muito bom. Como foi colocada recentemente e meus mecânicos fizeram o serviço correndo, acabei não conseguindo fotografá-la, mas em breve o motor será retirado novamente e aí consigo algumas fotos.
Esta manta é vendida em lojas de material de construção para isolamento térmico de tubulações de ar condicionado, telhados e outras aplicações. Aguënta cerca de 140 graus (sem fogo ou faíscas). Existe em várias espessuras, mas a mais comum é de cerca de 3 a 4 mm. Existe também com alumínio nas duas faces.
É fácil de recortar e manusear, por ser bem leve. Deve ser colada com adesivo de contato resistente ao calor (da 3M) mas é recomendável fixar em alguns pontos (cantos) com rebites para não descolar e soltar. A aplicação é fácil se estiver com o motor fora do cofre...
Para o capô (isolamento acústico):
Existe uma manta de tecido (parece aqueles cobertores da defesa civil - com os fios coloridos, conforme citado acima) só que revestida numa face com um material que parece um asfalto (é preto e áspero, bastante resistente ao corte e à sujeira). É bem grossa (cerca de 1 cm) e difícil de cortar, mesmo com tesoura grande ou estilete. Usei no meu capô quando fiz a repintura e instalação de snorkel no Panzer há uns 3 anos (vide foto abaixo). O pessoal da loja não soube me dizer o nome daquilo e até hoje não consegui descobrir, mas em todas as lojas especializadas em tecidos para estofadores tem.
Foi colada com adesivo de contato resistente ao calor. Aproveitei os furos que existiam nas longarinas do capô e fixei também com aqueles "plugs" de pressão que são usados para fixar as saias plásticas em parachoques da linha Fiat. Em volta das saidas de ar Volvo, prendi também com as porcas "parlock" e arruelas usadas na fixação da grade. Até hoje, mesmo com muita chuva e barro a manta tá lá intacta. É só bater uma água e uma escova e tá nova...